Buscar

Língua portuguesa e laboratório de textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Acadêmico: 
Disciplina:
Avaliação:
Língua Portuguesa: Laboratório de 
Texto 
(LET45) Avaliação
 
I
 
-
 
Individual
 
FLEX
 
(
 
Cod.:512339)
 
(
 
peso.:1,50)
Prova:
Nota da
 
Prova:
-
)
 (
Legenda:
Resposta
 
Certa
Sua Resposta
 
Errada
)
1. A situacionalidade refere-se à adequação do texto com relação à determinada situação. Ela ajusta o texto aos falantes e/ou ouvintes, referencia uma aplicação exata de um texto para um determinado contexto. Para produzirem sentidos, os autores precisam ter ciência de que estão estabelecendo comunicação interativa com o receptor, para convencê-lo da verdade construída dentro de determinada situação sócio-histórica. Sobre o fator situacionalidade, analise as sentenças a seguir:
I- A situacionalidade, de forma significativa, auxilia a produção e/ou a recepção do texto.
II- A situacionalidade apresenta um conjunto de fatores que fazem um texto proeminente para dada situação corrente ou passível de ser reconstituída.
III- A situação para o texto e do texto para a situação são perspectivas analisadas na situacionalidade.
IV- As perspectivas da situação para o texto e do texto para a situação apontam que um texto pode ser coerente para qualquer situação.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
2. A textualidade caracteriza-se por deixar o texto todo articulado e não apenas um amontoado de frases. Para tanto, existem os fatores de textualidade que auxiliam a construção textual. Segundo Koch e Travaglia (2002 apud
TAFNER, 2011, p. 41), um dos fatores de textualidade ?exerce, assim, importante papel na seleção e arranjo de alternativas no texto, podendo facilitar ou dificultar o estabelecimento da coerência?. Qual fator de textualidade melhor completa a definição dada?
FONTE: TAFNER, Elisabeth Penzlien. Caderno de Estudos: Língua Portuguesa: Laboratório de Texto. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2011.
a) Intencionalidade.
 b) Informatividade.
c) Situacionalidade.
d) Aceitabilidade.
 (
04/08/2020
) (
UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo
 
UNIASSELVI
)
 (
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php
) (
1
/4
)
3. Ao produzir um texto, torna-se relevante produzir uma escrita que forme um todo compreensível aos olhos de quem lê o texto. Assim, a coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as partes do texto e dar um sentido completo a ele. Cada palavra tem um sentido individual; quando elas se relacionam, elas formam outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos um conteúdo semântico compreensível. A partir disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Se pensarmos em ler uma obra na área das ciências jurídicas, ainda que bem escrita, podemos não entendê- la em todos os seus aspectos e/ou particularidades, visto que nos faltam conhecimentos à referida ciência.
(	) Apesar de todo cuidado que o autor do texto tem, o leitor pode não ter os conhecimentos necessários para entender se o texto é coerente ou não.
(	) Todos nós, ao longo de nossa vida, temos experiências e leituras diferentes, o que representa a maneira como lemos e interpretamos os textos que nos são apresentados.
(	) Em geral, os textos não trazem muita informação implícita ou subentendida e, também, não mencionam todas as relações entre as informações expostas.
(	) A construção do sentido depende das informações, conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos, informações disponíveis de quem ouviu.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA:
a) V - V - F - F - V.
b) F - V - V - V - V.
c) V - F - V - V - F.
 d) V - V - V - F - V.
4. Receita de herói
Tome-se um homem feito de nada Como nós em tamanho natural
Embeba-se-lhe a carne Lentamente
De uma certeza aguda, irracional Intensa como o ódio ou como a fome. Depois perto do fim
Agite-se um pendão E toque-se um clarim. Serve-se morto.
FONTE: FERREIRA, Reinaldo. Portos de Passagem - João Wanderley Geraldi. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Baseado no texto ?Receita de herói?, de Reinaldo Ferreira (1991), analise as sentenças a seguir:
I- Ao falar de como se faz um herói, o poeta não utiliza elementos de uma receita de cozinha.
II- O poema de Reinaldo Ferreira faz uma referência às receitas culinárias - a referência não é clara, direta, a nenhuma receita em específico, mas o modo como o texto é construído lembra tais receitas.
III- Podemos dizer que o poema Receita de herói é um exemplo de intertextualidade implícita.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.
5. Quando produzimos, lemos ou ouvimos um texto, inúmeros são os conhecimentos que colocamos em prática para poder codificá-lo ou decodificá-lo. Para que haja o processamento do texto, três são os sistemas de conhecimento que entram em ação: o enciclopédico, o linguístico e o interacional. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico.
(	) O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem.
(	) O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos de mundo, tanto os declarativos quanto os episódicos, que são armazenados na memória dos indivíduos.
(	) Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
 b) F - V - V - V.
c) V - F - F - V.
 d) F - V - V - F.
6. Um texto, para ser coerente, deve recorrer aos seus conhecimentos de mundo, verificando se são compatíveis com o texto apresentado. Além disso, é necessário saber o fator textualidade, a fim de perceber se sua ocorrência afeta a produção de sentido. Dentre os fatores de textualidade estudados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto.
(	) A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação.
(	) A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais.
(	) A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
 d) F - F - V - F.
7. A interpretação textual depende, dentre tantos elementos, da organização, da construção e da clareza de ideias contidas na escritura do texto. Assim, tudo que auxilia, influencia na compreensão do texto damos o nome de:
a) Textualidade.
 b) Coerência.
c) Intertextualidade.
d) Dialogismo.
8. Ao produzir um texto, o autor seleciona, de maneira consciente ou não, a quantidade e a qualidade das
informações que vai oferecer ao receptor. O autor ainda escolhe se colocará à disposição do receptor uma
informação menos ou mais conhecida, ou absolutamente nova, ou ainda com maior ou menor riqueza de detalhes. Assim, a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade da informação apresentada no texto.Partindo do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Algumas informações são consideradas óbvias e previsíveis pelo leitor. Assim, o texto apresentará um grau de informatividade baixo e tende a ser recusado ou rejeitado pelo leitor.
(	) Se o leitor lê um texto e esse texto ofertar apenas informações novas, o leitor pode julgá-lo como incoerente, pois não encontra suporte.
(	) O autor do texto estabelece as informações de maneira estratégica no texto, de acordo com sua intensão. (	) O autor do texto geralmente apresenta um fato novo para o leitor de uma única maneira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - V.
9. Para se conceituar texto, requer-se mais de um conceito. Muitos autores o definem como um evento sociocomunicativo, outros como um elemento significativo para o receptor. Enfim, para que um texto seja compreendido, ele deve apresentar o maior número de elementos. Quais são esses elementos?
a) Coerência, coesão, intencionalidade, habilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
 b) Coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
c) Coerência, coesão, intencionalidade, dificuldade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
d) Coerência, coesão, dificuldade, habilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
10. A intertextualidade pode ser definida como um diálogo ou cruzamento entre textos. Esse diálogo pressupõe um amplo e complexo universo cultural, que implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. A intertextualidade pode ter diferentes funções, as quais dependem de seus contextos de produção e intencionalidades. Na prática, acontece quando há uma referência de um texto em outro. Sobre a intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) O texto que faz referência a outra obra é absolutamente dependente dela. (	) Intertextos são quaisquer textos que possuem a mesma temática.
(	) A intertextualidade tanto pode manter o mesmo sentido da obra anterior quanto invertê-lo. (	) O autor faz referência à outra obra para, a partir dela e de outras, elaborar uma nova obra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
 b) F - F - V - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - F - F.
 (
Prova finalizada com 
9 acertos 
e 
1 questões erradas
.
)

Continue navegando