A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
avaliação licenciatura em foco

Pré-visualização | Página 1 de 2

isciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512584) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20143940
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A educação intercultural e os direitos humanos nos fazem construir diversos caminhos. Como educadores, somos desafiados a promover processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que impregnam, muitas vezes, com caráter difuso, as relações sociais e educacionais que configuram os contextos em que vivemos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A natureza humana, advinda de fatores sociais, muitas vezes vem sendo inserida a contextos preconceituosos, não levando em conta o lado individual do ser humano.
	 b)
	Um dos fatores de ser natural é abdicar os direitos das crianças, propondo ações exclusivas para cada sociedade, para tornar um ambiente mais acessível.
	 c)
	Ao se naturalizar com posturas incorretas, a sociedade se acostuma com práticas discriminatórias, prejudicando a natureza das situações advindas de várias culturas.
	 d)
	A naturalização é um componente que faz em grande parte invisível e especialmente complexa esta problemática, que invade e povoa nossos imaginários individuais e sociais.
	
	A formação cultural auxilia na humanização dos sentidos, em que o sujeito compreende o ser e o estar no mundo de forma mais sensível e percebe as particularidades existentes nas salas de aula, como captar a cultura local e do outro. Sobre o patrimônio material e imaterial, analise as sentenças a seguir:
I- Patrimônio material: bens tombados da natureza.
II- Patrimônio imaterial: bens tombados da natureza. 
III- Patrimônio material: bens culturais de natureza.
IV- Patrimônio imaterial: bens culturais de natureza.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Diversos estudos e discussões sobre o conceito de cultura tratam de entendê-la como uma complexidade que envolve desde um conjunto de hábitos e crenças, até a forma de organização social. Sobre o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto maior a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito. 
(    ) Quanto menor a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito não têm relação entre si.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito têm relação quanto aos aspectos econômicos, sociais e políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	De acordo com Hall (2003), multicultural é um conceito que expressa o que ocorre nas diferentes comunidades culturais que convivem e tentam partilhar uma vida em conjunto. Nesse sentido, sobre as características que definem o que é multicultural, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	Características culturais e os problemas de identidade.
	 b)
	Características administrativas e problemas de gestão.
	 c)
	Características pessoais e os problemas de convivência.
	 d)
	Características sociais e os problemas de governabilidade.
	5.
	Pesquisas na área da educação apontam para a questão do preconceito entre gêneros e raças e sua influência no desempenho escolar, bem como na formação da identidade do aluno. Nesse sentido, é necessário o cuidado com as ações do profissional da educação, em especial aquele que está diariamente com o aluno, colaborando (positivamente ou não) para a construção de sua identidade. Essa identidade implica uma relação com as diferenças. Com relação às práticas que favorecem a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Práticas que valorizem a diversidade estão pautadas em uma concepção de valores humanos, que primam pela cidadania, em busca do respeito às etnias e suas diferenças culturais.
(    ) Falar do respeito à diversidade por si só não resolve, pois as atitudes manifestadas e a forma de agir do professor terão maior influência na formação do aluno.
(    ) A coerência entre a prática e o discurso sobre a valorização da diversidade pouco implicam na formação do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	Implementar uma política de inclusão é muito mais que ser permissivo. Nesse sentido, ter acesso aos sujeitos negados nos faz pensar e estruturar condições para que essa inclusão saia do papel e verdadeiramente se aplique em nosso cotidiano. Para isso, tal estratégia preconiza o respeito à rotina da população, tanto do campo quanto indígena e quilombolas, organizando situações de aprendizagem que se articulam juntamente às culturas dessas comunidades, desde a estrutura física até a pedagógica, atendendo assim à diversidade. Sobre como podemos analisar e praticar políticas mais inclusivas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O não desenvolvimento de práticas e propostas que se tornam pedagógicas.
	 b)
	Gerar ações no ambiente escolar que geram discrepância e dificuldades de relacionamentos.
	 c)
	O desenvolvimento pedagógico e o surgimento de práticas que nos levam a zelar pela integridade e respeito para direitos adquiridos com lutas e glórias.
	 d)
	Desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais.
	7.
	Ao reintegrar a população do campo, deve-se dispor de estratégias que valorizem o seu contexto, considerando as condições locais, com base numa perspectiva inclusiva. Todavia, é necessário aprender a aprender, tanto a população do campo quanto a urbana, numa relação intercultural. Para isso, se faz necessário refletir e colocar o conhecimento à disposição do maior número possível de pessoas, criando um ambiente que seja não só de comunicação, mas que também atue como ferramenta instigadora. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Elaborar pautas de reunião escolares que ajudam contra o preconceito e a discriminação é permitir a diversidade.
	 b)
	Trazer aos conteúdos escolares a cultura indígena e afro-brasileira é permitir e reconhecer nossa própria história.
	 c)
	Os conteúdos instaurados na escola partem de uma analise que se sobrepõem a condutas não preconceituosas e práticas discriminatórias.
	 d)
	O não conhecimento de práticas generalistas, que não apoiam outros povos, está intrínseco nas relações e em diversas sociedades.
	8.
	Os desafios atuais da diversidade têm raízes no passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. As pessoas não assumem que são preconceituosas, contudo, estão predispostas a manter distância social de outros grupos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é apenas herança.
(    ) O processo de aculturação significa abandono de uma cultura em detrimento a outra.
(    ) O processo de aculturação significa o acolhimento da outra cultura como parte de seu contexto cultural.
(    ) A cultura é uma construção coletiva em processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	A diversidade abrange um olhar diferenciado de suas ressignificações na prática escolar. Nesse sentido, há muitas questões não resolvidas que trazem significativos problemas de ordem social, política e econômica. Sobre essas questões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A discriminação,