Buscar

Aval Final Discursiva de Metodologia do Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Beatriz Gomes de Paiva Ferreira (2611499)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513464) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21474607
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Colégio de Pedro II foi criado pelo decreto de 2 de dezembro de 1837, que converteu em escola de instrução secundária o Seminário de São Joaquim. Nesse projeto de construção do Estado-nação, o colégio tinha papel de grande relevância, cabendo-lhe a transmissão dos valores culturais de uma elite nacional que comungava dos ideais de civilização e progresso. Esse ideário era refletido em um currículo escolar onde predominavam as humanidades. Nesse contexto em que se deu a inclusão da disciplina de História nos currículos escolares brasileiros, disserte sobre as características da educação e do ensino de História através do século XIX.
FONTE: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/326-imperial-colegio-de-pedro-ii. Acesso em: 25 maio 2020.
	Resposta Esperada:
*A inclusão da disciplina de História no Brasil ocorreu a partir de 1837 com a criação do Colégio D. Pedro II.  A disciplina de História apresentou forte influência da escola francesa de ensino.
*Os conteúdos curriculares trocavam o pensamento religioso católico pelos conteúdos laico-científicos. Ocorre o abandono gradual da tradição religiosa da catequese, mas permanece a tradição do personalismo da autoridade sobre os alunos.
*Entrou em cena a inclusão das disciplinas como História Natural, do Brasil e Regional. Mesmo assim, o ambiente das escolas era precário. A didática era concentrada nos livros e nos ensinamentos dos professores com a ideia da aula como uma lição escolar.
*Forte influência dos ideais republicanos, do nacionalismo, temas do civismo e do abolicionismo.
	2.
	"Sim, ensinar a criança é importante. Os pais podem ensinar a comer corretamente à mesa, a respeitar os mais velhos, a tomar banho diariamente, e várias outras coisas corriqueiras do dia a dia. Porém, mais importante do que ensinar, é dar o exemplo. Dar o exemplo é o "ensinar" na prática, todos os dias, todos os momentos de cada dia. Você pode ensinar o seu filho a respeitar o idoso, mas se ele assistir a uma cena sua de desrespeito, isso valerá para ele mais do que qualquer palavra que você diga. E isso é valido para todas as situações do seu dia, como xingar alguém no trânsito, furar uma fila, desrespeitar uma pessoa, não devolver um troco errado, e até mesmo falar mal de um vizinho ou um parente. Uma criança pequena que fala um palavrão não foi ensinada a fazer isso, ela observou alguém que fez, e repetiu. Crianças fazem isso com coisas ruins e coisas boas. Ética, compaixão, comprometimento, sinceridade, amizade, positividade, empatia, são atitudes que podem fazer com que seu filho seja uma pessoa melhor, melhor até que você mesmo." 
O texto citado demonstra uma situação do aprendizado na vivência do lar. Segundo o conceito da Transposição Didática, esses conhecimentos e valores devem ser considerados no planejamento curricular. Então, observando o texto citado, descreva quais valores e conhecimentos podem ser aproveitados pelo professor para aprofundar os conhecimentos científicos.
FONTE: https://delas.ig.com.br/colunas/amor-e-limites/2020-05-29/a-transmissao-dos-valores-dos-pais-para-os-filhos.html. Acesso em: 29 maio 2020.
	Resposta Esperada:
*Valores como respeito aos mais velhos, às diferenças de geração, noções de higiene pessoal, saúde e questões de organização do cotidiano.
*Noções de respeito ao próximo e de convivência em família ou sociedade. Respeito de cuidado no trânsito, bem como a organização básica no trânsito, seja pedestre ou veículo.
*Quanto à questão do troco errado, pode haver valores sobre a honestidade e propriedade privada, como conhecimento sobre preço e custo das mercadorias.
*Além disso, questões amplas que os pais passam aos filhos, positiva ou negativamente, envolvem aspectos da ética, comprometimento social, empatia e respeito às leis.
*Noção de crescimento e desenvolvimento pessoal como o exemplo de que o filho pode vir a ser melhor que os pais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando