Buscar

Prova Escrita Prática Cambial EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Escrita Prática Cambial EAD
GABARITO
	1.
	Quando uma empresa está estruturando o preço de mercadorias importadas, existem vários elementos a serem considerados no preço comercial. Um destes elementos é a taxa cambial, pois muitos produtos importados podem gerar prejuízo em função da taxa de câmbio. Agora, explique por que a taxa de câmbio é um elemento que deve ser considerado no preço das mercadorias importadas.
	Resposta Esperada:
Devemos levar em consideração que a taxa de câmbio não é fixa, sendo que ela pode mudar o preço do Real versus as outras moedas. Se o Real se desvalorizar, o valor da mercadoria em reais aumentará, aumentando, assim, o custo da mercadoria importada como um todo. Assim, é importante que as empresas importadoras considerem certa margem de variação cambial em função dos valores apresentados pelos fornecedores. Perante isto, pode-se precificar este risco de variação cambial por meio da inserção de um hedge cambial, ou seja, assegurar a taxa de câmbio no mercado de futuros.
	2.
	Podemos dizer que existem um antes e um depois da grande crise financeira de 2008. Em termos de cenários econômicos, antes desse ano o mundo vinha apresentando uma condição relativamente estável e, depois disso, o cenário mundial mudou, apresentando uma nova dinâmica mundial e novos países protagonistas. Disserte sobre o cenário econômico mundial após 2008, expondo quais são os principais países, ou blocos, protagonistas no cenário mundial. Disserte também sobre o posicionamento mundial de países como a China, Índia ou o Brasil após esse ano.
	Resposta Esperada:
Embora a crise de 2008 tenha atingido muito forte as economias desenvolvidas, países como Estados Unidos, Japão e o bloco da União Europeia ainda concentraram grande parte do poder político econômico. Hoje também fazem parte desse poder geopolítico, de maneira direta, países como a China, a Índia e o Brasil. A China, depois de 2008, converteu-se no primeiro exportador mundial. No ano 2011 se converteu na segunda economia mundial. Esses países e mais outros, dos considerados em desenvolvimento, conseguem representar melhor seus interesses econômicos e comerciais

Continue navegando