Buscar

revolução industrial

Prévia do material em texto

INSTITUTO EDUCAÇÃO GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA
Aluno(a): Julia dos Santos Farias Nº: 15
	Professor: José Apolinário 	 1 º Bimestre
Rio, ____/____/____ Produção Textual-História
_____________________________________________________________________ Valor: 	Nota: _________________________
 A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações; o que garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
 A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.
 Um dos principais fatores da revolução Industrial é o grande avanço comercial da Inglaterra antes do início da Revolução. Durante o século XVIII o comércio inglês se expandiu em escala mundial, gerando capital, mercado consumidor para os produtos industriais e mercado fornecedor de matérias-primas. A acumulação de capitais facilitou o investimento na construção de máquinas. Além disso, a Inglaterra possuía grandes reservas de carvão de ferro, que são produtos fundamentais para a construção e funcionamento das máquinas. Sem contar que a melhoria nas condições sanitárias e o controle de epidemias facilitaram o crescimento demográfico, e consequentemente ampliaram a mão-de-obra para o trabalho na indústria e o consumo de produtos.
 Neste período surgiram as seguintes classes sociais : Proletariados (donos apenas da sua própria força de trabalho, que é vendida aos capitalistas em troca do capital necessário para que a sobrevivência seja possível em uma sociedade capitalista) e os Capitalistas (donos do capital, quem tinha dinheiro para construir fábricas). 
 Podemos destacar três transformações originadas pela Revolução Industrial: novas formas de energia como a eletricidade e os combustíveis derivados de petróleo; predominância da indústria na atividade econômica e crescimento da urbanização.
 As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos ambientais negativos etc.
	 A Revolução Industrial trouxe inúmeras evoluções que foram primordiais para o século XVIII, com impactos até hoje. A utilização de carvão, motor à combustão e a eletricidade como fonte de energia para a indústria têxtil e outras tecnologias garantiram o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo, transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho. De um modo geral a Revolução Industrial transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, provocando alterações no modo de vida das pessoas, padrões de consumo e no meio ambiente. Fatos que corroboram com o desenvolvimento do nosso mundo globalizado.

Continue navegando