Buscar

RESUMO PROVA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Da Disciplina Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem.
1. Foi na I da de Média que a escola tornou -se responsável pela educação, ou seja, um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações , atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade De pois deste período, as escolas passou por diversas transformações , sendo que a mais rele vant e foi a tendê nc ia à universalização. Sobre esta fase, assinale a alternativa CORRE TA: 
a) A universalização busca desempenhar as funções da saúde, da clínica e das organizações sociais na escola. 
b) A tendência à universalização preconiza que as escola deve atender a todas as crianças da sociedade. 
c) A tendência à universalização prevê que a escola atenda exclusivamente a crianças com necessidades inclusivas. 
 d) A escola pôde desempenhar suas funções de maneira individual
2. A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar propostas por Del Prette (19 99 ), analise as sentenças a seguir: 
 I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os set ores da unidade escolar. 
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos , de acordo com a CLT. 
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais . 
IV - As s es s orar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais , orientação profissional e p reparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas , criatividade etc . 
 FONTE: DEL P RE TTE , Z. A . Psicologia, educação e L DB : no vos desafios para velhas questões? In: GU ZZO, 
R. S.L. (Org.) Psicologia escolar: L DB e educação hoje. Campinas, São Paul o: A línea, 1999, p. 11 -34. 
 Assinale a alternativa CORRE TA : 
a) As sentenças II e I I I estão corret as. 
b) As sentenças I, III e IV es tão corretas. 
c) Somente a sentença IV está correta. 
d) Assentenças I, II e II I estão corretas .
3. A psicologia escolar pode ser considera da um a área de concentr ação da psicologia relacionada à formação do psicólogo e ao contexto educacional a que est e profissional pertence. Além do seu local de trabalho, este profissional é definido pelo seu comprometimento com as questões teóricas e práticas da área de atuação. Diante disso, sobre a psicologia escolar, assinale a alternativa COR RE TA : 
a) Decide, junto à direção da escola, sobre as atividades comemorativas a serem trabalhadas. 
b) O psicólogo escolar é responsável pela seleção de professores e diretores que compõem o corpo docente da escola. 
c) Ajuda os professores a elabora r a programação de suas aulas e sugere conteúdos a serem trabalhados. 
d) Auxilia na compreensão do desenvolvimento infantil e nos processos de aprendiz agem do aluno. 
4. A presença dos pais ou cuidadores durante a vida es colar da criança é de grand e significado. Entretanto, algum as atitudes dos pai s ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, t ais como preocupação excessiva, levando a comportamentos ansiosos ou indiferença e d es c as o, podem ser causas de alguns problemas escolares. Agora, assinale a alternativa COR RE TA : 
a) Mais do que estruturas cerebrais , o i d, ego e superego são a base do desenvolvime nto humano para a psicanálise. 
 b) As questões referentes à sexualidade são secundárias ao desenvolvimento humano. 
c) O superego é revelador dos impulsos sexuais que permanecem latentes . 
d) As relações afetivas estabelecidas nos primeiros anos de vida são fundamentais para o e equilíbrio emocional futuro.
5. O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências , é um elemento crítico e questionador de valo res. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. S obre o exposto, as s inale a alternativa CO R RE TA: 
a) O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir s eu conhecimento e suas ideias aos alunos . Cabe a ele prepará-los e incentiva l os à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho. 
b) O professor, antes de qualquer coisa, é um a pessoa de influência sobre outra pessoa, num relacionamento profundo, de compreensão, aceitação e mútuo respeito, levando sempre em conta a liberdade interior e a personalidade do outro. 
c) O papel do professor é prioritariamente afetivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais.
d) A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar e social é seletiva, ao passo que a da escola visa a determinados tipos de aprendizagem, que inexistem na comunidade.
6. A criança tem conhecimento do mundo a partir de sua inserção na sociedade, pois , à medida que seu desenvolvimento permitir, faz com que ela interaja com as pessoas, observando os acontecimentos ao seu redor, compreendendo instruções e assimilando o que é correto ou incorreto. Agora, assinale a alternativa CORRE TA:
 a) Ao estudar as fases do desenvolvimento humano, percebe -se a evolução intelectual e na estrutura cerebral das pessoas ao longo do ciclo vital. 
 b) Ao longo do desenvolvimento humano, ocorrem mudanças no comportamento, no jeito de andar da criança, no vocabulário e nas horas de sono. 
 c) A partir dos estudos sobre desenvolvimento humano, é possível compreender como se dá o desenvolvimento embrionário do bebê. 
 d) O desenvolvimento humano propicia a compreensão dos fatos do cotidiano ocorridos no dia a dia das pessoas.
