Buscar

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.3 pontos)
 
Salvo
O desânimo está relacionado à falta de energia ou à falta de sentido naquilo que a pessoa realiza. Para evitar essa situação, é preciso, em primeiro lugar, definir aquilo que nos dá alegria e trazer isso para o cotidiano, e essa responsabilidade é do indivíduo.
WEIGEL, J. Como evitar o desânimo no trabalho. Vídeo (1,37 min.). Exame.com. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/como-evitar-o-desanimo-no-trabalho/>. Acesso em: 04/08/2015.
 
O desânimo está muito atrelado à motivação. As dicas que a especialista da Exame.com dá partem de uma investigação inicial sobre aquilo que nos dá alegria. Isso está intimamente atrelado a termos ciência de tais fatores. Considerando o tema "motivação", assinale a afirmativa correta:
Opções de pergunta 1:
	
	a) 
Explorar a percepção e a inteligência durante as fases da vida au​xilia na identificação dos aspectos que transformam o ato motivacional. No entanto, não influencia a criação de objetivos realizáveis ajustados às características do indivíduo.
	
	b) 
Para que ocorra o autogerenciamento motivacional é necessária uma boa es​tratégia, pois os indivíduos são diferenciados e, mesmo sem planejamento pessoal, capazes de desenvolver atividades em prol de seus objetivos traçados na estratégia.
	
	c) 
Podemos ter uma falsa motivação quando não temos um bom autoconhecimento, pois acabamos fazendo escolhas equivocadas baseadas em falsas necessidades, o que acarreta uma sensação de insatisfação.
	
	d) 
A satisfação interna não atende e supre as necessidades pessoais, portanto não representa a real motivação de cada indivíduo.
	
	e) 
A identificação do potencial motivacional pessoal é irrelevante para o autogerenciamento da motivação. O que deve ser analisado com maior profundidade são os aspectos externos.
Pergunta 2 (0.3 pontos)
 
Salvo
Partindo de uma identificação clara e real dos aspectos intrínsecos que levam à satisfação do indivíduo, surgem necessidades e expectativas que levam à motivação. Nesse contexto, explorar a percepção e a inteligência durante as diferentes fases da vida auxilia na identificação dos aspectos que transformam o ato motivacional em objetivos realizáveis e o ajustam às características do indivíduo.
A satisfação interna atende e supre as necessidades pessoais e representa a real motivação de cada indivíduo. No fluxo motivacional a seguir, podemos visualizar como a satisfação atende às reais necessidades do indivíduo e se reflete na motivação.
De acordo com o texto, com o fluxo da figura anterior e com os conteúdos abordados nas aulas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) O autogerenciamento motivacional é uma porta que se abre pelo lado de dentro.
II. (  ) A motivação interior reforça as habilidades e atitudes que o indivíduo tem e exerce sobre o ambiente em que se insere.
III. (  ) A satisfação interna não atende às necessidades pessoais e representa uma falsa motivação individual.
IV. (  ) A identificação da potencial motivação pessoal implica, sobretudo, no conhecimento de si mesmo.
V. (  ) A avaliação do ambiente externo e a análise dos interesses pessoais são fundamentais para a definição e alcance dos objetivos motivacionais.
A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
	a) 
V, V, F, V, F.
	
	b) 
V, F, V, V, F.
	
	c) 
V, V, V, V, F.
	
	d) 
V, V, V, F, V.
	
	e) 
V, F, F, V, V.
Pergunta 3 (0.3 pontos)
 
Salvo
Para que consigamos atingir nossos objetivos sem perder a motivação, é importante estabelecermos metas para nossos projetos. O princípio SMART é uma excelente referência para isso, pois torna as metas mais alcançáveis e assertivas. A respeito da motivação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
I. (  ) Quando nos comprometemos com uma meta, apresentamos a tendência de manter uma visão generalista da situação.
II. (  ) No acrônimo SMART, o A significa "Ação", ou seja, é um comando para pôr em prática suas metas.
III. (  ) Metas longas prolongam esforços. Metas com prazos apertados resultam em maior velocidade no trabalho.
IV. (  ) Metas motivam as pessoas a usarem conhecimentos disponíveis, no entanto acabam limitando a pesquisa por novos conhecimentos.
V. (  ) No acrônimo SMART, o R significa "Relevantes", ou seja, é preciso que a meta traçada seja significativa em um contexto mais amplo de planejamento.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 3:
	
	a) 
F, F, V, V, V.
	
	b) 
V, F, V, F, V.
	
	c) 
F, F, V, F, V.
	
	d) 
V, V, V, V, F.
	
	e) 
V, F, V, V, F.
Pergunta 4 (0.3 pontos)
 
