Buscar

Os Jovens e as Redes Sociais

Prévia do material em texto

Sumário
Apresentação - Metodologia
Os Números Percentuais
Os Jovens e as Redes Sociais - Análise
Anexo 1: Questionário e Percentuais
Anexo 2: Gráficos
Condição sócio-econômica
Mídia eletrônica
Celulares por residência
Frequência nas Redes Sociais
Assuntos das Postagens
Utilização do celular
Formato das postagens
Sites e Apps utilizados
Imagem do jovem nas mídias
Livros lidos
Tempo sem celular
 Bibliografia
Apresentação - Metodologia
Que a conectividade no mundo contemporâneo é uma realidade universal, parece ser óbvio. Que o acesso a internet e suas inúmeras redes sociais pelos jovens massificou-se, também é realidade palpável. Mas exatamente o quanto? Percentualmente, qual seria a dimensão dessa conexão? O quão freqüente? Em que formato? Quão indispensável é, hoje, para o jovem adolescente, a conexão com a rede? Essas perguntas nos moveram e estimularam a, dentro das possibilidades modestas da pesquisa, desenvolvermos um trabalho para procurar entender melhor essas temáticas.
Sendo assim, o objetivo do trabalho é determinar algumas das características principais da utilização, pelos jovens adolescentes, das redes sociais e de forma geral da conectividade com a internet. Para isso, formulamos um questionário com 31 perguntas de respostas objetivas e direcionadas em alternativas (anexo 1). Foram distribuídos 100 questionários para jovens alunos secundaristas de uma escola pública estadual localizada no bairro de Sepetiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Foram preenchidos nos dias 21 e 22 de maio do presente ano, em horário regular de aula, de forma anônima, isto é nenhuma identificação foi exigida no questionário. Tal questionário reunia 3 grupos de perguntas: sobre características individuais e sociais dos jovens; a base tecnológica necessária para acesso as redes sociais; características da conectividade e formato das mensagens. Após o preenchimento foi feito um levantamento parcial contabilizando cada uma das respostas assinaladas e depois uma contagem final transformando o dado aritmético em percentuais. Esses dados geraram um texto objetivo, destacando os índices percentuais mais importantes e um texto conclusivo analisando os dados, de forma comparativa e prospectiva, com formulação de hipóteses sobre a temática. Além disso, selecionamos alguns dados mais significativos e contundentes para representar através de gráficos(anexo 2), deixando ainda mais evidente os resultados finais.
Os Números Percentuais
No universo da amostra analisada 58% dos participantes são do sexo feminino, na faixa etária entre os 15 e 20 anos(88%). Identificam-se racialmente como frutos da miscigenação racial do Brasil, 54% morenos, 31% brancos e 13% negros, residindo majoritariamente do bairro de Sepetiba(81%). Identificam sua comunidade como de classe média baixa (55%), popular(20%) e de classe média (20%). Em sua grande maioria esses jovens tem como principal atividade o curso secundário (91%), apenas 13% trabalham e 12% tem outras atividades. Moram com os pais 89% desses jovens, sendo que 55% tem um núcleo familiar de até 5 pessoas e 29% de até 3 pessoas. Dos adolescente participantes 41% não leu esse ano nenhum livro, 24% leram 1 livro, 18% até 3 livros e 13% até 5 livros ou mais. No mesmo grupo 79% de jovens não tem costume de ler jornais e revistas impressas, mas 47% lêem material virtual.
No que diz respeito a infra-estrutura necessária a conectividade 93% dos pesquisados tem celular na sua casa, 87% televisão, 63% aparelho de som, 61% computador e 44% rádio. Casas onde verifica-se a existência de até 3 celulares somam 45%, até 5 ou até 7 , 25% cada, até 1 celular 8%... Noventa e cinco por cento (95%) dos jovens possui celular para uso pessoal e 94% tem acesso a internet. Em relação as redes sociais mais freqüentadas em primeiro está o What Zapp com 89%, Youtube 78%, Facebook 77%, Twitter 71%, Instagram 64%. Uma média de 75% dos jovens pesquisados freqüenta todas as redes citadas. Cinquenta e nove por cento (59%) dos adolescentes possui na sua casa TV fechada, isto é cabo ou satélite, 19% aberta e 18% “gatonet”. Sobre as empresas do ramo, 29% usam os serviços da Claro, 27% Tim, 26% Vivo,19% Oi e 7% Nextel. 
Sobre a conectividade e as mensagens, 72% dos jovens declarou que usa mais o celular para acessar o What Zapp, 53% para ouvir música, 46% para postar em Redes, 31% para fotografar, 25% como telefone, 17% para filmar. Quarenta e oito por cento (48%) disse que usa o celular com freqüência, 35% muitas vezes e apenas 1% declarou usar raramente. Quanto ao uso específico do celular 39% usa o aparelho todo dia, 15% até 3 vezes na semana 9% uma vez por semana e 36% raramente. Dos que fazem postagens 42% são mensagens de convívio, 39% informativas, 27% românticas, 25% cômicas e 15% pesquisas. Essas postagens são 77% das vezes de imagens, 50% textos, 36% vídeos e 9 % áudio. Setenta e um por cento (71%) dos pesquisados reconhece que faz muitas postagens sobre a própria vida. Quarenta e dois por cento (42%) reconhece que conseguiria ficar sem o celular por apenas algumas horas e 29% por mais de uma semana, entre 1 dia e 1 semana, 25%.
Em relação ao uso dos serviços da internet, 55% afirma que utiliza sites ou aplicativos de jogos, 50% de pesquisas, 23% noticiosos, 15% compras e 10% de relacionamentos. Apesar disso, 76% dos jovens afirma que já fizeram amizade real a partir de um relacionamento virtual. Ao serem perguntados se a imagem midiática do jovem corresponde a realidade, 65% responderam não e 70% identifica que o assunto mais relacionado ao jovem nesses meios é a violência, depois a educação com 24%, esportes com 22%, consumo 11%, moda 10%, trabalho 6%. Setenta e sete por cento (77%) declarou não acreditar em tudo que lê na internet e o mesmo percentual não acha a internet um sistema confiável.
Os Jovens e as Redes Sociais – Análise dos Números
 Logo de imediato salta aos olhos o percentual de jovens que tem acesso ao celular para uso pessoal, 95%. Quase a totalidade do universo pesquisado. Da mesma forma o celular, é hoje o aparelho tecnológico mais presente nos lares desses jovens. Noventa e três por cento de lares possuem o aparelho, que supera, inclusive o percentual de televisores, 87%. Devemos considerar que o celular, sendo em muitos casos de uso pessoal, aparece em maior número nesses núcleos familiares. Quarenta e cinco por cento declararam que possuem em suas residências até 3 celulares, 24% até 5, 25% até 7! O computador, outro instrumento de acesso as redes, aparece em 61% das residências. O acesso a rede da internet foi declarado por 94% dos jovens, número bastante coerente com o percentual de propriedade do celular. Isto nos faz concluir que hoje o celular é o equipamento escolhido para acesso a rede e que em sua grande maioria aqueles que possuem o aparelho estão conectados. É um número impressionante! Sem dúvida supera o impacto histórico de qualquer outra mídia tecnológica no meio social!
Se considerarmos que, esses jovens pertencem a classes sociais de baixos rendimentos, alertando que, ao contrário do declarado sua região de morada abriga, principalmente comunidades populares e não de classe média, concluiríamos que o gasto com a conectividade tanto da net quanto das TVs fechadas deve impactar a receita familiar desses grupos. Mesmo porque a maioria absoluta desses jovens não trabalha e vive com os pais, logo esses gastos são mantidos pela família. Para amenizar essa conclusão, alertamos para o fato de que o acesso irregular as redes e canais fechados é muito difundida nessas regiões populares, muito alem dos 18% que declararam “gatonet”.
Outro índice considerável é o acesso as Redes Sociais. Em média 75% dos jovens freqüenta todas as redes elencadas. O Whatsapp é o mais freqüentado, sem dúvida por sua praticidade, mas a freqüência as outras redes também é expressiva. Se somarmos aqueles que fazem postagens diárias com até 3 vezes por semanas chegamos a mais que a metade dos pesquisados. Porém, o índice dos que postam raramente não é desprezível.Cremos que isso deve-se a uma necessidade prática de controle de gastos. O sapp também lidera como espaço de postagens e recurso. O acesso as redes é um dos recursos mais usados do aparelho. Além do acesso, os jovens recorrem ao aparelho para ouvir música, fotografar, telefonar, filmar, nesta ordem de preferência. Interessante que a telefonia não é dos recursos do aparelho mais usado. O celular, mais do que um aparelho de telefonia virou uma mídia multiuso, que realiza funções de outros equipamentos de forma mais prática. Cremos que este seria uma das principais razões de seu generalizado sucesso. Inclusive explica também a freqüência do uso do aparelho que totaliza 83% dos jovens que usam muitas vezes e quase sempre o equipamento.
Essa espécie de utilização lúdica parece ser uma característica fundamental do celular, e mesmo a razão predominante do acesso a internet. Senão vejamos, se somarmos as postagens de convívio e românticas alcançaremos 69% das postagens declaradas. Ao passo que, as postagens de pesquisa e informativas chegam a 54%, Consideremos que as duas primeiras estão no campo do entretenimento e as segundas no campo do trabalho. As postagens cômicas chegam a 25%. Em qual campo as incluiríamos? Independente disso, a internet funciona mais como meio de diversão do que de trabalho. A postagem pesquisa é a que alcança os menores índices. Nos parece claro que a internet e sua infraestrutura tornaram-se “brinquedos de gente grande”. Toda uma complexa tecnologia que inclusive consome energia elétrica e se sustenta com baterias radioativas é usada, em grande medida, com assuntos absolutamente fúteis. Não se justificam discursos de “sustentabilidade” e equilíbrio meio-ambiental quando o uso irresponsável de uma tecnologia predatória é fartamente estimulado. Aqui, os interesses das empresas de telefonia, informática, telecomunicações prevalece claramente sobre qualquer preocupação ambiental e de saúde pública. 
Outro tema recorrente trata sobre as postagens pessoais. Setenta e um por cento dos jovens pesquisados admitiu que fazem muitas postagens sobre sua própria vida. Vai aí mais um dos fatores de grande sucesso da internet e suas Redes Sociais. A “publicização” da vida privada. Realmente é fácil constatar que o internauta das Redes Sociais ocupa grande parte de suas postagens com a difusão de sua vida particular, por vezes nos mínimos detalhes. Esse espírito “tecno-narcisista” talvez seja o mais interessante aspecto psicológico a ser pesquisado na Rede. Há uma necessidade coletiva de abrirem-se as portas das alcovas pessoais e postar em Rede. O número apurado por nossa pesquisa é assustador, e julgamos que esse é um fenômeno psico-social novo, típico da sociedade contemporânea, onde tudo pode virar um show! A pergunta a se fazer é a seguinte: Quais os limites da sanidade nesse comportamento? Até onde essa euforia narcisista e hedonista não são sintomas de uma grande patologia social? Poderá se estar desenvolvendo uma espécie de dependência “tecno-virtual”? Uma psiquê “tecno-narcisista”? Esse padrão é totalmente coerente com a supremacia de postagens de imagens, que chega a 77% de adesão. Tudo no mundo contemporâneo tornou-se “fotografável”, tudo pode tornar-se um gif ou mesmo um pequeno vídeo, até a refeição diária do cidadão! Essas imagens editadas e postadas irão construir uma nova “persona” do cidadão moderno: o “Eu-virtual”! Essa nova “persona” relaciona-se e faz amizades virtuais que se consubstanciam na vida real, como declararam 76% dos jovens.
Talvez seja até por isso que os jovens declararam de forma contundente que não confiam na internet (77%) e não acreditam em tudo que lêem ou vêem na Rede(77%). Talvez no fundo saibam que o mundo virtual é um enorme teatro no qual todos cumprimos um papel, absolutamente caricato. Segue nessa mesma lógica a clara percepção dos jovens pesquisados que a imagem que a mídia e a Rede criam deles não representa a vida real e que nesses meios a imagem do jovem aparece sempre mais associada ao tema da violência (70%), seguido por educação, esportes, consumo, moda e trabalho. 
Gostaríamos de traçar um paralelo entre dois resultados: livros lidos em 2019 e quanto tempo ficariam os jovens sem o celular. Vejamos então, 41% dos pesquisados declararam que não leram livro algum neste ano e 42% declararam que só ficariam algumas horas sem o celular. Vinte e cinco por cento (25%) leram 1 livro. Se somarmos os percentuais daqueles que ficariam sem o celular entre 1 dia e uma semana teríamos 26%. Jovens que leram entre 3 e 5 livros, seriam 29% e aqueles que ficariam sem o aparelho por mais de 7 dias, 30%. Enfim, há um padrão interessante: lêem mais aqueles que ficariam mais tempo sem o aparelho celular. A pergunta que se coloca é a seguinte: o culto ao mundo virtual, a freqüência na internet e redes sociais afasta o jovem do hábito de ler bibliografia tradicional? A cultura de S. Jobs estaria inviabilizando o mundo de Gutembeg? Quanto mais público nas Redes, menos leitores? Consultando os números da pesquisa constatamos que o segundo formato postado é o texto. Seria necessário sabermos que tipo de texto e qual a linguagem semântica destes textos? Seria uma nova direção de pesquisa.
De uma forma geral, podemos perceber através da pesquisa o avanço da tecnologia na vida cotidiana dos jovens. Hoje, os adolescentes tem variadas opções de conectividade. Uma tendência que é crescente. O tempo de conexão também é considerável, passando o jovem boa parte de seu dia no mundo virtual. Nesse contexto a auto-exposição é flagrante, objetivando uma aceitação da comunidade virtual que acaba influenciando diretamente o comportamento real desse jovem. Produzem-se ângustias que não são originárias de situações reais mas sim de lógicas do mundo virtual! Isto é, o comportamento virtual acaba por gerar problemas reais! A busca pela auto-estima deixa de ser um componente das relações sociais concretas e adquire um aspecto virtual. Não bastam os amigos reais, são necessários as dezenas, centenas ou milhares de “seguidores” do mundo das Redes Sociais. O simulacro de sucesso nas Redes passa a ser um fator de qualificação da vida, da persona, a constituir a identidade do jovem contemporâneo. Valem mais as ações virtuais do que as ações reais, e as ações virtuais acabam projetando-se sobre o mundo real, numa simbiose estranha e de final imprevisível.
O JOVEM E AS REDES SOCIAIS – QUESTIONÁRIO E PERCENTUAIS – ANEXO 1
UNISUAM Curso de Psicologia Psicologia da Infância e Adolescência 
Contagem percentual: 100 questionário
1)Qual seu sexo?
a)masculino: 38% b)feminino: 58% 
 c)outros: 4%
2)Sua aparência racial.
a)branco: 31% b)negro: 13% 
c)moreno: 54% d)indígena: 0 
e)oriental: 0 f)não respondido(NR): 2%
3)Qual sua faixa etária?
a)12 a 15 anos: 9% b)15 a 20 anos: 88% 
c)20 a 25 anos: 3 d)outros: 0
4)Qual bairro reside?
a)Sepetiba: 81% b)Santa Cruz: 7% 
c)Campo Grande: 0 d)Guaratiba: 10 
e)outros: 1
5)Como você classificaria a comunidade onde reside?
a)popular: 20% b)classe média baixa: 55% 
c)classe média: 20% d)classe média alta: 3% 
e)ricos: 1% f)outros: 1%
6)Quais suas atividades?
a)estudante do nível médio: 91% 
b)trabalho: 13% 
c)cur. de línguas: 5% 
d)curso profissionalizante: 5% 
e)outros: 2%
7)Como você mora?
a)sozinho: 5% b)com os pais: 90% 
c)com amigos: 0 d)outros parentes: 5%
8)Quantas pessoas residem na sua casa?
a)até 3 pessoas:29% b)até 5 pessoas: 55% 
c)até 7 pessoas: 9% d)até 10 pessoas: 2% 
e)outros: 5%
9)Quais aparelhos eletrônicos existem na sua casa?
a)computador: 61% b)televisão: 87% 
c)rádio : 44% d)aparelho de som: 63% 
e)celular: 93%
10)Na sua casa existem quantos celulares?
a)1: 6%b)até 3: 45% 
 c)até 5: 24% d)até 7 : 25% 
e)outros: 0
11)Você possui celular para uso pessoal?
a)sim: 95% b)não: 5% 
12)Tem acesso a internet em celular ou computador?
a)sim: 94% b)não: 6% 
13)Quais redes sociais freqüenta?
a)Whatsapp: 89% b)Facebook: 77% 
c)Instagram: 64% d)Twitter: 71% 
e)youtube: 78% f)outras: 5%
14)Com que frequência faz postagens?
a)todo dia:39% 
b)até 3 vezes por semana: 15% 
 c)1 vez por semana: 9% 
 d)raramente: 36%
e)NR: 1%
15)Que tipo de postagens faz?
a)românticas: 27% b)informativas: 39% 
c)cômicas: 25% d)pesquisas : 15%
e)convívio: 42%
16)Faz muitas postagens sobre a sua própria vida?
a)sim: 71% b)não: 26% e)NR: 3%
17)Que formato de postagens?
a)textos: 50% b)imagens: 77% 
c)áudio: 9% d)vídeos: 36%
18)Com que freqüência no dia você usa seu celular?
a)quase sempre: 40% b)muitas vezes: 27% 
c)algumas vezes: 27% d)poucas vezes: 5% 
e)raríssimas vezes: 1% 
19)De que forma você usa mais seu celular?
a)como telefone:25% b)ouvir música: 53% 
c)postar em redes: 46% d)whatsapp: 72% 
e)fotografar: 31% f)filmar: 17% 
 g)outros: 11%
20)Quanto tempo você acha que poderia ficar sem seu celular?
a)algumas horas: 42% b) 1 dia: 5% 
c)3 dias: 7% d)1 semana: 13% 
e)mais que 1 semana: 29% f)NR: 4%
21)Qual sua telefônica?
a)Vivo: 24% b)Ói : 17% 
c)Claro: 28% d)Tim: 26% e)Nextel: 5%
22)Que tipo de sites ou aplicativos você usa mais?
a)jogos: 55% b)noticiosos: 23% 
c)compras: 15% d)pesquisas: 50% 
e)relacionamentos: 10%
23)Quantos livros você leu neste ano?
a)nenhum : 41% b) 1 livro: 24% 
c)até 3 livros: 18% d)até 5 livros: 10% 
 e)outros: 3% f)NR: 4%
24)Lê jornais ou revistas impressas?
a)sim: 21% b)não: 79%
25)Lê jornais ou revistas virtuais?
a)sim: 47% b)não: 49% c)NR: 4%
26)Já fez amizade real com um conhecimento virtual?
a)sim: 76% b)não: 20% c)NR: 4%
27)Você acredita em tudo que lê na internet?
a)sim : 77% b)não: 19% c)NR: 4%
28)Acha a internet um sistema confiável?
a)sim: 15% b)não: 77% c)NR: 8%
29)Na sua opinião a imagem do jovem aparece nas mídias e noticiário mais relacionada a qual assunto?
a)violência : 70% b)consumo : 11% 
c)educação: 24% d)esportes : 22% 
e)moda : 10% f)trabalho : 6% 
g)outros: 14%
30)Você acha que o jovem que aparece nas mídias representa bem o jovem da vida real?
a)sim: 31% b)não: 65% c)NR: 4%
31)Qual sistema de TV você possui na sua casa?
a)aberta: 19% b) Sat.ou cabo: 59% 
c)gatonet: 18% d)NR: 4%
GRÁFICOS - ANEXO 2
 
0102030405060708090100celulartelevisãosomPCrádioresidencias %
mídia eletrônica
 
05101520253035404550até 1até 3até 5até 7nº de residências
Quantidade de celulares por residência
0102030405060708090100whatsappyoutubefacebooktwitterinstagramoutrosjovens %Redes sociais
Frequência nas Redes Sociais
051015202530354045convívioinformativasromânticascômicaspesquisaspostagens %assunto
Assunto das postagens
01020304050607080sappmúsicaredesfotosfonefilmaroutrosjovens %uso
Utilização
0102030405060708090imagenstextosvideosaudiojovensformatos
Formato das postagens
0102030405060jogospesquisasnoticiososcomprasrelacionamentosjovens %Sites e apps
Sites e Apps frequentados
01020304050607080violênciaeducaçãoesportesoutrosconsumomodatrabalhojovens opiniãotemas
O jovem nas mídias
42%5%7%13%29%4%
tempo s/ celular
algumas horas1 diaaté 31 semmais 1 sems/resp.
BIBLIOGRAFIA
º HUTZ, Cláudio Simon et. (2015) Psicometria, Coleção Avaliação Psicológica, Ed. Artmed, Porto Alegre.
º https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/05/07/redes-sociais-tem-efeito-minimo-no-bem-estar-de-adolescentes-diz-pesquisa-de-oxford-com-12-mil-jovens.ghtml
º Pesqui. prát. psicossociais vol.12 no.2 São João del-Rei abr./jun. 2017Os jovens e as redes sociais virtuais Cristina BordignonI; Irme Salete BonamigoIIhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000200006
º Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras Ariana Galhardi Lira1 , Aline de Piano Ganen1 , Aline Sinhorini Lodi2 , Marle dos Santos Alvarenga
http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v66n3/0047-2085-jbpsiq-66-3-0164.pdf
º https://www.profissionaisti.com.br/2017/06/redes-sociais-e-seu-impacto-no-comportamento-humano/
UNISUAM – Campo Grande
CURSO DE PSICOLOGIA
Psicologia da Infância e Adolescência
Profª Claudete Silva
OS JOVENS E AS REDES SOCIAIS
“O Tamanho do Tsunami”
Junho de 2019
CURSO DE PSICOLOGIA
Psicologia da Infância e Adolescência
Profª Claudete Silva
OS JOVENS E AS REDES SOCIAIS
O Tamanho do Tsunami
Grupo:
 Geiza Santos 19101043
 Mauro Cesar Manzione 19103453
 Thamyres Lima 19100409
 Vanessa Gomes 19103775
_1621442898.xls
Gráf1
		até 1		até 1		até 1		até 1
		até 3		até 3		até 3		até 3
		até 5		até 5		até 5		até 5
		até 7		até 7		até 7		até 7
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
nº de residências
Quantidade de celulares por residência
8
43
24
25
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4
		até 1		8
		até 3				43
		até 5						24
		até 7								25
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621443006.xls
Gráf1
		convívio		convívio		convívio		convívio		convívio
		informativas		informativas		informativas		informativas		informativas
		românticas		românticas		românticas		românticas		românticas
		cômicas		cômicas		cômicas		cômicas		cômicas
		pesquisas		pesquisas		pesquisas		pesquisas		pesquisas
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
Série 5
assunto
postagens %
Assunto das postagens
42
39
27
25
15
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4		Série 5
		convívio		42
		informativas				39
		românticas						27
		cômicas								25
		pesquisas										15
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621443157.xls
Gráf1
		imagens		imagens		imagens		imagens
		textos		textos		textos		textos
		videos		videos		videos		videos
		audio		audio		audio		audio
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
formatos
jovens
Formato das postagens
77
50
36
9
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4
		imagens		77
		textos				50
		videos						36
		audio								9
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621443180.xls
Gráf1
		sapp		sapp		sapp		sapp		sapp		sapp		sapp
		música		música		música		música		música		música		música
		redes		redes		redes		redes		redes		redes		redes
		fotos		fotos		fotos		fotos		fotos		fotos		fotos
		fone		fone		fone		fone		fone		fone		fone
		filmar		filmar		filmar		filmar		filmar		filmar		filmar
		outros		outros		outros		outros		outros		outros		outros
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
Série 5
Série 6
Série 7
uso
jovens %
Utilização
72
53
46
31
25
17
0
11
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4		Série 5		Série 6		Série 7
		sapp		72
		música				53
		redes						46
		fotos								31
		fone										25
		filmar												17
		outros		Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.												11
_1621443141.xls
Gráf1
		jogos		jogos		jogos		jogos		jogos
		pesquisas		pesquisas		pesquisas		pesquisas		pesquisas
		noticiosos		noticiosos		noticiosos		noticiososnoticiosos
		compras		compras		compras		compras		compras
		relacionamentos		relacionamentos		relacionamentos		relacionamentos		relacionamentos
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
Série 5
Sites e apps
jovens %
Sites e Apps frequentados
55
50
23
15
10
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4		Série 5
		jogos		55
		pesquisas				50
		noticiosos						23
		compras								15
		relacionamentos										10
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621443122.xls
Gráf1
		violência		violência		violência		violência		violência		violência		violência
		educação		educação		educação		educação		educação		educação		educação
		esportes		esportes		esportes		esportes		esportes		esportes		esportes
		outros		outros		outros		outros		outros		outros		outros
		consumo		consumo		consumo		consumo		consumo		consumo		consumo
		moda		moda		moda		moda		moda		moda		moda
		trabalho		trabalho		trabalho		trabalho		trabalho		trabalho		trabalho
Série 1
Série 2
Série 3
Série 4
Série 5
Série 6
Série 7
temas
jovens opinião
O jovem nas mídias
70
24
22
14
11
10
0
6
Plan1
				Série 1		Série 2		Série 3		Série 4		Série 5		Série 6		Série 7
		violência		70
		educação				24
		esportes						22
		outros								14
		consumo										11
		moda												10
		trabalho		Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.												6
_1621442950.xls
Gráf1
		whatsapp		whatsapp		whatsapp		whatsapp		whatsapp		whatsapp
		youtube		youtube		youtube		youtube		youtube		youtube
		facebook		facebook		facebook		facebook		facebook		facebook
		twitter		twitter		twitter		twitter		twitter		twitter
		instagram		instagram		instagram		instagram		instagram		instagram
		outros		outros		outros		outros		outros		outros
Colunas1
Colunas2
Colunas3
Colunas4
Colunas5
Colunas6
Redes sociais
jovens %
Frequência nas Redes Sociais
89
78
77
71
64
5
Plan1
				Colunas1		Colunas2		Colunas3		Colunas4		Colunas5		Colunas6
		whatsapp		89
		youtube				78
		facebook						77
		twitter								71
		instagram										64
		outros												5
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1249076451.xls
Gráf1
		popular
		classe média baixa
		classe média baixa
		classe média alta
		ricos
		outros
condição sócio-econômica
20%
20
55
20
3
1
1
Plan1
				condição sócio-econômica
		popular		20
		classe média baixa		55
		classe média baixa		20
		classe média alta		3
		ricos		1
		outros		1
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621441291.xls
Gráf1
		algumas horas
		1 dia
		até 3
		1 sem
		mais 1 sem
		s/resp.
tempo s/ celular
42
5
7
13
29
4
Plan1
				tempo s/ celular
		algumas horas		42
		1 dia		5
		até 3		7
		1 sem		13
		mais 1 sem		29
		s/resp.		4
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1621442770.xls
Gráf1
		celular		celular		celular		celular		celular
		televisão		televisão		televisão		televisão		televisão
		som		som		som		som		som
		PC		PC		PC		PC		PC
		rádio		rádio		rádio		rádio		rádio
Colunas1
Colunas2
Colunas3
Colunas4
Colunas5
residencias %
mídia eletrônica
93
87
63
61
44
Plan1
				Colunas1		Colunas2		Colunas3		Colunas4		Colunas5
		celular		93
		televisão				87
		som						63
		PC								61
		rádio										44
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.
_1249078179.xls
Gráf1
		nenhum
		1
		até 3
		até 5
		outros
		s/resp.
livros lidos
41
24
18
10
3
4
Plan1
				livros lidos
		nenhum		41
		1		24
		até 3		18
		até 5		10
		outros		3
		s/resp.		4
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.

Continue navegando