Buscar

Furto mediante fraude no caixa comercial - posto de gasolina, restaurante, lanchonete, bar

Prévia do material em texto

José Roberto Augusto Corrêa
 CRC/SP 156.003º
L A U DO 
E X T R A J U D I C I A L
Em Suma:
A ex-funcionária foi admitida em 02 de janeiro de 2013 para exercer a função de Gerente de Plantão Jr/141; labutava no turno da manhã, percebendo mensalmente inicialmente o valor de R$ 10,39 (dez reais, trinta e nove centavos) por hora.
 No exercício de sua função manipulação dos recursos financeiros da loja, acesso direto aos caixas, realização de fechamento financeiro de elevada monta diária correspondente as aferições comerciais pelas vendas realizadas de lanches e de outros produtos alimentícia. Neste cenário, houve a ocorrência de práticas criminosas/delituosas por parte da funcionária contra o empregador. Com a descoberta da fraude, desfalque e apropriação indébita de valores, a funcionária foi demitida com justa causa, com fulcro na alínea “a” do artigo 482 da CLT, no dia 15 de maio de 2015.
II – DOS SISTEMAS ELETRONICOS FINANCEIROS:
Os módulos de caixas registradoras eletrônicas somam 04 (quatro) para contabilizar as vendas, abrange a totalidade das operações financeiras são identificadas e as formas de pagamentos e recebimentos (dinheiro, tickets em papel e ou TEFs - cartão de crédito ou débito em conta corrente).
O processo de operação de uma caixa registradora eletrônica é semelhante ao uso de uma máquina calculadora, contendo maior variedade de opções relacionadas com vendas. As mesmas são identificadas no sistema Gerencial denominado SYSTEM NEWS, numeradas, possuem impressoras acopladas para emitirem cupons fiscais. Todas elas são lacradas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e além da possibilidade de guardar o dinheiro para mantê-lo seguro. Tal sistema é completo para gerenciamento do provedor de internet central do COMERCIO o qual considerado infraudavél e inviolável os seus dados. 
Todas as informações registradas no sistema podem ser auditadas para controlar o uso dos usuários. Permitindo detalhes das transferências financeiras da COMERCIO.
III – DOS PROCEDIMENTOS FINANCEIROS DO (A) GERENTE PLANTONISTA:
Durante o período do labor diário em determinado horário o gerente plantonista faz a SANGRIA dos caixas, também conhecida como recolhimento ou alívio, consiste em remover dinheiro do caixa sem uma programação definida, como a transferência de valores que estão em excesso no caixa para outro local mais seguro.
O fechamento Total é realizado no momento em que o gerente encerra o expediente ou seu plantão e ou na troca de turno. O FECHAMENTO DE CAIXA tem início com a sua abertura e termina com a entrega dos valores, considerando todas as operações realizadas naquele período de plantão. O sistema eletrônico desta gera e emite RELATÓRIO GERENCIAL, possibilita a conferencia e checagem dos valores pelas vendas de produtos alimentícias. Como por exemplo, a presente fita da caixa número 31:
ANEXADO A FITA PROVA DOCUMENTAL
 Registram-se nos FECHAMENTO DE CAIXAS as entradas e saídas (sangria) financeiras que ocorrerem ao longo do plantão, identificando o numero do caixa registradora, o seu operador, o valor final em dinheiro e o retirado durante o plantão (sangria), os valores dos TEFs (cartão de crédito, ou de débito em conta corrente), os tickets.
Durante a contagem podem aparecer algumas divergências devido a vários motivos, como: troco incorreto ou troca de mercadoria em que não houve baixa e ausências de outros registros. Veja o modelo de fechamento do Caixa, como segue:
O Gerente de Plantão descrevendo manualmente no formulário supracitado, cada operação conferindo, total vendido pelo caixa e a quebra de caixa. Tudo de acordo com o número do cupom que amarra os dados constante na fita da impressora de caixa (RELATÓRIO GERENCIAL) emitido eletronicamente pelo sistema de cada caixa registradora. Bem como, o Gerente Plantonista além de efetuar os devidos lançamentos retro enunciados, também; anexas os documentos que as comprovam tal contabilização: 
· Dinheiro: 
· os cheques pré-datados
· os cheques à vista
· os comprovantes de venda com cartão crédito (separados por bandeira)
· os comprovantes de venda com cartão débitos em conta corrente (separados por bandeira)
· Tickets;
· Sangrias
  O gerente plantonista, após analise do RELAÓRIO GERENCIAL (emitido pela caixa registradora), a mesma e elabora manualmente o relatório de FECHAMENTO DE CAIXA. Os valores entre estes resultam em valores iguais, representando a real importância obtida nas vendas realizada dos produtos alimentícias. Após este fechamento os dados são digitados e lançados no sistema SYSTEM NEWS; representando todas as movimentações consolidadas pelos caixas. Desse modo o sistema supracitado Gera eletronicamente o relatório “MOVIMENTO DIÁRIO DE CAIXAS – APURAÇÃO DE CAIXA”, como segue, por exemplo, o formulário: 
 
