Buscar

Prova de Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO REMOTA
 Sociologia
 Disciplina
Bimestre
INTER 01 – 2º BIM
 Turma
VALOR
NOTA 
 Aluno (a)
	1°
 10,0
 Professor (a)
 Data
	
Maurício Santos da Luz
Antes de iniciar a avaliação, leia atentamente as seguintes instruções:
• Esta avaliação remota contém 05 questões, sendo 03 questões dissertativas e 02 questões objetivas;
• A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, por isso leia atentamente todas as questões antes de assinalar;
• As respostas das questões poderão ser dissertadas (caneta presta) ou digitadas no word;
• Qualquer tipo de rasura, marcação de mais de um item de resposta ou uso de corretivo invalidará a(s) questão (ões);
• Você terá até 90 minutos para realizar a sua avaliação e deverá escanear e anexar no Portal Meu Bernoulli. Caso você queria mandar alguma mensagem ao professor da disciplina poderá utilizar o portal também;
• Todas as questões objetivas deverão ser justificadas;
Obs: Você tem a opção de imprimir sua avaliação e responder diretamente nela ou responder em uma folha de A4, identificada com o seu nome, turma e com as respostas das questões enumeradas e em ordem crescente.
É terminantemente proibido:
a) Usar, durante a realização da avaliação, calculadora, head fone, telefones celulares, equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie, exceto quando autorizado pelo professor.
b) Qualquer forma de consulta durante a realização desta avaliação, se comprovada, a prova será zerada.
COLOQUE SEU NOME AQUI: ________Ana Caroline Leonel Brito_________________________________________
Questão 01 (2,0 pontos) NOTA 
Leia o texto a seguir.
O homem ocidental nem sempre se comportou da maneira que estamos acostumados a considerar como típica ou como sinal característico do homem “civilizado”. Se um homem da atual sociedade civilizada ocidental fosse, de repente, transportado para uma época remota de sua própria sociedade, tal como o período medievo-feudal, descobriria nele muito do que julga “incivilizado” em outras sociedades modernas. Sua reação em pouco diferiria da que nele é despertada no presente pelo comportamento de pessoas que vivem em sociedades feudais fora do Mundo Ocidental. Dependendo de sua situação e de suas inclinações, sentir-se-ia atraído pela vida mais desregrada, mais descontraída e aventurosa das classes superiores dessa sociedade ou repelido pelos costumes “bárbaros”, pela pobreza e rudeza que nele encontraria. E como quer que entendesse sua própria “civilização”, ele concluiria, da maneira a mais inequívoca, que a sociedade existente nesses tempos pretéritos da história ocidental não era “civilizada” no mesmo sentido e no mesmo grau que a sociedade ocidental moderna.
Adaptado de: ELIAS, N. O processo civilizador. v. 1. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p. 13.
Com base no texto e nos conhecimentos de Norbert Elias sobre as normas e as emoções disseminadas nas práticas cotidianas, especialmente no tocante à formação da civilização na sociedade moderna ocidental, assinale a alternativa correta. 
a) O desenvolvimento do processo civilizador surge como um fenômeno descontinuado, não demostrando um caráter evolutivo pois cada indivíduo desenvolve-se de modo isolado na sociedade.
b) O modo de se alimentar, o cuidado de si, a relação com o corpo e as emoções em resposta às funções corporais não são produtos de um processo civilizador, de longa duração, por meio do qual se transmite aos indivíduos as regras sociais
c) Os estudos antropológicos demonstram que as emoções são inatas, tendo sua origem identificada nos homens primitivos e se manifestando de modo uniforme em todas as culturas modernas.
d) Os mecanismos de controle e de vigilância da sociedade sobre as maneiras de gerenciar as funções corporais correspondem a um aparelho de repressão que se forma na economia política da sociedade, sendo, portanto, exterior aos indivíduos. 
 
