Buscar

Primeiros Socorros - DISCURSIVA

Prévia do material em texto

1.
	A fim de estimar a extensão das queimaduras, foi instituída a chamada "regra dos nove", que é uma técnica muito benéfica para a estimativa aproximada da área da superfície corpórea afetada. Através da imagem a seguir, calcule a extensão das queimaduras de uma pessoa adulta que teve a cabeça, um braço inteiro e a parte da frente de uma perna queimadas e apresente o cálculo.
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: <http://slideplayer.com.br/slide/9730903/>. Acesso em: 13 fev. 2017.
	
	Resposta Esperada:
Cabeça: 9%
Um braço inteiro: 4 ½ (parte da frente) 4 ½ (parte de trás) = 9%
A parte da frente de uma perna: 9%
Cálculo: 9% + 9% + 9% = 27%
Somando todos: 27% do corpo está queimado.
	2.
	Os sinais vitais fornecem informações importantes sobre as funções básicas do corpo. Os sinais vitais são: pressão arterial, pulso (frequência cardíaca), respiração (presença respiratória) e temperatura corporal. Os sinais vitais estabelecem a existência da vida, são reflexos ou sintomas que proporcionam entender sobre o estado geral de uma pessoa. O pulso é um sinal vital sensível à intensidade de sangue gerada pelos batimentos cardíacos e difundido no decorrer das artérias. O pulso é sensível em qualquer área do corpo, em que a artéria passa sobre a saliência óssea ou que se localize próxima à pele. A alteração na frequência e no volume do pulso representa dados importantes no atendimento aos primeiros socorros. Descreva a frequência comum de pulsos em adultos e em crianças e explique qual é o resultado de uma pulsação lenta ou da ausência de pulsação.
	Resposta Esperada:
A frequência comum de pulsos em adultos é de 60 a 100 batimentos por minuto, e a das crianças em geral é superior a 80 batimentos por minuto.
O pulso fraco ou ausente pode estar relacionado a várias condições:
pressão baixa;
estado de choque ? quadro crítico com queda importante da pressão arterial;
obstruções arteriais;
parada cardíaca.