Após proceder aos lançamentos no sistema SYSTEM NEWS, conforme retro demonstrado; os valores registrados são depositados no cofre, tipo BOCA DE LOBO, existente na Loja, seguindo uma cópia do formulário CONTROLE DE DEPÓSITO DO COFRE BOCA DE LOBO, o qual preenchido manualmente pelo Gerente Plantonista, como exemplo:
 CAMPO PARA ANEXAR O CONTROLE DO COFRE BOCA DE LOBO
Juntamente com os valores e o formulário supracitado, também vão as BOLETAS DE DEPOSITOS, elaborado manualmente pelo Gerente Plantonista, a qual representa o efetivo deposito, como exemplo:
CAMPO PARA ANEXAR A BOLETA DE DEPOSITO
O cofre BOCA DE LOBO, somente é aberto, com a chave em poder do funcionário da empresa “carro forte”, empresa de transporte responsável dos malotes de valores até ao Banco. A retirada do dinheiro do cofre se dá com a presença de 02 (dois) funcionários do COMÉCIO. E, após a emissão da guia de transporte, a mesma é assinada pelo preposto Da empresa de Transporte de Valores e pela Gerente Plantonista, como exemplo:
CAMPO PARA ANEXAR NOTA FISCAL EMITIDA PELA TRANSPORTE DE VALRES E SEGURANÇA
2. DA PRÁTICA DE ATOS CRIMINOSOS NA VIGÊNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO
A funcionária identificada no presente LAUDO EXTRAJUDICIAL, em razão de seu ofício de Gerente Plantonista é responsável:
a. Fechamentos de caixas contendo numerários obtidos no seu plantão;
b. Lançamentos no sistema SYSTEM NEWS, todas as vendas de produtos alimentícios;
c. Depósitos das importâncias obtidas pelas vendas supracitadas;
Tendo a posse vigiada pelo ofendido Empregador, através do sistema STORE SYSTEM. Todavia, depois de estar na posse ou detenção de valores, inverte seu ânimo em relação ao objeto, entregando quantia a menor que deveria ser entregue; obtendo êxito na empreitada criminosa e que se deu a consumação do furto mediante fraude.
A agente ao lançar eletronicamente as importâncias obtidas pelas vendas dos produtos alimentícios no sistema SYSTEM NEWS, fazia com que indicasse um valor de recebimento de conta a MENOR em DINHEIRO. E, consequentemente, MAJORAVA o valor de recebimento de contas: cartões créditos, débitos e de Tick’s. 
Não lançava as mesmas importâncias daqueles efetivamente constantes nos formulários: MOVIMENTO DIÁRIO DE CAIXAS – APURAÇÃO DE CAIXA e FECHAMENTO DE CAIXAS. De inicio, constata-se a utilização de uma fraude na execução do delito. A modificação feita pela Agente é um artifício para ludibriar a vítima para que se tenha acesso à coisa pretendida e a sua subtração. Proporcionando-a imediata posse de parte da quantia em dinheiro o qual deveria ser depositado no cofre “Boca de Lobo” e que após seria o mesmo transportado ao Banco através da empresa “carro forte”. 
Acerca do presente crime em comento, destaque o fechamento do caixa número 28 do dia 01/05/2015, evidentemente que o em engodo ocorreu nos dias seguintes do seu labor:
	 QUADRO DEMONSTRATIVO DE COMPARAÇÃO - APURAÇÃO DO CAIXA Nº 28 EM 01/05/2015
	 FECHAMENTO DE CAIXA MANUAL x FECHAMENTO ELETRÔNICO (LANÇAMENTOS NO SISTEMA)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 FECHAMENTO MANUAL
	
	 FECHAMENTO ELETRÔNICO
	
	 DIFERENÇA APURADA
	
	
	
	
	
	
	
