PPP2 P.O 1 TEN
7 pág.

PPP2 P.O 1 TEN


DisciplinaPesquisa Operacional I9.186 materiais53.643 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questionário
Parte superior do formulário
Pergunta 1 (0.3 pontos)
 
Leia o texto a seguir:
 
"A classe Simplex Duas Fases é responsável por executar as suas ações específicas. É também uma classe de inicialização do método Simplex Duas Fases, e também faz a verificação da condição de parada deste tipo de simplex, caso todas as condições de parada sejam atendidas ela passa a chamar a classe Simplex Uma Fase para dar continuidade na execução do problema. Para se obter uma instancia dessas classes, é necessário passar dois argumentos no construtor da classe a ser chamada, que são: o número de variáveis e o número de restrições do problema a ser resolvido".
GLORIA, J. P. B. CALDAS, D. S. BARBOSA, T. M. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para cálculo de métodos de programação linear na plataforma android. Persp. Online: exatas e eng. Campos de Goytacazes, 2015. Disponível: http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/exatas_e_engenharia/article/download/656/530. Acesso em: 06/09/2017.
 
Na segunda etapa do método simplex de duas fases se obtém a solução básica a partir das equações resultantes. Considerando as informações do excerto acima e do texto-base sobre a segunda etapa do método de duas fases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
I. (  ) A segunda fase é a execução do algoritmo.
II. (  ) É na segunda fase que o custo é verificado.
III. (  ) O custo deve ser menor que zero para se obter a solução ótima.
IV. (  ) A solução ótima do problema é alcançada quando o custo for zero ou menor.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	F, F, F, V.
	
		b) 
	V, V, F, F.
	
		c) 
	F, V, V, F.
	
		d) 
	V, F, V, F.
	
		e) 
	F, F, V, V.
Pergunta 2 (0.3 pontos)
 
Leia o excerto a seguir.
 
"O modelo de programação linear por ser simples e de fácil manuseio é composta de uma função linear onde vai representar um grupo de inequações lineares [...]. O solver é uma ferramenta que veio para facilitar os problemas matemáticos, onde muitas pessoas encontram dificuldades para trabalharem, utilizaremos o Solver para resolver os Problemas de Programação Linear, estes que podem ajudar muito em uma empresa."
SOUZA, E. M.  MIYASAKI, R. A matemática aplicada ao mercado financeiro. IN: EnEMat \u2013 Encontro de Educação Matemática \u2013 UEG/UnU Iporá. Disponível em:http://www.cdn.ueg.br/arquivos/ipora/conteudo_compartilhado/5449/A_MATEMATICA_APLICADA_A0_MERCAD0_FINANCEIR0.pdf. Acesso em: 29/06/2017.
 
Na utilização do programa solver, a partir da solução do problema, são identificados os valores ótimos de , a função objetivo otimizada, e o nível de uso de recursos de cada restrição. Sobre a utilização de solver a partir da solução do problema, analise as afirmativas a seguir:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	O coeficiente da função objetivo e das restrições são vinculados às variáveis de decisão.
	
		b) 
	A solução viável e inviável possuem coeficientes vinculados as soluções ótimas.
	
		c) 
	A solução inviável deixa de existir quando a solução ótima passa a ser viável.
	
		d) 
	O coeficiente da solução ótima doproblema inviável é definido no eixo positivo.
	
		e) 
	A solução ilimitada e as múltiplas soluções ótimas contém coeficientes pré-definidos.
Pergunta 3 (0.3 pontos)
 
Leia o texto a seguir:
"Nos problemas onde as restrições são do tipo "\u2264 " (menor ou igual) é sempre possível obtermos uma submatriz (identidade) com o auxílio das variáveis de folga, e assim a solução inicial é óbvia. [...] Para resolvê-lo usamos um procedimento chamado Fase I do Método Simplex, que consiste em explorar um problema auxiliar, equivalente ao problema de programação linear inicial, com região realizável ampliada. Introduzimos no problema de programação linear (já na forma padrão) variáveis artificiais nas restrições do tipo "=" e " \u2265"."
SOUZA, S. S.F. et al. Analisando as técnicas de solução por quadros e o método simplex quando empregados na resolução do problema de transporte de uma indústria de pneus. REVISTA CIPPUS, 1 n. 2 nov/2012, p.8. Disponível em:  http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Cippus/article/download/232/675. Acesso em: 06/09/2017.
 
O método de duas fases compreende duas etapas, a fase 1 e a fase 2. Considerando as informações do texto sobre a fase 1 e do texto base, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O problema de programação linear encontra-se relaxado.
II. Atinge a solução ótima quando é menor que zero.
III. Os algoritmos são aplicados na tentativa de zerar as variáveis.
IV. Quando o valor for negativo o problema é encerrado e deixa de avançar para outra fase. 
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	I e III.
	
		b) 
	I, II, IV.
	
		c) 
	I e IV.
	
		d) 
	II, III e IV.
	
		e) 
	II e III.
Pergunta 4 (0.3 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
"O modelo de programação linear por ser simples e de fácil manuseio é composta de uma função linear onde vai representar um grupo de inequações lineares, usaremos variáveis controladas ou variáveis de decisão para gerar lucros. [...]. A pesquisa feita estuda o método de eliminação de Gauss, usando a ferramenta básica da álgebra linear. O Excel traz uma Solver que facilita o trabalho com essas variáveis. O solver é uma ferramenta que veio para facilitar os problemas matemáticos, onde muitas pessoas encontram dificuldades para trabalharem, utilizaremos o Solver para resolver os Problemas de Programação Linear, estes que podem ajudar muito em uma empresa".
SOUZA, E. M. MIYASAKI, R. Matemática aplicada ao mercado financeiro. In: EnEMat \u2013 Encontro de Educação Matemática \u2013 UEG/UnU Iporá, 2014. Disponível em:http://www.cdn.ueg.br/arquivos/ipora/conteudo_compartilhado/5449/A_MATEMATICA_APLICADA_A0_MERCAD0_FINANCEIR0.pdf. Acesso em: 11/06/2017.
 
O solver é um método utilizado para resolução de problemas. Sobre o solver, considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O solver é um software gráfico que utiliza as planilhas eletrônicas e possui facilidade programação.
Porque:
II. O profissional precisa ter linguagem original e computacional para trabalhar com o solver.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		b) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 5 (0.3 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
 
A solução gráfica é a forma como é construída a solução num gráfico para atender as restrições de um problema. Qualquer combinação linear tende a gerar uma solução ótima. Mas quando essa combinação não é realizada, existem casos especiais de solução gráfica. Existem três casos especiais de solução gráfica: solução ilimitada, problema inviável e múltiplas soluções ótimas.
 
Os casos especiais de solução gráfica ocorrem quando não há uma combinação linear. Dessa forma, existem três tipos: solução ilimitada, problema inviável e múltiplas soluções ótimas. Sobre esses três casos especiais de solução gráfica, analise as afirmativas e assinale Vpara verdadeiro e F para falso.
 
I. (  ) A solução ilimitada alcança uma solução ótima para o problema.
II. (  ) A solução para o problema inviável é quando ocorre a solução viável.
III. (  ) As múltiplas funções ótimas corresponde as alternativas para um problema.
IV. (  ) O problema inviável é impróprio para atender uma solução ótima de um problema.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	V, F, F, V.
	
		b) 
	V, V, F, F.
	
		c) 
	V, F, V, F.
	
		d) 
	F, V, V, F.
	
		e) 
	F, F, V, V.
Enviar Questionário0 de 5 perguntas salvas