Buscar

Redaçaõ modelo: a fome no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: A fome no Brasil
Aluna Victoria Zambon Brondani – Turma Smart Riachuelo
O personagem Severino, da obra “Vida e Morte Severina”, se depara em sua vida com situações de morte, desespero, miséria e fome. Uma das causas da “Morte Severina” é de fome, um pouco a cada dia. A jornada de Severino é um reflexo de problemas que assolam a realidade do país até os dias atuais, entre tais empecilhos, a fome no Brasil é um desafio infeliz, que atinge grande parte da população. Nesse sentido, convém analisar os fatores que influenciam a inercial problemática. 
De fato, a má distribuição de renda, característica da sociedade contemporânea, acentua o problema da fome no Brasil. Segundo dados do IBGE, a renda média da metade dos brasileiros é inferior a um salário mínimo. Nesse cenário, é indubitável que a fome não decorre da falta de alimentos, mas sim, do acesso grandemente desigual a esse direito básico, visto que a renda das famílias brasileiras não é suficiente para obtenção de uma alimentação diária e de qualidade, o que causa a anulação da energia necessária para modificar tal realidade a que estão sujeitos. Portanto, é notável que as estruturas sociais da atualidade corroboram na concentração da qualidade de vida apenas para uma pequena parcela da população.
Outrossim, a problemática da fome vincula-se ao fato de a sociedade normalizar e negar a realidade ao seu redor. José Saramago, em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", descreve uma sociedade que, paulatinamente, tornou-se cega, como uma metáfora sobre não querer enxergar a realidade em que se está inserido. Nessa perspectiva literária, é notável a "cegueira" do corpo social acerca dos aspectos precários da sociedade. Tal realidade fica exposta, satisfatoriamente, nos moradores de rua, extremamente atingidos pela fome e normatizados no cotidiano das grandes cidades – ignorados pela sociedade e pelo Poder Público. Portanto, é necessária uma reflexão sobre a igualdade dos direitos humanos e a busca por subterfúgios para alcançá-la.
	A fome no Brasil representa um desafio hodiernamente e, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Para isso, convém ao Poder Público, por meio de verbas estáveis e adequadas, a criação de uma Renda Mínima universal, com o objetivo de propiciar a todos a garantia de satisfação de suas necessidades básicas e mitigar o problema de má distribuição salarial, a fim de que as famílias de baixa renda tenham acesso a melhor qualidade de vida. Ademais, cabe às ONGs, grandes influenciadoras de mobilizações sociais, por meio de campanhas, angariar alimentos e voluntários para distribuição de comida para moradores de rua e de regiões periféricas, com o intuito de que tais indivíduos não sejam ignorados na sociedade, mas sim, incluídos. Com essas medidas, jornadas de vida semelhantes ao do personagem Severino poderão ser mitigadas.

Continue navegando