Buscar

sociologia 2

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Renato Salvino Evangelista (2420203)
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637884) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20622486
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Alberto Guerreiro Ramos, um sociólogo da administração, analisou diferentes teorias da organização e do comportamento dos trabalhadores no interior dos espaços de trabalho. Propôs as definições de Homem Operacional, Homem Reativo e Homem Parentético. Com relação aos aspectos que diferenciam o comportamento de cada modelo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homem Operacional.
II- Homem Reativo.
III- Homem Parentético.
(    ) Este modelo exige a adaptação do indivíduo ao contexto de trabalho e não às suas ambições pessoais. Por outro lado, ocorre também o aproveitamento das relações humanas, a fim de adaptá-las às metas da empresa.
(    ) Descreve um modelo de homem passivo, que através de treinamentos é ajustado e moldado para atender às demandas da empresa, o que, por sua vez, representa um homem preocupado somente com recompensas econômicas.
(    ) Neste modelo está contemplado o indivíduo que está preocupado com os resultados, mesmo sendo contrário a sistemas rígidos e burocráticos e esforça-se em influenciar o ambiente para torná-lo satisfatório.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	Ao agir mecanicamente, o indivíduo enfatiza a rapidez (tempo) e o controle de tarefas (produção). Dessa forma, o profissional é uma engrenagem e sua potencialidade corporal, nesse momento, fica limitada e o raciocínio robotizado. A qual pensamento o exposto se refere?
	 a)
	Holístico.
	 b)
	Pós-Moderno.
	 c)
	Burocrático.
	 d)
	Mecanicista.
	3.
	Ao estudar as posturas e os comportamentos dos indivíduos e das organizações, o sociólogo húngaro Karl Mannheim (1983-1947) identificou dois modelos diferentes de racionalidades, a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Com relação à racionalidade substantiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este modelo de racionalidade encontra-se preocupado em atender meramente aos objetivos e às metas de uma determinada organização e instituição.
(    ) A compreensão dos acontecimentos e fenômenos pelo viés das inter-relações, assim como realização de julgamentos independentes, são princípios possíveis no interior das organizações com essa forma de racionalidade.
(    ) Os valores éticos, os direitos humanos e a liberdade são concepções que essa modalidade de organizações e instituições não dispensa.
(    ) Este modo de racionalidade não se encontra muito atento aos padrões e às hierarquias administrativas, e até possibilita julgamentos independentes com relação à própria organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Weber (1983) definiu a organização burocrática como uma forma de organização que enfatiza a precisão, a rapidez, a clareza, a regularidade, a confiabilidade e a eficiência, atingidas através da criação de uma divisão de tarefas fixas. No entanto, como sociólogo, Weber estava interessado nas consequências sociais da proliferação da burocracia. Sobre as possíveis consequências negativas observadas por Weber, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WEBER, M. Fundamentos da sociologia. 4. ed. Porto: Rés Editora, 1983.
	 a)
	Weber percebeu que, dentre outras coisas, a abordagem burocrática tinha a capacidade de rotinizar e mecanizar quase todos os aspectos da vida humana, corroendo o espírito humano e a capacidade de julgamentos independentes.
	 b)
	Weber concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de administração exatamente como a máquina rotiniza a produção, dessa forma, há uma tendência a não se alcançar a eficácia pretendida.
	 c)
	Weber percebeu que as organizações burocráticas buscavam eficiência e confiabilidade com base no funcionamento de máquinas, o que o fez concluir que essa era uma métrica falha, já que não há máquina plenamente confiável.
	 d)
	Weber verificou que tamanha necessidade de eficácia, rotina, produtividade e confiabilidade exigiriam um movimento de monitoramento dos envolvidos inviável na prática.
	5.
	A pós-modernidade é identificada com as graduais mudanças e transformações que ocorreram nas áreas das ciências, artes, informática e eletrônica. Além de iniciar a partir da segunda metade do século XX, como é caracterizada a pós-modernidade?
	 a)
	Uma história ultrapassada e tradicional que se concentrou na fase inicial da Revolução Industrial.
	 b)
	Fatos econômicos que marcam a passagem entre a Idade Média e a Idade Moderna.
	 c)
	A junção do êxodo rural com o aparecimento das primeiras cidades fabris da Europa.
	 d)
	Um período de constantes transformações, incertezas e ampliação das tecnologias da informação e comunicação.
	6.
	A "crise" da Modernidade é um processo de passagem para a Pós-modernidade, é um momento no qual a sociedade tem buscado afastar-se da racionalização e do cientificismo. Segundo Barth (2007), algumas das ideologias presentes na vida do homem pós-moderno são perfeitamente claras e observáveis. Sobre essas ideologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permissivismo. 
II- Hedonismo.
III- Relativismo.
(    ) O que se postula é o prazer acima de tudo, a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências.
(    ) Tudo é permitido e, neste sentido, tudo é bom, desde que você se sinta bem.
(    ) A subjetividade dita as regras, e não há nada absoluto, nada totalmente bom ou mau e as verdades são oscilantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	A lógica do pensamento mecanicista reside na ideia de que as funções devem ser claras e definidas, sendo que o padrão de atuação dos envolvidos não pode ir além do estipulado, propiciando um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em algumas organizações, o modo mecanicista pode oferecer bases para uma operação eficaz. Em outras, porém, pode ter consequências desastrosas. Frente a isso, um dos maiores desafios com que se deparam muitas organizações é substituir esse tipo de organização e pensamento por ideias e enfoques novos.
(    ) A abordagem do homem mecanicista implica dizer que o trabalhador é livre para pensar e apontar ideias inovadoras.
(    ) Uma das críticas feitas ao modelo mecanicista pode ser observada no filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	Atualmente, tem se postulado que, via de regra, buscam-se profissionais que estejam sobremaneira acompanhando as exigências e as necessidades atuais. Assim, aos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, há a necessidade de qualificação técnica, aprimoramento na formação humana nos vários quesitos (ético, científico, cultural) e, em última instância, atingir o ideal das virtudes humanas, num sentido aristotélico. Ainda tem se postulado que o ser humano almeja uma formação que possibilite enfrentar com maior tranquilidade e prudência os desafios presentes e futuros e que apresente soluçõescriativas e viáveis. Sobre como a CLT tem contribuído para contemplar tantas demandas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No que tange à educação, a legislação trabalhista vem se esforçando para atender, em primeira instância, uma distribuição de vagas que permite que não somente os professores da educação pública, mas também os da educação privada tenham os mesmos benefícios de verbas.
	 b)
	A legislação trabalhista vem focando no desenvolvimento científico e humanismo dos profissionais da educação, o que determina um alto grau de compromisso e consciência ética, por essa razão, deve alertar quanto às condutas que se esperam de um profissional, pois a conduta inadequada constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
	 c)
	A legislação brasileira tem trabalhado em possibilitar meios para que o ser humano esteja apto para um convívio harmonioso e tolerante, deixando para segundo plano a capacitação dos professores no que diz respeito ao ensino para o mercado de trabalho.
	 d)
	A conduta inadequada não pode ser motivo de dispensa do trabalhador por justa causa, assim, a educação, tida como alicerce para a sociedade, pode se desenvolver sem centralismos legais.
	9.
	A globalização/mundialização da cultura foi favorecida pelo ato e desejo de realizar trocas e transações comerciais em escala mundial e entre diferentes culturas. Isto fez com que organizações e empresas atribuíssem atenção e cuidados aos aspectos culturais de um determinado povo e/ou mercado consumidor, readequando os processos gerenciais e até os modos de produção, fazendo com que caracterizasse um modo especial de organizações, as ?organizações vistas como culturas?. Com relação à estratégia de organização e atuação das ?organizações vistas como culturas?, analise as sentenças a seguir:
I- Os profissionais que atuam nesses contextos estão atentos à cultura das empresas e dos consumidores de outros países, assim como a cultura dos indivíduos que compõem as instituições e organizações.
II- Nessas formas de organizações são contempladas as questões religiosas, os valores morais, tradições, crenças, mitos e lendas regionais e locais, paisagens naturais e locais edificados, entre outros aspectos.
III- As estratégias de persuasão e sensibilização dos indivíduos e/ou grupos visados se dão através da dimensão folclórica, simbólica, mágica e metafórica das manifestações e expressões culturais.
IV- No interior dessas formas de organizações, não são consideradas as tradições e os aspectos culturais dos consumidores. Por outro lado, busca-se a padronização e normatização em escala global de produção e consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Para fins de tornar mais eficientes os mecanismos de produção e prestação de serviços, os ambientes e os espaços de trabalho têm sido estruturados e geridos a partir de sistemas de organizações. Conforme as características, as dinâmicas e as configurações internas que possuem são identificados de formas diferentes. Com relação às organizações vistas como máquinas, analise as sentenças a seguir:
I- O cotidiano no interior dessas organizações é marcado pela constante rotinização e o controle preciso das funções, tarefas, produtos e horários.
II- Os processos no interior dessas organizações são fortemente burocratizados, ordenados claramente e definidos previsivelmente. 
III- Estas organizações encontram-se lideradas por famílias detentoras do capital, sobre a qual reside a tomada e a deliberação de decisões, às demais instâncias caberá o cumprimento.
IV- Segundo o sociólogo Max Weber (1864-1920), esse tipo de organização tende a se tornar um aparelho de dominação humana, por priorizar o exercício do poder, tendo por base o saber técnico e burocrático.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando