Buscar

Trabalho_EstudoDeCaso_Big Data_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS
Estudo de Caso
Aluno: Daniel Mendes Guedes
Trabalho da disciplina
Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R 
 Tutor: Prof. Andre Luiz Braga 
Brasília/DF
2020
1
MONSANTO: AGRICULTURA DIGITAL E BIG DATA 
Referência: 
Start Agro. Por que a Monsanto aposta na Agricultura Digital e no Big Data.
http://www.startagro.agr.br/por-que-monsanto-aposta-na-agricultura-digital/, acessado em 04/08/2020.https://blog.under.com.br/6-casos-de-sucesso-do-uso-do-big-data-por-empresas/, acessado em 04/08/2020. https://computerworld.com.br/2013/10/02/monsanto-paga-quase-us-1-bi-por-empresa-de-big-data/, acessado em 05/08/2020.
https://forbes.com.br/last/2018/05/monsanto-nomeia-rodrigo-santos-como-lider-de-crop-science/#:~:text=Monsanto%20nomeia%20Rodrigo%20Santos%20como%20l%C3%ADder%20de%20Crop%20Science%20%7C%20Forbes%20Brasil, acessado em 06/08/2020.
	No estudo realizado sobre Organizações que passaram a utilizar tecnologias relacionadas a Big Data, podemos encontrar diversos casos de sucesso e inovação. Para o desenvolvimento do Trabalho foi selecionada a Organização Monsanto, uma gigante mundial do setor de agronegócios que em outubro de 2013 pagou a fortuna de US$ 930 milhões para adquirir uma empresa no mercado de Big Data e que fornece análise de dados sobre clima para ajudar agricultores a cultivar produtos de forma mais eficaz.
A Monsanto aproveita a análise de dados para elaborar projetos de plantio. A empresa ajuda os agricultores com informações sobre sementes, quanto, onde e quando plantar. Ela usa a ciência dos dados para fazer as recomendações para o plantio. Através de modelos matemáticos e estatísticos eles conseguem planejar os melhores momentos e locais para cultivar as plantas conforme suas características. Com isso eles conseguem maximizar o rendimento e reduzir a utilização da terra. Seu algoritmo de aprendizado de máquina atinge mais de 90 bilhões de pontos de dados em dias, em vez de semanas ou meses. 
Entre as questões que norteiam a adoção das tecnologias pela Monsanto vêm seu histórico inovador. Há cerca de 20 anos a empresa provocou a revolução no campo com a Biotecnologia e introdução dos Grãos Transgênicos, fruto de Pesquisa & Inovação. Agora o próximo avanço é a Revolução Digital no Campo e o Big Data. No entendimento da empresa a Agricultura Digital aglutinará todos os demais avanços já obtidos no campo nos últimos 50 anos e ajudará os produtores rurais a tomar decisões com base em dados estatísticos e outros critérios de alta precisão.
Com essa enorme massa de dados, a Monsanto consegue recomendar aos agricultores (seus fornecedores) qual a melhor data para plantar, a semente a usar, a adubação a ser feita, entre outras decisões. Os produtores podem monitorar em tempo real, as maquinas, produtividade e uma porção de características que influenciam na safra, podendo intervir antes da ocorrência de um problema.
Por aqui no Brasil a Plataforma ainda está em desenvolvimento e entre as principais dificuldades enfrentadas em nosso país é a precária infraestrutura de transmissão de dados, sobretudo nas áreas rurais. Para driblar esse desafio a empresa instalou componentes nas plantadeiras e colhedeiras para coletar as informações e depois transmiti-las para os aplicativos.
A Monsanto está sempre a busca de parceiras com outros desenvolvedores e no mundo acadêmico atrás de soluções inovadoras para os problemas que surgem. Para a empresa é uma oportunidade “a vantagem, na era digital, que as soluções avançam com muita velocidade”, acredita rodrigo santos, chefe da Monsanto América do Sul. De fato, as soluções tecnológicas estão cada vez mais rápidas inclusive em infraestrutura e soluções cada vez mais baratas.
Apesar do tamanho e valores da empresa Norte americana Monsanto, hoje propriedade da alemã Bayer, a concorrência é acirrada no setor agrícola mundial. A expectativa é de que em 20 anos, a população da Terra precisará de 55% mais alimentos do que consegue produzir hoje com a mesma quantidade de recursos. nessa esteira a Monsanto faz projeção de que 95% da expansão de produção será proveniente do uso de inovação e tecnologia e somente 5% virão de novas áreas agricultáveis.
Como conclusão é possível perceber que a implantação e a adoção de tecnologias relacionadas a Big Data, trouxe para a Organização oportunidades e benefícios trazidos pelo uso adequado da informação. Atualmente é possível comprovar de forma fácil que a utilização de Big Data é algo que traz mais eficiência as Organizações. As decisões tomadas a partir de inteligência analítica irão revolucionar o mundo e nossos meios de produção, assim como fez com a Monsanto.