7. É possível a firmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina -ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação, em que um dos objetivos são os processos de mudanças significativas para o aluno. Diante desta afirmativa, analise as sentenças a seguir: 
 I- A psicologia da educação promove apenas o professor nos aspectos etiológicos da profissão. 
II - A psicologia da educação é inútil quando é colocada em ambiente não escolar. 
III- A psicologia da educação promove constantemente as situações estáveis entre sujeito e objeto. 
IV - A psicologia da educação adapta as pesquisas psicológicas em consonância com o comportamento humano. 
 Agora, assinale a alternativa C OR RE TA:
a) As sentenças II I e IV estão corretas .
b) As sentenças I e II es tão corretas. 
c) As sentenças I e II I es tão corretas. 
d) Assentenças I e IV estão corretas . 
8 Diante da incógnita existente sobre como funciona os processos de aquisição de conhecimento, os docentes devem entender que seus alunos possuem um cérebro que está absolutamente desenhado para aprender, ou seja, que procura significados naquilo que faz, buscando sentido e padrões para compreender as informações. Diante desta observação, analise as sentenças a seguir: 
 I- Desde o seu nascimento, o sujeito começa a aprender de forma abstrata. Contudo, a partir do condicionamento
de seus pais e/ ou professores, começa a adquirir as formas de conhecimento propriamente dito. 
II- O contato visual também é um instrumento para adquirir conhecimento. 
II I - Os aspectos sociais não ser vem c om o objetos de aprendizagem. 
IV - Os aspectos de aprendizagem autônoma são um a pseudoteoria. 
 Agora, assinale a alternativa C ORRE TA : 
a) As sentenças I e II I estão corretas . 
b) As sentenças I e IV estão corretas . 
c) As sentenças II e III estão corretas . 
d) As sentenças I e II estão corretas.
9 Foi na Idade Média que a escola tornou -se responsável pela educação, ou seja, um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. Agora, assinale a alternativa COR RE TA: 
 a) A escola pôde desempenhar suas funções de maneira individual ou em equipe multidisciplinar, atendendo às pessoas em todas as fases do ciclo vital. 
 b) O profissional de Psicologia é habilitado para trabalhar apenas nas áreas da saúde, clínica, escolar e organizações. 
c) O psicólogo tem o dom de ler os pensamentos e prontamente detectar os traumas dos pacientes. 
d) No Brasil, a Psicologia é reconhecida por lei desde 1 982, devendo o profissional ser graduado na área e ter registro no seu respectivo Conselho Regional.
10. A educação não formal passou a ter destaque a partir dos anos 9 0, em que se passou a valorizar os processos de aprendizagem em grupo e um a nova cultura organizacional começou a ser pensada, sendo que a educação não formal foi classificada em quatro campos com áreas de abrangência. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 ( V ) O primeiro campo refere -se à aprendizagem política dos direitos dos cidadãos, bem como à conscientização do indivíduo para c om seus interesses e meio social em que vive. 
( V) O segundo campo trata de com o o indivíduo torna -se apto ao desenvolver potencialidades por meio da 
aprendizagem por meio de capacitações para o merca do d e trabalho. 
( V ) O terceiro campo prioriza o trabalho de grupo, visando às necessidades coletivas , ou seja, ao bem -es t a r da comunidade. 	
( F ) O quarto campo tem por destaque a aprendizagem autônoma, ou seja, o que o individuo consegue aprender por ele próprio sem a mediação do outro. 
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência C ORRE TA: 
a) V - F - F - V. 
b) F - F - V - F. 
c) V - V - V - F. 
d) F - V - F - V
11. O construtivismo é a forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento e, por consequência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais na educação propondo que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado. A partir deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
(V) O método construtivista enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rotada aprendizagem.
(V) O construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo.
(F) A teoria não publicou cientificamente que a aprendizagem age como um processo de construção dos conhecimentos.
(F) Não há comprovação de que o aluno pode participar de seu processo de aprendizado em conjunto com o professor regente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F – V
12. O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O teórico construtivista Jean Piaget organizou sua teoria do desenvolvimento em quatro estágios. Quanto aos estágios do desenvolvimento e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sensório motor.
II- Pré-operatório.
III- Operatório concreto.
IV- Operatório formal.
( I ) Está relacionado a este estágio coordenação motora, organização das percepções e inteligência prática, que se referem ao movimento e percepção de objetos.
( II ) Nesta fase, surge a linguagem oral, pensamento egocêntrico e dependente da percepção imediata.
( III )Pensamento lógico e reversível, diminuição do egocentrismo e noção de operações matemáticas.
( IV ) Construção da autonomia, capacidade de abstração, pensamento hipotético dedutivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - II - I - IV.
b) II - I - IV - III.
c) I - II - III - IV.
d) I - III - IV - II.
13. Atualmente, a dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem mais comentadas, sendo também um dos termos mais utilizados por profissionais das áreas da educação e saúde. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Estudiosos do ramo da medicina afirmam que o principal fator que desencadeia a dislexia é genético.
(V) As crianças disléxicas apresentam dificuldades de leitura e escrita, no mais são crianças saudáveis.
(V) A leitura de um disléxico é entrecortada, com omissões e inversões de sílabas, chegando a pular linhas.
(F) A criança disléxica lida naturalmente com essa dificuldade, pois dificilmente apresentará qualquer sintoma de ansiedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - F - F - V.
 d) V - V - F - F
14. A dislalia consiste na má articulação dos fonemas, ou seja, referente à forma como estes sons são emitidos. Sua origem é de ordem orgânica e trata-se de falhas na articulação das palavras. Sobre as causas da dislalia, analiseas seguintes opções:
I- Crianças que mamaram no peito por pouco tempo.
II- Uso prolongado de chupeta ou mamadeira.
III- Perda precoce da primeira dentição.
IV- Crianças com quadro de desnutrição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções II e IV estão corretas.
 b) As opções III e IV estão corretas.
 c) As opções I e III estão corretas.
 d) As opções I e II estão corretas
15 A escola também sofreu as transformações pertinentes ao longo dos acontecimentos da história, sem deixar de ser uma instituição social complexa e de importância, no que tange à mediação entre o conhecimento, a sociedade e o indivíduo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A escola, como local próprio e dotada de pessoas especializadas na transmissão de conhecimento, era destinada somente aos filhos de famílias mais abonadas, na Idade Antiga.
II- A escola passou por significativas transformações, podendo considerar a mais importante a tendência à universalização, ou seja, a escola deixaria de ser de poucos para servir a todos. 
III- A chegada da industrialização trouxe para a escola as crianças que antes eram educadas por seus pais, pois naquele momento os pais estavam impossibilitados de fazê-lo. 
IV- Atualmente, a escola ainda desempenha este importante papel, o de educar e de ensinar. A família provê apenas cuidados relativos à saúde e à nutrição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas
16 O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem a auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe
a ele prepará-los e incentivá-los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
b) A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar não é relevante. É o conhecimento aplicado pela escola que verdadeiramente importa.
 c) Para que alguém aprenda, é necessário que queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso, é muito importante que o professor saiba incentivar os seus alunos.
 d) O papel do professor é prioritariamente consultivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais
17. Cada estágio do desenvolvimento é caracterizado por um conjunto de estruturas mentais e cognitivas, utilizadas pelos indivíduos, a fim de organizar intelectualmente o meio em que vivem. Um desses estágios é denominado de operações concretas e foi muito estudado por Piaget. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Neste período, a criança apresenta um pensamento organizado, assimilativo e integrado.
(V) A criança relaciona-se com o mundo de uma forma organizada, utilizando-se da lógica da realidade.
( F ) No que condiz às relações, a criança continua em um estágio imaturo.
( V ) A lógica e o raciocínio são construídos através da manipulação de objetos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - F - V.
 b) F - V - V - F.
 c) V - F - F - V.
 d) V - V - F - V
18. A criatividade é uma das funções psicológicas superiores, podendo este processo criativo, de acordo com a psicologia do desenvolvimento, ser ensinado. Sobre o conceito de criatividade, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Os aprendizes de hoje devem ser capazes de definir problemas com precisão e separar a informação disponível de que precisam para propor soluções factíveis.
 b) O processo de criatividade deve ser intencional e objetivamente desenvolvido.
 c) Os ambientes físicos ilimitados em espaço e elementos, principalmente os naturais, com poucas possibilidades de manipulação, são fatores determinantes na inibição da criatividade.
 d) O ato criativo das pessoas são as atitudes, as motivações, as capacidades e as habilidades mentais e características pessoais
19 Para despertar a atenção na aprendizagem, há três funções do sistema atencional (controle, seleção e vigilância). Para tanto, os professores precisam auxiliar os alunos a seguir certos princípios. Diante disto, analise as sentenças a seguir:
I- Evitar que os alunos fiquem muito motivados durante a realização das atividades.
II- Envolver de forma efetiva os alunos durante a realização das atividades.
III- Apresentar, de forma intencional, os materiais de aprendizagem.
IV- Procurar iniciar os exercícios sempre pelos problemas mais complexos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas
10. Um dos teóricos mais conhecidos na área da educação é Henri Wallon. Sua teoria propõe um novo olhar para a relação estabelecida entre professores e alunos. Com relação à teoria de Wallon, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F) Wallon propôs a Teoria da Sexualidade para explicar os comportamentos desajustados das pessoas.
( V ) A afetividade se faz bastante presente na teoria de Wallon, uma vez que contribui para a relação interpessoal por meio da emoção.
( V) A inteligência se desenvolve ao longo da vida do indivíduo como um ser completo: social, afetivo, cognitivo e motor.
( F ) Para Wallon, o desenvolvimento humano ocorre pela interação entre os biossistemas nos quais a pessoa está inserida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - V - F.
11. (ENADE, 2014) Vygotsky (1989) descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
FONTE: VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
 a) Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta, caso não consigam obtê-la.
 b) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
 c) Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
 d) Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem
12. (ENADE, 2005) Uma estudante do Curso de Pedagogia observa, durante o estágio, uma criança utilizando um cabo de vassoura para puxar seu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento, destacando o que corresponde àquela situação, a fim de registrá-la no relatório sobre a criança. Embora vários aspectos do desenvolvimento estejam presentes na situação descrita, qual é o predominante?
 a) Físico-motor.
 b) Intelectual.
 c) Cultural.
 d) Social.
 Discursiva: A todo momento, os professores passa m por situações que precisam ser analisadas em sala de aula. Usamos o seguinte exemplo : O professor, ao receber sua turma, realiza uma análise do grupo e verifica que neste grupo encontra m- s e crianças com 
Distúrbios de aprendizagem. Diante deste quadro, disserte sobre como o professor deve posicionar- se frente à presença de crianças com distúrbios de aprendizagem e seus encaminha mentos. Resposta Esperada: 
Todo professor, ao verificar que entre seus alunos encontra - se uma o u mais crianças 
com distúrbios de aprendizagem, deve entrar e m contato com a equipe gestora, os pais e buscar auxílio para a obtenção de referências com relação ao grau deste distúrbio. Pesquisar os materiais que necessitar á utilizar com estes alunos, adapta r a sala para que a criança sinta -se acolhida e conversar com os de mais colegas da sala, repassando a necessidade de auxiliar este colega em suas atividades, bem como buscar a compreensão e a harmonia. Em muitas escolas, encontramos o psicólogo, que auxilia no desenvolvimento dos trabalhos com a criança.Já a maioria das escolas não possui este profissional, ficando a cargo do professor realizar ou desenvolver trabalhos que auxilie m a criança em seu processo de aprendizagem. O professor precisa, neste caso, ser criativo e buscar na administração da escola auxílio na criação de materiais de apoio pedagógico
Discursiva: Provocar interesse, curiosidade, entusiasmo, vontade de pesquisa, estímulo, amor 
pelo conhecimento, problematização do conteúdo são estratégias que contribuem 
para o processo educacional e que dever ia m ser mais empregadas na prática docente. 
A motivação é um tema presente em sala de aula. Está relacionada ao incentivo e à 
disposição em aprender. N este sentido, descreva motivação intrínseca e extrínseca. 
Resposta Esperada: 
Motivação intrínseca: está ligada ao desejo de aprender. O indivíduo encontra razões 
dentro de sua satisfação pessoa l e m ampliar os seus conhecimentos. A motivação 
intrínseca está efetivamente ligada à aprendizagem real, ou seja, significativa e 
construtiva. 
Motivação extrínseca : par te de fatores e estímulos externos que despertam o interesse 
do indivíduo. São fatores externos ao próprio conteúdo a ser aprendido. Pode se r 
motivado por recompensas ou metas externas. O efeito desse interesse pode se r
passageiro, fazendo com que o aluno se envolva menos com os conteúdos acadêmicos.
 13 A escola é uma instituição complexa. As sociedades atuais acumularam muito conhecimento, mas ainda há muito a
se conhecer. Sobre as funções da escola com relação às crianças, conforme Derval (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Manter as crianças ocupadas, enquanto seus pais estão em suas atividades.
II- Colocá-las em contato com outras crianças, ensinando-lhes condutas sociais.
III- Fazer com que adquiram habilidades como ler e escrever.
IV- Submetê-las a provas que servem de seleção para a vida profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DERVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas
15 O psicólogo inserido na escola parte do princípio de que educar significa auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de Suas potencialidades, bem como acompanhá-lo em seu processo de transformação. No que tange à atuação do psicólogo na escola, podemos dizer que:
 a) Seu trabalho é de caráter preventivo, procurando integrar, informar e favorecer a dinâmica das relações sociais.
 b) Diagnosticar casos ligados a dificuldades de aprendizagem é a principal atividade deste profissional na escola.
 c) Prestar auxílio à equipe de gestão está fora das atividades que este profissional deve cumprir na escola.
 d) A direção da escola deve estar consciente de que o psicólogo é um profissional que trabalha de forma isolada
16 O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem a auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe a ele prepará-los e incentivá-los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
 b) A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar e social é especial, ao passo que a da escola visa apenas poucos e determinados tipos de aprendizagem, que inexistem na comunidade.
 c) Um fator decisivo no processo da aprendizagem é a motivação. Não poderá haver, por parte do professor, direção da aprendizagem, se o aluno não estiver motivado, se não estiver disposto a despender esforços.
 d) O professor, antes de qualquer coisa, é uma pessoa de pouca influência sobre outra pessoa. Seu papel não é de destaque na aprendizagem A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar.
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos, de acordo com a CLT.
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive
relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais.
IV- Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, orientação profissional e preparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade etc.
FONTE: DEL PRETTE, Z.A. Psicologia, educação e LDB: novos desafios para velhas questões? In: GUZZO,
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas
17 A primeira infância é o momento áureo da criança, ou seja, um dos momentos mais importantes da sua vida, e a afetividade tem papel decisivo em todo o seu processo de desenvolvimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v ) A criança, desde o seu nascimento, é dependente de seus pais, logo, os processos afetivos são anteriores a qualquer tipo de comportamento de outra natureza.
( f ) A criança é um ser independente desde o seu nascimento na aquisição de conhecimento.
( v ) A influência afetiva dos pais nos primeiros dias de vida da criança é essencial para que ela se adapte ao meio em que reside.
( v ) A afetividade expressa pelos pais permite o desenvolvimento da criança de forma constante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) F - V - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - V - F - V.
A Psicologia Escolar vem sendo considerada até agora como uma área secundária da 
Psicologia, vista como relativamente simples, não requerendo muito preparo, nem 
Experiência profissional. Assim, a atuação do psicólogo na escola não se limita ao 
diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis, tampo á 
fazer psicoterapia. O psicólogo escolar trabalha com a equipe da gestão escola r. Não 
há motivo s para que os professores tenham receio do trabalho do psicólogo, muito 
me nos para que se contraponham a ele ; a fina l, seu objetivo é contribuir com o 
processo de aprendizagem. Desta forma, escreva uma redação com o tema : 
AS AÇÕES QUE O PSICÓLOGO REALIZA NO CONTEXTO ESCOLAR. 
 R: O psicólogo inserido no contexto escolar auxilia na elaboração, implementação e 
avaliação permanente do projeto pedagógico, sendo que seu trabalho é norte ado por 
objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar. Ampara na 
execução de instrumentos e procedimentos, a fim de avaliar os alunos, quando 
solicitado, de acordo com o projeto pedagógico da unidade escolar. A este profissional 
cabe, também, auxiliar na preparação de programas de ensino para as atividades 
regulares de sala de aula, no que tange ao atendimento e à integração de pessoas com 
deficiência, bem como desenvolver e acompanhar programas complementares para os 
cuidadores de alunos portadores de necessidades educativas especiais. Desenvolver 
projetos educativos, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, 
orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade, orientação 
profissional e preparação para o trabalho et c. também são atividades que competem ao 
psicólogo. Avaliar e intervir sobre a qualidade das interações de sala de aula, para que 
as relações professor- aluno , entre alunos e dos alunos com outros agentes educativos 
sejam melhor aproveitadas. Auxiliar no desenvolvimento e na condução de programas 
para os responsáveis pelas crianças/ jovens, a fim de promover condições de 
aprendizagem e desenvolvimento integral do aluno; trabalhando na prevenção de 
deficiências funcionais. No que condiz ao corpo docente e técnico, participar na 
orientação, treinamento e desenvolvimento técnico - profissional dos educadores, 
diagnosticar e encaminhar problemas relacionado s às queixas escolares.
17 Motivação ou incentivo não são sinônimos, pois o segundo processo consiste em propiciar
situações que despertem, no aprendiz, os motivos para iniciar e manter o processo da
aprendizagem, enquanto que a motivação é um processo biopsíquico, ocorrido no interior do
indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica da motivação
intrínseca:
 a) Desejo interno de aprender.
 b) Efeito passageiro.
 c) Estar motivado por recompensas.
 d) Motivação externa
18 A palavra psicopedagogia reúne em uma única
palavra duas grandes áreas de atuação: psico
(psicologia) e a pedagogia. Até muito recentemente, a psicopedagogia era uma especialização
para psicólogos e pedagogos para a atuação clínica e escolar em questões de dificuldades
ligadas à educação. Assim, avaliar o problema, a dificuldade de aprendizagem através das
técnicas específicas da área e para trabalhar para que o problema seja superado, interpretando
o processo de aprendizagem, verificando o que está por trás da linguagem, da organização do
universo de significações, de representações, de desejo, daquele que não aprende" é tarefa do:
 a) Psicólogo escolar.
 b) Professor.
 c) Psicólogo.
 d) Psicopedagogo
A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao
encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar,
propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Analisar e propor alternativas de reestruturação das relações funcionais entre os setores da
escola, promovendo maior participação de todos nas tomadas de decisões e na avaliação e
monitoramento das ações e resultados.
II- Avaliar e intervir sobre a qualidade das interações de sala de aula, para que as relações
professor-aluno, entre alunos e dos alunos com outros agentes educativos sejam melhor
aproveitadas.
III- Analisar e dinamizar os espaços e os eventos educativos da escola, visando à melhor
exploração educativa, superando o ritualismo das ações e arranjos ambientais.
IV- Desenvolver e conduzir programas para as crianças/jovens, para promoção de condições
de aprendizagem e de desenvolvimento parcial do aluno e na prevenção de deficiências
funcionais, bem como programas complementares para os cuidadores de alunos portadores de
necessidades educativas especiais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas
19 A palavra aprendizagem nos remete a pensar que se trata unicamente do aprendizado escolar,
ou seja, acadêmico. Contudo, há vários tipos de aprendizagem, devemos analisar a
aprendizagem humana em seu conjunto, pois os indivíduos aprendem de maneiras muito
diferentes, em função de seus interesses, de suas possibilidades e das situações em que se
encontram. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A prática da vida.
II- Valores e a vivência social.
III- Costumes e significados sociais.
IV- Teorias científicas e o estudo do comportamento social.
( IV ) Atividades acadêmicas.
(II) Respeito à pessoa idosa.
( I) Fazer um sanduíche.
( III ) Festa de família.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - II - I - IV.
 b) IV - II - I - III.
 c) I - IV - III - II.
 d) II - I - IV - III.
20 A psicologia escolar pode ser considerada uma área de concentração da psicologia relacionada
à formação do psicólogo e ao contexto educacional a que este profissional pertence. Além do
seu local de trabalho, este profissional é definido pelo seu comprometimento com as questões
teóricas e práticas da área de atuação. Diante disso, sobre a psicologia escolar, assinale a
alternativa CORRETA:
 a) Decide, junto à direção da escola, sobre as atividades comemorativas a serem trabalhadas.
 b) O psicólogo escolar é responsável pela seleção de professores e diretores que compõem o
corpo docente da escola.
 c) Auxilia na compreensão do desenvolvimento infantil e nos processos de aprendizagem do aluno.
 d) Ajuda os professores a elaborar a programação de suas aulas e sugere conteúdos a serem trabalhados.
QUESTÃO 
1. A partir da Idade Média, sentiu - se a necessida de d e se cr iar u m lug ar e specífico p ara qu e o con hecime nto f osse d isseminad o p or inter mé dio de p essoas e specia liza das. Assim, a e scola fo i sen do d esen volvida co mo uma instituição espe cializada , qu e at end ia ao s filhos da s famílias b ur gue sas. A pa rtir do sécu lo XIX, a esco la co me çou a atra vessar diver sas tr ansfor ma ções, co mo , po r exe mp lo, a u niversa lizaçã o, ou se ja , e sta in stituição d ever ia ate nde r a tod as a s cr ia nça s da socied ade . Ne ste se ntido , escr eva uma r edaçã o co m o 
tema: OS MOT IVO S QUE CO NT RIB UÍRA M PAR A AS TRA NSFORMAÇÕ ES NA 
ESCO L A. 
RESPOS TA ESPE RAD A : 
N os séculos XIX e X X, grandes mudanças aconteceram de vido ao desenvolvimento da industrialização, como, por exemplo, de vido à transferê nc ia do loc a l de t rabalho da casa para fábrica. As casa s tornaram- se um espaço privativo, o u seja, tornara m- se suas residências. Através dessa mudança, p rec isara m co nst r uir vias p úb lica s para os tra nspor tes coletivos levarem os trabalhadores até o loca l do t raba lho o u de s ua res idê ncia. A ss im, essa muda nça tro uxe co nseq uê nc ia s para a fa mília , q ue não t inha ma is co nd ição so zinha de or ie nta r se u filho pa ra o t raba lho e a vida soc ia l. E ra prec iso entre gar essa função a uma inst ituição q ue so ube sse ed uca r, não ma is par a a vida pr ivada, do c írc ulo fa mil iar e do traba lho case iro, mas para o traba lho q ue se e nco ntra va no â mb ito d a vida p úb lica, c ujas r e gras, le is e rotinas ia m a lé m do s co nhec ime nto s adquir ido s pe la fa mília . A es co la tor na va - se, ass im, e sta inst it uição espec ia lizada. Toda essa muda nça na soc ied ade, na fa mília, co m a Re vo lução I nd ust r ia l, e xigiu do traba lhador um ap re nd izado da tec no lo gia, le va ndo no vas funções pa ra a esco la, co mo a de preparar o ind ivíd uo para o traba lho, for necer- lhe os co nhe c ime ntos bá s icos da língua e do cá lc ulo. A esco la ga nho u impor tâ nc ia e a mp lio u s ua s funções. 
QUESTÃO
Se refletirmos sobre o conceito ?inteligência?, podemos compreendê-la como um aspecto própriodo sujeito, bem como as apropriações do meio cultural vivenciado por ele. A inteligência torna-seum processo mutável, à medida que o sujeito conhece, assimila e transforma as informações do mundo no qual está inserido. Neste sentido, discorra sobre a contribuição dos autores Piaget e Vygotsky sobre o estudo da inteligência.
Resposta Esperada:
Os autores Piaget e Vygotsky estudaram o conceito inteligência e contribuíram com suas concepções sobre o assunto. Para esses autores, a inteligência apresenta-se como processo dinâmicoe construído na interação do sujeito e da cultura, com seus sistemas simbólicos. Para Piaget, era possível construir a inteligência na relação da ação do sujeito com o objeto, sobre a realidade que o cerca. Considera relevante o processo e não o fim. Já para Vygotsky, a inteligência pode ser aprimorada a partir de novas aprendizagens que o sujeito vai construindo através de novos elemento
QUESTÃO
Com o passar do tempo, os papéis do psicólogo educacional, psicólogo escolar e psicopedagogo foram sendo definidos, e cada profissional foi conquistando seu espaço na escola. A partir da década de 80, a psicopedagogia tornou-se uma área forte no âmbito educacional. Qual a formação e atribuições do psicopedagogo?
Resposta Esperada:
A psicoped agogia pode ser exercida por pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de Letras com especialização em psicopedagogia. Os psicopedagogos analisam, id entificam e, quando necessário, intervêm quanto aos processos que dificultam a aprendizagem.
QUESTÃO
A escola surgiu para transmitir habilidades instrumentais, produto da acumulação cultural, como a escrita e a leitura, mas foi passando cada vez m
ocupar-se do conhecimento científico, que é o conhecimento abstrato, baseado em princípios gerais. Neste sentido, muito se fala sobre o tradicional seu método e modelo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre as características da escola tradicional.
Resposta Esperada:
A escola tradicional tem como características: a ênfase à instrução, apenas reproduzindo questões culturais e sociais, tem caráter compulsório, favo individualismo, dificultando a participação de todos, é competitiva e subordinada a um poder centralizador - geralmente com métodos centrados no p instrutor. O conhecimento construído nesta escola é sistemático, organizado, baseado em princípios universais e, muitas vezes, oposto ao conhecim cotidiano, porque se fundamenta em hipóteses que aparentemente contradizem a experiência imediata.
QUESTÃO
O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quandofuncionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do Tdéficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. Com base nesta afirmativa, disserte sobre os malefícios do TDAH na vida do aluno.
Resposta Esperada:
As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas. Frequentemente, têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida. Npré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem "ligadas" p motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar. Elas têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Elas são facilmente distraída estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", isto é, vivem "voando". Nas provas, são visíveis os erros por (erram sinais, vírgulas, acentos etc.). Como a atenção é imprescindível para o bom funcionamento da memória, elas em geral são tidas como esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova etc. (o "esquecimento" é uma das principais queixas dos pais). Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranquilas. Isto ocorre porque os centros de pra cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais. O fato de uma conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH. É claro que não fazemos coisas interessantes ou estimulantes d hora que acordamos até a hora em que vamos dormir: as crianças com TDAH vão ter muitas dificuldades em manter a atenção em várias coisas.
De acordo com P iaget, o desenvolvimento da cognição durante a infância passa por qua tro estágios, do nascimento a` p ré - adolescência. Somente após o ultimo estágio e´ que s e pode dizer que o indivíduo atingiu sua capacidade de raciocínio plenamente Com relação aos estágios do desenvolvime nto de P ia ge t, a na lise as mud a nças q ue oco rrem e relacione a s colunas a seguir. 
(1)Per íodo sensór io- motor. 
(2)Per íodo p ré- operaciona l. 
(3)Per íodo op erac io na l concreto. 
