Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	Ao estudar as posturas e os comportamentos dos indivíduos e das organizações, o sociólogo húngaro Karl Mannheim (1983-1947) identificou dois modelos diferentes de racionalidades, a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Com relação à racionalidade substantiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Este modelo de racionalidade encontra-se preocupado em atender meramente aos objetivos e às metas de uma determinada organização e instituição.
( ) A compreensão dos acontecimentos e fenômenos pelo viés das inter-relações, assim como realização de julgamentos independentes, são princípios possíveis no interior das organizações com essa forma de racionalidade.
( ) Os valores éticos, os direitos humanos e a liberdade são concepções que essa modalidade de organizações e instituições não dispensa.
( ) Este modo de racionalidade não se encontra muito atento aos padrões e às hierarquias administrativas, e até possibilita julgamentos independentes com relação à própria organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), sociólogo brasileiro, criticou a sociedade moderna, diante do fato de que esta era responsável por tornar as pessoas indivíduos pragmáticos, egoístas e fúteis. Em contrapartida, foi defensor de uma sociedade que reconhecia a cultura, a moral, as tradições e a dignidade do ser humano. Para tanto, defendeu que as pessoas deveriam se unir em grupos que estivessem pautados por uma outra solidariedade. Que solidariedade seria essa?
	 a)
	Solidariedade tradicional.
	 b)
	Solidariedade mecânica.
	 c)
	Solidariedade funcional.
	 d)
	Solidariedade orgânica.
	3.
	O teórico das organizações Peter Drucker, na obra ?Sociedade pós-capitalista?, aborda que em nossa época vive-se em um meio e numa dinâmica em que os indivíduos vivem, trabalham e aprendem numa nova forma de organização de sociedade, que é por ele chamada de sociedade do conhecimento. Com relação à sociedade do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Na sociedade do conhecimento, o ser humano é entendido como o principal componente da sociedade, torna-se o responsável por aperfeiçoar, ampliar, aplicar e transmitir o conhecimento.
II- O conhecimento deixa de ser impessoal, encontra-se além de livros, banco de dados e/ou programas de gerenciamento.
III- Valores, crenças, tradições, costumes e compromissos da sociedade também são incorporados na sociedade do conhecimento.
IV- O dinheiro, as informações, os processos, os bancos de dados e os programas de software são elementos primordiais no interior da sociedade do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A "crise" da Modernidade é um processo de passagem para a Pós-modernidade, é um momento no qual a sociedade tem buscado afastar-se da racionalização e do cientificismo. Segundo Barth (2007), algumas das ideologias presentes na vida do homem pós-moderno são perfeitamente claras e observáveis. Sobre essas ideologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permissivismo. 
II- Hedonismo.
III- Relativismo.
( ) O que se postula é o prazer acima de tudo, a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências.
( ) Tudo é permitido e, neste sentido, tudo é bom, desde que você se sinta bem.
( ) A subjetividade dita as regras, e não há nada absoluto, nada totalmente bom ou mau e as verdades são oscilantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	Weber (1983) definiu a organização burocrática como uma forma de organização que enfatiza a precisão, a rapidez, a clareza, a regularidade, a confiabilidade e a eficiência, atingidas através da criação de uma divisão de tarefas fixas. No entanto, como sociólogo, Weber estava interessado nas consequências sociais da proliferação da burocracia. Sobre as possíveis consequências negativas observadas por Weber, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WEBER, M. Fundamentos da sociologia. 4. ed. Porto: Rés Editora, 1983.
	 a)
	Weber percebeu que as organizações burocráticas buscavam eficiência e confiabilidade com base no funcionamento de máquinas, o que o fez concluir que essa era uma métrica falha, já que não há máquina plenamente confiável.
	 b)
	Weber concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de administração exatamente como a máquina rotiniza a produção, dessa forma, há uma tendência a não se alcançar a eficácia pretendida.
	 c)
	Weber verificou que tamanha necessidade de eficácia, rotina, produtividade e confiabilidade exigiriam um movimento de monitoramento dos envolvidos inviável na prática.
	 d)
	Weber percebeu que, dentre outras coisas, a abordagem burocrática tinha a capacidade de rotinizar e mecanizar quase todos os aspectos da vida humana, corroendo o espírito humano e a capacidade de julgamentos independentes.
	6.
	Na teoria administrativa, o homem operacional corresponde ao Homo economicus da economia clássica, ao Homo sociologicus, amplamente adotado pelo modelo acadêmico de sociologia e ao Homo politicus, de David Truman. Ramos (1984), no entanto, procurou reavaliar a evolução da teoria administrativa, usando como pontos de referência modelos de homem, a saber, o homem operacional, o homem reativo e o homem parentético. Sobre o homem parentético, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A ascensão do homem parentético. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1984.
	 a)
	Um método autoritário de alocação de recursos, no qual o trabalhador é visto como ser passivo que deve ser programado por especialistas para atuar dentro da organização.
	 b)
	Uma visão de que o homem é calculista, motivado por recompensas materiais e econômicas e, como trabalhador, é psicologicamente diferente de outros indivíduos.
	 c)
	O ponto de vista de que aspectos da liberdade pessoal são estranhos ao modelo parentético.
	 d)
	A atitude crítica suspende ou coloca entre parênteses a crença no mundo comum, permitindo ao indivíduo alcançar um nível de pensamento conceitual e, portanto, de liberdade.
	7.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), analisando a época contemporânea, observou que uma modalidade específica de racionalidade atua no interior da sociedade, comprometendo negativamente as questões éticas, a dignidade humana, bem como o pensar e agir crítico diante da realidade. Como foi conceituada essa racionalidade?
	 a)
	Racionalidade orgânica.
	 b)
	Racionalidade funcional.
	 c)
	Racionalidade natural.
	 d)
	Racionalidade substantiva.
	8.
	Atualmente, tem se postulado que, via de regra, buscam-se profissionais que estejam sobremaneira acompanhando as exigências e as necessidades atuais. Assim, aos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, há a necessidade de qualificação técnica, aprimoramento na formação humana nos vários quesitos (ético, científico, cultural) e, em última instância, atingir o ideal das virtudes humanas, num sentido aristotélico. Ainda tem se postulado que o ser humano almeja uma formação que possibilite enfrentar com maior tranquilidade e prudência os desafios presentes e futuros e que apresente soluções criativas eviáveis. Sobre como a CLT tem contribuído para contemplar tantas demandas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A legislação brasileira tem trabalhado em possibilitar meios para que o ser humano esteja apto para um convívio harmonioso e tolerante, deixando para segundo plano a capacitação dos professores no que diz respeito ao ensino para o mercado de trabalho.
	 b)
	A legislação trabalhista vem focando no desenvolvimento científico e humanismo dos profissionais da educação, o que determina um alto grau de compromisso e consciência ética, por essa razão, deve alertar quanto às condutas que se esperam de um profissional, pois a conduta inadequada constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
	 c)
	No que tange à educação, a legislação trabalhista vem se esforçando para atender, em primeira instância, uma distribuição de vagas que permite que não somente os professores da educação pública, mas também os da educação privada tenham os mesmos benefícios de verbas.
	 d)
	A conduta inadequada não pode ser motivo de dispensa do trabalhador por justa causa, assim, a educação, tida como alicerce para a sociedade, pode se desenvolver sem centralismos legais.
	9.
	Não há unanimidade quanto à Pós-modernidade. Além disso, a Pós-modernidade é o nome designado para as mudanças que aconteceram por volta dos anos 1950 em diante, em diversos campos, entre eles: as ciências, as artes, os avanços tecnológicos (computação, ciências cognitivas etc.). Da mesma forma, a Pós-modernidade tomou corpo por volta dos anos 1960 na arte pop e nos anos 1970 quando chega à filosofia. Sobre uma das visões de intelectuais a respeito da Pós-modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Pós-modernidade é uma defesa radical aos postulados da modernidade. No campo da filosofia, as ideias pós-modernas têm como propósito endossar e legitimar o discurso filosófico da Modernidade que tem se sustentado na razão, na felicidade e na liberdade, que são os baluartes da Modernidade.
	 b)
	A Pós-modernidade é a era onde o mercado faz envelhecer os produtos em curto espaço de tempo (tecnologias se tornam obsoletas em espaços de tempo cada vez menores). Este ritmo de produção tem levado as pessoas a consumir cada vez mais, pois fazer parte do mercado na atualidade é poder consumir.
	 c)
	A Pós-modernidade é crítica radical aos valores modernos, sendo assim, visa estabelecer confiabilidade nas instituições e avanços econômicos e tecnológicos controlados.
	 d)
	A Pós-modernidade não é um movimento de ruptura, de crise ou de incredulidade. Muitos dos discursos postulados ou até mesmo sustentáculos do pensamento moderno têm sido retomados através dela, tais como razão, verdade, progresso, entre outros.
	10.
	A globalização/mundialização da cultura foi favorecida pelo ato e desejo de realizar trocas e transações comerciais em escala mundial e entre diferentes culturas. Isto fez com que organizações e empresas atribuíssem atenção e cuidados aos aspectos culturais de um determinado povo e/ou mercado consumidor, readequando os processos gerenciais e até os modos de produção, fazendo com que caracterizasse um modo especial de organizações, as ?organizações vistas como culturas?. Com relação à estratégia de organização e atuação das ?organizações vistas como culturas?, analise as sentenças a seguir:
I- Os profissionais que atuam nesses contextos estão atentos à cultura das empresas e dos consumidores de outros países, assim como a cultura dos indivíduos que compõem as instituições e organizações.
II- Nessas formas de organizações são contempladas as questões religiosas, os valores morais, tradições, crenças, mitos e lendas regionais e locais, paisagens naturais e locais edificados, entre outros aspectos.
III- As estratégias de persuasão e sensibilização dos indivíduos e/ou grupos visados se dão através da dimensão folclórica, simbólica, mágica e metafórica das manifestações e expressões culturais.
IV- No interior dessas formas de organizações, não são consideradas as tradições e os aspectos culturais dos consumidores. Por outro lado, busca-se a padronização e normatização em escala global de produção e consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina