Buscar

A prática de auditoria surgiu na Itália entre os séculos 15 e 16 e foi se desenvolvendo juntamente com a evolução da contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prática de auditoria surgiu na Itália entre os séculos 15 e 16 e foi se desenvolvendo juntamente com a evolução da contabilidade. Podemos afirmar que a auditoria contábil é:
Um estudo, um levantamento de conformidades entre informações, fatos e comprovantes, sejam eles documentos físicos e originais ou eletrônicos.
Com o crescimento do mercado e a alta competitividade entre as empresas, tornou-se muito comum a atividade das auditorias. Onde se aplica a auditoria contábil?
Qualquer empresa que julgar necessário, seja ela nacional, multinacional, pequena, média ou de grande porte. Empresas de capital aberto, societárias e de valores mobiliários.
A auditoria fiscal é contratada ou direcionada aos interesses da comprovação tributária da empresa, sendo feita por órgãos fiscalizadores ou por profissional independente. Os órgãos fiscalizadores são:
Receitas Federal, Estadual e Municipal e INSS.
A norma internacional contábil Sarbanes-Oxley, mais conhecida como SOx ou Sarbox, foi criada em 2002, nos Estados Unidos. A SOx utiliza vários métodos para a auditoria contábil, e um deles é criar alguns comitês. Qual é o objetivo dos comitês criados pela auditoria SOx?
Evitar fraudes e criar meios de identificá-las quando ocorrerem.
A auditoria, tanto a interna quanto a externa, pode seguir as normas nacionais e internacionais, a depender da estrutura da empresa. As normas brasileiras de contabilidade são classificadas em:
Profissionais e técnicas.