Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de HistóRIA

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de História
	1.
	Dentro do estudo da História, a identidade possui um papel significativo, pois nas ciências humanas gerou vários conceitos, como: identidade nacional, étnica, histórica, social. O conceito de identidade na disciplina de História vem pelo viés da interdisciplinaridade. Como podemos definir identidade?
	 a)
	Identidade é a vivência construída por determinada sociedade, sem deixar-se influenciar pelo que ocorre no seu entorno social.
	 b)
	Identidade é uma característica própria do indivíduo, como um ser social, um ser único, sendo este estabelecedor de diálogos com o coletivo.
	 c)
	Identidade é um documento necessário a todos os seres humanos para poder identificar-se perante o mundo e a justiça.
	 d)
	Identidade é uma característica voltada aos interesses de determinado grupo social, estabelecendo sua visão como a verdadeira.
	2.
	No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim eles afirmam que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir desta mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Ao ensinar história, muitas vezes nos deparamos com algumas categorias básicas. Categorias como civilização, sociedade, poder, economia, tempo, relações sociais, relações
de produção, cotidiano etc. A compreensão do significado dessas categorias é muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Pensando na categoria "Relações de Produção", classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
( ) Segundo a teoria de Augusto Comte, as relações de produção com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção.
( ) São dois os tipos de relações sociais de produção que se complementam: divisão de tarefas e relação de produção.
( ) Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx.
( ) As relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Com relação à família, com o passar dos tempos, esta instituição passou por diversas mudanças. Podemos perceber isso na contemporaneidade, na qual as famílias possuem diversas formas. Já no século XII, a Igreja Católica passou a regulamentar as relações familiares. Com isso, qual ação foi apresentada?
	 a)
	Instituiu-se o casamento para padres.
	 b)
	Há a abertura para diversas formas de família.
	 c)
	Instituiu-se o casamento obrigatório.
	 d)
	Instituiu-se o pensamento de Lutero.
	5.
	Os gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos. Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos etc. O conjunto das histórias maravilhosas da vida dos deuses e heróis gregos chama-se mitologia. Para os gregos, os deuses eram descendentes da terra - Gaia - e do céu - Urano - e tinham grandes semelhanças com os homens. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Desta maneira, o período mitológico nos deu uma riqueza imensurável de mitos, histórias que os gregos acreditavam ser real. 
PORQUE
II- Para os pais da historiografia ocidental, os acontecimentos históricos são os que existem testemunhas da situação e que são relatados pelas pessoas que realmente viram o ocorrido, transformando-se em sujeitos oculares da História.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.sohistoria.com.br/ef2/mitologiagrega/. Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 b)
	Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	6.
	O encontro da História com a Antropologia foi significativo para a própria noção de história, cuja existência se iniciava, segundo a maioria das obras didáticas, apenas após a invenção da escrita. Sobre isso, é correto afirmar que:
I- Os povos ágrafos, como é o caso das populações indígenas e africanas, foram incorporados à historiografia.
II- Os historiadores foram obrigados a recorrer a novos métodos de investigação histórica e novas fontes de importância fundamental foram incluídas em suas pesquisas.
III- A memória oral, as lendas e os mitos, os objetos materiais e as construções foram fontes históricas descartadas nessa concepção.
Agora, assinale a alterniva que apresenta a resposta CORRETA:
	 a)
	Estão corretas as afirmativas II e III.
	 b)
	Estão corretas as afirmativas I e II.
	 c)
	Estão corretas as afirmativas I e III.
	 d)
	Estão corretas as afirmativas I, II e III.
	7.
	Toda História possui o homem como um dos elementos essenciais para sua existência. Com isso, para Guarezchi (1990), a sociedade humana está dividida em duas visões de mundo e cosmovisão. Quais são essas duas visões?
FONTE: GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia crítica: alternativas de mudança. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1990.
	 a)
	Positivista-funcionalista e histórico-crítica.
	 b)
	Positivista-sistêmica e dialética-motivada.
	 c)
	Positivista-tradicionalista e historiocrata.
	 d)
	Positivista-atual e dialética-provisória.
	8.
	A interdisciplinaridade, nos remetemos às disciplinas que compõem o currículo escolar. Cada disciplina possui suas particularidades e determina suas linhas de estudo, sendo estas possíveis de ligação com as demais disciplinas que compõem esta estrutura. Com relação à perspectiva interdisciplinar da História, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ciência que estuda as maneiras de organizar-se em relação aos bens materiais. 
II- Ciência que estuda a relação entre o meio social e o homem.
III- Ciência que estuda o modo de vida de cada pessoa.
IV- Ciência que estuda os grupos sociais em suas particularidades.
V- Ciência que estuda os materiais deixados por povos ancestrais.
( ) Geografia.
( ) Arqueologia.
( ) Economia.
( ) Sociologia.
( ) Antropologia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - V - I - IV - III.
	 b)
	I - IV - II - III - V.
	 c)
	IV - III - II - V - I.
	 d)
	I - III - II - V - IV.
	9.
	Leia a questão e assinale a alternativa CORRETA: 
Em decorrência dos debates entre os marxistas, houve uma renovação importante sobre
a concepção de poder, entendido sempre em suas relações com o Estado. Os novos
estudos passaram a se preocupar com outras esferas de lutas e dominação. A produção da
história social incorporou as lutas e os movimentos sociais provenientes de diferentes setores da sociedade. Os movimentos sociais, tais comoos feministas, os ambientalistas, os étnicos, os religiosos, etc., além da continuidade das lutas por direitos trabalhistas, situaram a história social no centro das pesquisas históricas.
Essa produção científica ficou conhecida como:
	 a)
	História regional.
	 b)
	História nova.
	 c)
	História dos vencidos.
	 d)
	Annales históricos.
	10.
	Quando tratamos da construção de conceitos no ensino da História, sabemos que é necessária a valorização de muitos elementos que compõem o processo de ensino e aprendizagem. Os elementos que compõem a construção do conceito e que dão esta valorização são essenciais para realizarmos uma aprendizagem com eficácia. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As ideias que os alunos já trazem prontas não são relevantes ao conhecimento histórico, pois este conhecimento já é pronto e acabado, assim não há perspectivas de alteração daquilo que é conhecido.
( ) É preciso o respeito pelo conhecimento que o aluno já possui da vida e leva para a sala de aula.
( ) O aluno, a partir de seu conhecimento prévio, passa a construir novas ideias sobre o espaço em que está inserido.
( ) O aluno é receptor passivo das informações. Nesse sentido, torna-se um sujeito capaz de recriar suas ações e seu conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando