Buscar

INTELIGÊNCIA POLICIAL E PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

INTELIGÊNCIA POLICIAL E PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE PESSOAS
Lucas Barbosa Tavares
Tutor: Cesar Alexandre Queiroz Felicio
A inteligência policial focada na prevenção do tráfico de pessoas é algo pouco discutido na sociedade, poucas pessoas sabem que existe o disk 100 (disque Direitos Humanos) um canal de atendimento voltado para a prevenção de ilícitos que violam os diretos do ser humano, a apuração policial tem um papel fundamental, pois é através de estratégias bem elaboras que é possível um bom enquadramento jurídico, além claro da salvaguarda dos agentes envolvidos no teatro de operações.
É fundamental saber que a lei 13.344/16 (Tráfico de Pessoas) veio para prevenir e reprimir tal conduta criminosa no Brasil e no Exterior sendo a vítima Brasileira, porém a tecnologia e a informação tem papel fundamental, pois a informação vinculada de forma rápida e precisa ajuda a preservar vidas, algumas delegacias do Brasil possuem canais de atendimento via aplicativos de mensagens como posso citar por exemplo: Whatsapp e Telegram, tais canais facilitam em muito tanto a polícia como a população. Vale ressaltar que é imprescindível que todos os meios de comunicação estejam empregados e que a denúncia tem um papel muito importante. 
A inteligência policial nunca teve tantos recursos e uma gama tão grande de informações como vemos atualmente, ao mesmo tempo que a informação ajuda o excesso de informação pode não ser tão bom assim. Pois a informação precisa ser checada e passar pelos diversos “crivos” da inteligência policial. Posso citar que não basta apenas fazer levantamento e processamento de informações um processo muito relevante é a proteção do conhecimento afinal há dois seguimentos da inteligência policial que são a Inteligência ou fase de produção de conhecimento que interessem as ações policiais e a contrainteligência que é a manutenção e proteção dos dados coletados e processados de forma sigilosa.
Pode-se concluir que a inteligência policial tem como base tanto a obtenção quanto a proteção das informações obtidas para que não ocorra o detrimento das mesmas e nem o acesso indesejado por terceiros.

Continue navegando