	
	CAIXA 28CAIXA 28
	 
	
	CAIXA 28
	 
	OPERADOR 205
	 
	
	OPERADOR 205
	 
	
	OPERADOR 205
	 
	CUPOM INICIAL 77169
	
	CUPOM INICIAL 77169
	
	CUPOM INICIAL 77169
	CUPOM FINAL 77387
	
	CUPOM FINAL 77387
	
	CUPOM FINAL 77387
	VENDA BRUTA
	4.421,90
	
	VENDA BRUTA
	4.421,90
	
	VENDA BRUTA
	4.421,90
	ERROS/CANC.
	87,00
	
	ERROS/CANC.
	87,00
	
	ERROS/CANC.
	87,00
	VENDA LÍQUIDA
	4.334,90
	
	VENDA LÍQUIDA
	4.334,90
	
	VENDA LÍQUIDA
	4.334,90
	Dinheiro
	560,85
	
	Dinheiro
	410,85
	
	Dinheiro
	150,00
	Sangria
	850,00
	
	Sangria
	 
	
	Sangria
	850,00
	SOMA DINHEIRO
	1.410,85
	
	SOMA DINHEIRO
	410,85
	
	SOMA DINHEIRO
	1.000,00
	Cheque/BOG
	7,90
	
	Cheque/BOG
	7,90
	
	Cheque/BOG
	0,00
	TR
	 
	
	TR
	 
	
	TR
	 
	VR
	 
	
	VR
	 
	
	VR
	 
	CC
	 
	
	CC
	 
	
	CC
	 
	Visa Déb.
	756,50
	
	Visa Déb.
	965,50
	
	Visa Déb.
	-209,00
	Visa Créd.
	269,00
	
	Visa Créd.
	469,00
	
	Visa Créd.
	-200,00
	Rede
	596,50
	
	Rede
	796,50
	
	Rede
	-200,00
	Master
	342,25
	
	Master
	542,25
	
	Master
	-200,00
	TR. Elet.
	403,00
	
	TR. Elet.
	603,00
	
	TR. Elet.
	-200,00
	VR Smart
	247,00
	
	VR Smart
	247,00
	
	VR Smart
	0,00
	Visavale
	309,25
	
	Visavale
	309,25
	
	Visavale
	0,00
	Amex
	 
	
	Amex
	 
	
	Amex
	 
	C&A
	 
	
	C&A
	 
	
	C&A
	 
	SOMA BOLETAS
	2.931,40
	
	SOMA BOLETAS
	3.940,40
	
	SOMA BOLETAS
	-1.009,00
	TOTAL
	4.342,25
	
	TOTAL
	4.351,25
	
	TOTAL
	 
	(-) VENDA LÍQ.
	4.334,90
	
	(-) VENDA LÍQ.
	4.334,90
	
	(-) VENDA LÍQ.
	 
	QUEBRA CAIXA
	7,35
	
	QUEBRA CAIXA
	16,35
	
	QUEBRA CAIXA
	 
Sorrateiramente a Agente manipulou os dados para realização do furto da importância em dinheiro. E, a vantagem ilícita mediante fraude é majorada em contrapartida nos valores das vendas realizadas através dos cartões de créditos e débitos.
Comparação com os saldos escriturais do Boletim de Caixa e aquele lançado no sistema pela Agente. Nota-se claramente nos demonstrativos supracitados que no FECHAMENTO MANUAL (Quadro nº 01), o valor de dinheiro soma a importância de R$ 1.410,85 (hum mil, quatrocentos, dez reais, oitenta e cinco centavos). Já FECHAMENTO ELETRONICO (Quadro nº 02), consta R$ 410,85 (quatrocentos, dez reais, oitenta e cinco centavos). Havendo uma DIFERENÇA APURADA (Quadro nº 03) à razão de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
3. DOS ATOS CRIMINOSOS NA VIGÊNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO
Cometendo o crime de fraude na entrega de coisa, inciso IV do artigo 171 do CP do Código Penal pelo conjunto de provas suficientes para comprovar a autoria do ato criminoso/delituoso. Que deu ao Empregador motivos de rescindir o contrato de trabalho do empregador, com justa causa, nos moldes do artigo 482, alínea “a” da CLT. E, após a conclusão do presente trabalho o Empregador efetuará a comunicação do fato à autoridade policial;
O empregador poderá, também, ingressar com ação de indenização contra o empregado, objetivando o ressarcimento pelos danos materiais e/ou morais decorrentes do ato ilícito (criminoso/delituoso) em questão.
 
4. DANOS SOFRIDOS PELA SOCIEDADE
A Sociedade sofreu irrefutávelmente, sérios e graves danos e prejuízo, que desfalcaram seu patrimônio social, dentre os dias 01 a 12/05/2015, apurado no presente Laudo extrajucial pelo desfalque de R$ 9.070, 01 (nove mil, setenta reais e um centavos):
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Data
	Valor Total
	Número
	Número
	Valor em 
	Diferença 
	 
	Dinheiro
	Anexo
	Página
	Dinheiro
	Total
	 
	Enviado
	 
	Boca
	Apurado 
	Não
	 
	 
	 
	Lobo
	 
	Depositada
	 
	 
	 
	 
	 
	em R$
	
	
	
	
	
	
	01/05/15
	2.823,60
	3
	12
	3.833,60
	-1.010,00
	07/05/15
	4.051,55
	6
	23
	6.326,55
	-2.275,00
	08/05/15
	5.920,60
	9
	33
	7.920,60
	-2.000,00
	09/05/15
	4.533,15
	12
	43
	6.733,15
	-2.200,00
	11/05/15
	4.023,20
	15
	53
	4.805,20
	-782,00
	12/05/15
	3.246,60
	18
	63
	4.049,61
	-803,01
	
	24.598,70
	
	
	33.668,71
	-9.070,01
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho: LAUDO EXTRAJUDICIAL foi apurado a prática de atos delituosos pela funcionária no exercício de suas atividades, considera-se encerrado o presente laudo contábil.
Diadema, 08 de junho de 2015.
José Roberto Augusto Corrêa
Perito Extrajudicial
Rua Presidente Arthur Bernardes, 255 – Parque São Vicente – Mauá –S. P. CEP 09371-180
Telefones: 4546-1555 / 7757.7975 - Site: www.periciacontabil.com
E-mail: perícia@periciacontabil.com e ou periciacontabil@ig.com.br

Continue navegando