Salvo
Cada pessoa deve perseguir os próprios objetivos motivacionais. A autoavaliação e a análise dos reais interesses e satisfações são fundamentais para a definição e alcance dos objetivos motivacionais. Nesse sentido, é necessário refletir sobre as próprias satisfações, necessidades e motivações e, a partir dessa reflexão, traçar objetivos. Só assim o grande potencial produtivo e criativo existente no interior de cada indivíduo pode ser transformado em comportamento natural, espontâneo e intuitivo.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. (  ) Conhecer a si mesmo, compreender as próprias atitudes e os comportamentos essenciais é fundamental para o autogerenciamento motivacional. Refletir sobre as atitudes do dia a dia é um exercício necessário para se obter sucesso pessoal.
II. (  ) Segundo Muchinsky, MUCHINSKY, Paul M. Psicologia organizacional. Editora Thomson, 2004, p. 382-383, a característica das Diferenças individuais são resultantes do uso de cinco conceitos críticos:
– comportamento: representa a avaliação;
– desempenho: representa a eficácia do comportamento;
– habilidade: representa a ação;
– restrições situacionais: representam fatores internos;
– motivação em si: representa a força com a qual a pessoa se desenvolverá.
III. (  ) A partir do século VI a.C., os filósofos gregos começaram a buscar explicações naturais para "a vida, o universo, e todas as coisas." Assim como seus colegas na China e na Índia (e um pouco de influência cruzada é provável, principalmente entre a Grécia e a Índia), eles viam o corpo como uma extensão do universo, sujeito às mesmas leis naturais. Na visão grega, o corpo era composto de quatro humores —sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra—e, novamente, os distúrbios do corpo eram decorrentes do desequilíbrio entre os humores.
SEED. História da Medicina - A Grécia e a Tradição Humoral na Medicina Ocidental. Planeta Seed.Disponível em: < http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/grecia-e-tradicao-humoral-na-medicina-ocidental>. Acesso em: 08/07/2015.
	Fluído
	Temperamento
	Sangue
	Sanguíneo, otimista e esperançoso
	Bile negra
	Melancólico, triste, deprimido
	Bile amarela
	Colérico, irascível
	Fleuma
	Fleumático, apático
No início do século passado, alguns estudos foram desenvolvidos pela psicologia diferencial com o objetivo de identificar e determinar as causas das diferenças e semelhanças comportamentais entre as pessoas.
IV. (  ) O sistema LIFO (Life Orientation) apresenta quatro orientações comportamentais que são consideradas como estilos básicos. Cada pessoa é, ao mesmo tempo, a combinação dos quatro estilos apresentados, que são: participação, construção, conciliação e conservação.
V. (  ) A pessoa que possui o estilo "participação" do sistema LIFO (Life Orientation) tem como características predominantes ser idealista, formadora de talentos, prestativa, responsável e cooperante.
A seguir, assinale a sequência correta:
Opções de pergunta 4:
	
	a) 
V, F, V, F, V.
	
	b) 
F, F, F, V, V.
	
	c) 
V, V, F, F, F.
	
	d) 
V, V, F, F, V.
	
	e) 
F, V, F, V, F.
Pergunta 5 (0.3 pontos)
 
Salvo
Ao analisar as afirmativas a seguir, é preciso considerar que a mudança pessoal raramente é um evento único e discreto, mas representa um processo com múltiplas intervenções.
I. Auto-observaçãoe auto-exploração: observe e colha informações sobre os comportamentos específicos que você escolheu como alvo para a mudança.
II. Metas autoestabelecidas: determine qual é o comportamento mais efetivo (muitas vezes observando modelos efetivos) e estabeleça metas específicas para seus próprios comportamentos.
III. Gerenciamento de sugestões: organize seu ambiente de trabalho de modo a manter os comportamentos que você deseja.
IV. Pensamento positivo e ensaio: examine seu comportamento e imagine uma aplicação bem-sucedida. Pratique novas ações e busque retorno para seu novo comportamento.
Consideram-se afirmações verdadeiras:
Opções de pergunta 5:
	
	a) 
I, III e IV, apenas.
	
	b) 
II e III, apenas.
	
	c) 
I, II e IV, apenas.
	
	d) 
I e III, apenas.
	
	e) 
I, II e III.
Enviar Questionário5 de 5 perguntas salvas
_1658601037.unknown
_1658601041.unknown
_1658601043.unknown
_1658601044.unknown
_1658601042.unknown
_1658601039.unknown
_1658601040.unknown
_1658601038.unknown
_1658601029.unknown
_1658601033.unknown
_1658601035.unknown
_1658601036.unknown
_1658601034.unknown
_1658601031.unknown
_1658601032.unknown
_1658601030.unknown
_1658601025.unknown
_1658601027.unknown
_1658601028.unknown
_1658601026.unknown
_1658601023.unknown
_1658601024.unknown
_1658601020.unknown
_1658601021.unknown
_1658601018.unknown

Mais conteúdos dessa disciplina