Buscar

Prova de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação  2
Leia o texto a seguir:
“Uma das habilidades que muitos seres vivos possuem é a capacidade de comunicação. A capacidade de se comunicar refere-se à tentativa de um ser passar através dos sentidos, uma informação para outro ser. Assim pode-se definir que para existir uma comunicação são necessários um ser que se comunique (transmissor) e outro que receba a comunicação (receptor) e o meio onde ocorre a comunicação.
Não há uma certeza sobre como o ser humano criou a comunicação falada, mas acredita-se que tenha sido uma evolução de sons básicos que o ser humano fazia com a boca, como o fazem alguns primatas. Uma palavra é um conjunto de sons distintos feitos por um ser humano através de sua voz. A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas cordas vocais e é modificado pela boca, lábios e a língua. Esse estudo dos sons faz parte da gramática, mais especificamente, da fonética.
A gramática é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso correto. A gramática tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso. (...)
Tudo bem, a língua portuguesa tem suas regras, mas todos nós sabemos que nem sempre conseguimos segui-las. Com isso, falamos palavras erradas, gírias e outras características da linguagem informal. A linguagem informal não respeita a gramática completamente, ela é geralmente usada no dia a dia, quando temos intimidade com uma pessoa ou quando estamos conversando naturalmente.”
(Disponível em: https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Formação_Básica/Língua_Portuguesa/Língua_escrita_e_língua_falada. Acesso em 08/12/2019).
Após a leitura do texto, indique quais das características seguintes pertencem à linguagem falada informal:
 É espontânea; afasta-se da norma na construção sintática.
Questão 2 de 5
Leia o texto “Sketchs,” de Luis Fernando Veríssimo, e observe os níveis de linguagem:
Sketch - Dois homens tramando um assalto
“– Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho.
Engrossou, enche o cara de chumbo. Pra arejá.
– Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
– Tá com o berro aí?
– Tá na mão.
Aparece um guarda.
– Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
– Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hengel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
– Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
– O berro, tá recheado?
– Tá.
– Então vamlá!”
(Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Estado de S. Paulo, 08 mar. 98.)
Observamos a ocorrência do uso de diferentes níveis de fala (norma culta e popular). Em relação ao texto é correto afirmar:
 - No texto de Veríssimo, nota-se que os dois ladrões dominam a variante culta e a variante coloquial do português.
Questão 3 de 5
“Linguagem, língua e fala são conceitos que há muito circundavam os estudos da linguística. Desde a gramática comparada já se falava neles, mas não havia uma distinção entre os mesmos. Foi somente com Saussure, no início do século XX, que os mesmos foram definidos e constituídos de forma que conseguíssemos notar limites que os separavam, e os conceituavam.” (LIMA, T. R. S. A constituição e desconstituição dos termos linguagem, língua e fala de Saussure. In: Estudos linguísticos. São Paulo, jan-abr, 2013, p. 421.
Analise as afirmativas sobre os conceitos de linguagem, língua e fala:
I. Linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior.
II. A língua é ao mesmo tempo um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.
III. A fala é uma função não instintiva, mas adquirida, uma função de cultura. A fala é um ato individual de vontade e inteligência.
Está correto o que se afirmar em:
 - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 4 de 5
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. Em outras palavras, só existirá sentido no texto se as informações nele contidas estiverem interligadas por uma noção lógica, se forem coerentes. Portanto, o que o intérprete procura num texto, é o seu sentido ou a sua lógica interna, que, em última instância, se liga a uma lógica maior e externa que aqui chamamos de conhecimento do mundo.”
(Disponível em: file:///E:/Documentos/Downloads/Dialnet-CoerenciaTextualConhecimentoDoMundoEIntertextualid-4925637.pdf. Acesso em 07/12/2019.
A partir das ideias do texto acima, percebe-se que coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Dessa forma, analise as alternativas a seguir e marque a frase que apresenta coerência:
O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso.
Questão 5 de 5
“Escrever é a ação de representar palavras ou ideias com letras ou signos em um papel ou qualquer outra superfície. Chamamos de escrever ao exercício da escritura com o propósito de transmitir ideias, relatar um tratado, documento ou texto de ficção, traçar notas e signos musicais, inscrever dados ou qualquer outra ação de transposição de letras e símbolos em uma superfície dada. A história da escritura como sistema de representação gráfica de uma língua se refere a 4.000 a.C. É a composição de um código de comunicação verbal através de signos gravados ou desenhados sobre um suporte que pode ser um papel, um muro, uma tábua e até um dispositivo digital como um computador. Assim, a escritura se corresponde como uma língua ou idioma, compartilhado por uma ou mais pessoas que podem interpretar ideias e conceitos modelados no ato de escrever.” Disponível em: https://queconceito.com.br/escrever. Acesso em 08/12/2019.
Em relação à escrita é correto afirmar:
B - Escrever com clareza, coerência e correção é fundamental para que o escritor seja bem compreendido.

Continue navegando