e) A ideia de civilizado foi construída ao longo do tempo sendo marcada pelo contexto onde os indivíduos estão inseridos. Cada sociedade desenvolveu formas distintas de responder às necessidades biológicas impostas aos seus indivíduos.
Questão 02 (2,0 pontos) NOTA 
Observe o gráfico a seguir, elaborado com base em dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que, em uma escala de a mede aprovação e desempenho escolar nas avaliações nacionais. O valor de referência considerado adequado é 6,0.
 O sociólogo Pierre Bourdieu sugeriu que, nas sociedades divididas em classes sociais, a escola contribui para a reprodução das desigualdades sociais. Isso acontece porque, nessas sociedades, além da desigualdade de base econômica, há mecanismos que promovem o acesso e a distribuição desiguais daquilo que ele denominou capital cultural.
Analisando o gráfico acima a partir da teoria de Pierre Bourdieu podemos afirmar corretamente que
a) a responsabilidade pelo péssimo desempenho dos estudantes das regiões periféricas se dá exclusivamente em função da baixa autoestima que tais estudantes acabam herdando do capital cultural ao que eles estão inseridos.
b) apesar da educação figurar como um dos elementos do capital cultural segundo Bourideu, esses dados não podem ser utilizados para fazer uma reflexão a respeito da qualidade de acesso à educação dos grupos avaliados.
c) como o gráfico demonstra, a situação econômica não teve impacto nos índices de desempenho educacionais, visto o bom desempenho das escolas em regiões periféricas.
d) o acesso a políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação em regiões periféricas pode ser apontado com um dos responsáveis pelo alto desempenho dos estudantes das escolas em região de favelas.
e) o baixo desempenho dos estudantes de escolas próximas a favela ou em favelas está relacionado a má distribuição do capital econômico que acaba impactando no acesso ao capital cultural.
Questão 03 (2,0 pontos) NOTA 
Nesse mundo em que eu vivo, com a carreira que eu tenho para administrar, os melhores momentos para se fazer bons contatos são as festas e os jantares, você sabe. Então, a gente tem que usar um pouco de sex appeal. Nada vulgar. É uma coisa de sedução fina. O importante é criar o clima certo. Não se trata de fazer do sexo uma arma para vencer na vida. Mas você está lá... Um empresário importante, disponível, decidido vem conversar... [...] Se esse homem que eu falei for com a sua cara e te chamar pra dar uma esticada num restaurante legal, de bom gosto, um vinhozinho da melhor qualidade, talvez até uma noite num hotel classe A, um homem bonito, elegante, empresário, rico... Você vai, se diverte, e depois pode até surgir uma boa oferta de trabalho. Eu é que não ia recusar.
SANT’ANNA, André. Questão Estética. Disponível em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?edicao_id=269&Artigo_ID=4218&IDCategoria=4785&reftype=2>. Acesso em 25/05/2012.
Ao analisar o texto sob a perspectiva do conceito de “violência simbólica” de Pierre Bourdieu é correto afirmar que
a) a violência simbólica ocorre pelo fato de ambos, a personagem e o empresário, fazerem parte de um mesmo estrato social, deste modo as desigualdades sócias não ficam evidenciadas.
b) ao não aceitar as regras de convivência no ambiente empresarial a personagem acaba por cometer um ato de violência simbólica contra aqueles que estabeleceram tais regras.
c) no texto fica evidente a resistência da personagem a uma prática de violência simbólica ao não ceder as pressões sociais em ter um determinado comportamento.
d) o comportamento descrito no texto demonstra uma prática natural no mundo empresarial, não podendo ser classificado como um exemplo de violência simbólica.
e) o texto apresenta uma situação de comportamento que, apesar de ser aceito pela personagem, acaba por configurar em um exemplo de violência simbólica.
Questão 04 ( 2,0 pontos) NOTA 
A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aosindivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Mas esse “nós” não passa a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. As funções e as relações interpessoais que expressamos com partículas gramaticais como “eu”, “você”, “ele” e “ela”, “nós” e “eles” são interdependentes. Nenhuma delas existe sem as outras e a função do “nós” inclui todas as demais. Comparado àquilo a que ela se refere, tudo o que podemos chamar “eu”, ou até “você”, é apenas parte.	
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. P.57.
O modo como as diferentes perspectivas teóricas tratam da noção de identidade vincula-se à clássica preocupação das Ciências Sociais com a questão da relação entre indivíduo e sociedade. Com base no texto e nos conhecimentos da sociologia histórica, de Norbert Elias, explique como se dá a relação indivíduo e sociedade.
Indivíduos constroem teias de interdependência que dão origem a configurações de muitos tipos: família, aldeia, cidade, estado, nações. Que por sua vez formam a sociedade.
Questão 05 (2,0 pontos) NOTA 
Pierre Bourdieu trata da cultura no sentido antropológico recorrendo a outro conceito, o “habitus”. Em sua obra O Sentido Prático, ele explica mais detalhadamente sua concepção do “habitus”. “Os habitus são sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações que podem ser objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor que se tenham em mira conscientemente estes fins e o controle das operações necessárias para obtê-los.”	
BOURDIEU, O Sentido Prático, 1980, p.88.
Considerando o texto e outros conhecimentos sobre a teoria de Bourdieu exemplifique o conceito de habitus.
Um sistema de disposições duráveis e intransponíveis que, exprime, sob a forma de preferências sistemáticas, as necessidades objetivas das quais ele é produto.

Continue navegando