Buscar

Desafios e Avanços na Educação e no Mercado de Trabalho para Surdos

Prévia do material em texto

1.
	Em geral, as pessoas com deficiência vivem às margens da sociedade, inclusive no mercado de trabalho. No entanto, nos últimos anos isso vem se alterando, já que existem programas de inclusão social que visam capacitar pessoas deficientes, bem como a lei de cotas, em que as empresas passaram a contratar pessoas com deficiência para tornarem-se parte do quadro de funcionários, e o sujeito surdo está entre eles. Disserte sobre os desafios dos surdos para entrarem no mercado de trabalho.
	Resposta Esperada:
*As pessoas com deficiência têm o direito de serem contratadas como qualquer outra pessoa. *A lei veio para assegurar esse direito, porém espera-se do trabalhador nessas condições profissionalismo, dedicação, assiduidade, igualmente aos outros. *Quando voltamos ao passado, historicamente, podemos dizer que os surdos eram indicados apenas para trabalhos manuais e que não poderiam exercer atividades mais complexas, devido a sua deficiência bem como a sua baixa escolaridade. *Atualmente, os surdos no mercado de trabalho estão assumindo cada vez mais postos que envolve não só trabalhos manuais, mas intelectuais também, pois eles têm se profissionalizado e têm sido vistos nas empresas como colaboradores capazes de aprender e produzir como qualquer outro.
	2.
	As abordagens adotadas na educação dos surdos no Brasil foram acompanhando as tendências mundiais, principalmente no que diz respeito à sua inclusão no ensino regular. A lei passou do papel para se efetivar em sala de aula na prática. O reconhecimento da língua de sinais brasileira possibilitou às pessoas com surdez seu desenvolvimento em todos os seus aspectos, somado à reivindicação das comunidades surdas. Neste sentido, disserte sobre a educação dos surdos em nosso país, relatando os avanços já alcançados.
	Resposta Esperada:
A educação de surdos no Brasil não é algo recente. Ela acompanha a evolução que foi ocorrendo no mundo todo. A possibilidade de dispor de uma língua estruturada com base em sinais é algo que possibilitou aos surdos expressarem seus direitos e entender seus deveres. Por muito tempo, a intenção era fazer o surdo falar. A preocupação esteve voltada à busca por definir os níveis de escolarização que o surdo poderia atingir. Ao longo dos anos, três abordagens constituíram as buscas em prol dos surdos: abordagem oralista, abordagem da comunicação total e abordagem bilíngue. Embora não se possa falar em modelo único, todas as escolas para surdos no Brasil estão em processo de construção. Com o advento da Libras, as conquistas dos surdos são incalculáveis. Várias leis no Brasil vieram garantir estas vitórias em prol dos surdos.

Continue navegando