(4)Per íodo op erac io na l forma l. 
(2 ) Aq uis iç ão da linguagem, representação simbólica. 
( 1) Anterior à linguagem, aquisição de reflexos básicos. 
(4 ) Do mínio do raciocínio lógico - dedutivo, abstração e manipulação de hipóteses. 
(3 ) aquisição da reversibilidade das ações, lógica e abstração surgem. 
Ass ina le a a lte r nat iva q ue apre se nta a seq uê nc ia correta da as sociação entre as colunas. 
Alte rna tivas : 
a) 1, 2, 3, 4. 
b) 1, 2, 4, 3. 
c) 2, 1, 3, 4. 
d) 2, 1, 4, 3. * CORR E TA
Le v Se me no vitch Vygotsky (1896- 1934) foi um psicólogo bielorrusso que, apesar da sua morte precoce, de ixo u um grande legado par a a Psicologia e a Educação. O trabalho de Vygotsk y e de sua psicologia socio - historica são muito importantes para a Ed ucação porque a tribuem um papel fundamental às relações sociais para o desenvo lvi me nto co gnit ivo dos indivíd uo s. A corre nte peda gó gic a que se or igino u após sua propo sta e´ de no minada soc ioco ns tr ut ivis mo o u soc io inte rac io nis mo, e m opo s ição ao constr ut ivis mo de Piaget, q ue at r ib uía importâ nc ia muit o ma ior às q ue stões int er nas de constr uç ão do co nhec ime nto do q ue ao me io o nde o ind ivíd uo se insere (OLI V EI RA, 
1993). Acerca da teoria de V ygot sk y, a nalise as afirmativas a seguir. 
 
I – Base ia- se na re laç ão d ia lét ica e ntr e o ind ivíd uo e a soc iedade : o ind ivíd uo co ns tró i a 
soc iedade e soc iedade co nstró i o ind ivíd uo, at r ib uindo gra nde ê nfas e ao processo 
histór ico e soc ia l. 
II – Te m des taq ue a importâ nc ia da lingua ge m para o dese nvo lvi me nto ind ivid ua l co mo 
um sistema simbólico construído pela sociedade. 
III – De envolvimento e aprendizagem caminha m j untos, p is o s processos biológicos do indivíduo não são capazes de pro move r a aprendizagem se o indivíduo não estiver inserido e m um ambiente social. Est á correto o Que se a firma e m: 
 I, II e III. * CORRETA
A Psicologia contribui para a compreensão do desenvolvimento e dos processos de aprendizagem doser humano. A Psicologia da Educação é uma área de atuação da Psicologia e tem a finalidade de
Alternativas:
compreender que o pensamento humano é formado pelas aptidões geneticamente determinadas.
explicar porque, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos baseados em intuições.
utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia paraa análise e o estudo dos fenômenos educativos. 
planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança, relativos à educaçãosexual e da mulher, nos cuidados com a gravidez e com os filhos.
organizar atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida naterceira idade.
Na Psicologia da Educação existem vários paradigmas sobre a aprendizagem que influenciam muito aeducação, destacando-se: Psicologia Cognitiva,  Behaviorismo, Psicologia Humanista, Psicanálise ePsicologia Histórico-Cultural. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conforme segue:
1. Psicologia cognitiva
2. Behaviorismo
3. Psicologia humanista
4. Psicanálise
5. Psicologia histórico-cultural
4) corrente europeia da Psicologia, traz para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade.
( 2 ) segundo essa abordagem americana da Psicologia, cabe aos educadores organizar aquilo que denominam como contingências (relações entre estímulos ambientais e comportamentos) favoráveis para a manifestação de comportamentos funcionais (aqueles que funcionam bem por possibilitar o melhor ajuste possível entre a pessoa e os ambientes em que ela vive).
( 1) corrente que traz muitas colaborações para a Educação, uma vez que se debruça sobre a maneira com oas pessoas em diferentes idades e sob diversas e diferentes circunstâncias fazem para coletar informações,
trabalhar essas informações, produzir e aprender respostas para solucionar problemas e adaptar-se aos ambientes.
( 5 ) sua importância para a Educação parte da ideia de que a relação histórico-dialética de transformação mútua entre homem e ambiente, cujo objetivo último é a manutenção da vida do homem, não seria uma
relação direta, mas sim mediada por ferramentas culturais (tecnologias) e instrumentos psicológicos (linguagem)
que aprendemos a usar graças à internalização provocada pela intervenção cultural.
( 3) sua principal colaboração para a Educação é a ideia de que a escola deve favorecer a autor realização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida.
Assinale a alternativa com a sequência correta
4-2-1-5-3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando