Buscar

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Kelly Cristina Chaves Ziegler (562042)
	Disciplina:
	Noções de Atuária (CTB10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637939) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19855366
Parte superior do formulário
	1.
	O Governo Federal, por meio do Decreto-Lei 73/66, reformulou a política de seguros no Brasil e criou o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP). De acordo com o Art. 8º do decreto, sobre os órgãos integrantes do Sistema e suas principais atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP): órgão governamental, presidido pelo Ministro da Fazenda, encarregado de fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados no Brasil. 
(    ) Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): organização internacional sem fins lucrativos que publica e atualiza as International Financial Reporting Standards (IFRS).
(    ) Seguradoras: empresas constituídas sob a forma de sociedade anônima, que assumem e administram riscos de acordo com os critérios regulamentados pela SUSEP.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del0073.htm. Acesso em: 29 maio 2020.
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - V - V.
	
	c) V - V - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	2.
	Um ambiente favorável à existência dos seguros é a existência de alguma situação de ameaça de perdas que possam afetar a muitas pessoas. Será a reunião dessas pessoas, interessadas em se proteger financeiramente com relação aos mesmos tipos de riscos, que irá estabelecer um conjunto de regras, ou seja, uma estrutura técnica que viabilize a solução desejada por todos. Sobre os elementos que caracterizam a atividade de seguros, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência em que devem ocorrer os elementos:
	
	a) Mutualismo, incerteza e previdência.
	
	b) Previdência e incerteza.
	
	c) Previdência, incerteza e mutualismo.
	
	d) Incerteza, mutualismo e previdência.
	 
	 
	3.
	A Resolução CNSP 195/08 regulamenta os Limites Técnicos ou Limites de Retenção que correspondem aos valores máximos de responsabilidade que as seguradoras podem reter em cada risco isolado. Essa resolução estabelece que as seguradoras não podem assumir riscos cujos valores representem responsabilidades acima da capacidade de retenção que se encontra aprovada, salvo se repassarem os excedentes de responsabilidade. No entanto, em determinados casos, mesmo com capacidade de retenção acima do necessário, as seguradoras podem não ter interesse em assumir os riscos integralmente e, para viabilizar a operação de seguro, se valem dos mecanismos de distribuição. Com relação aos mecanismos de seguros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cosseguro.
II- Resseguro.
III- Retrocessão.
(    ) Refere-se à distribuição de responsabilidades ou transferência de riscos.
(    ) Pulverização ou distribuição de riscos e pode ser resumida como sendo o resseguro do resseguro.
(    ) A operação em que duas ou mais sociedades seguradoras distribuem, entre si e percentualmente, os riscos de determinada apólice.
(    ) Pode ser facultativo (feito entre seguradoras não vinculadas) ou obrigatório (feito entre seguradoras vinculadas). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www2.susep.gov.br/bibliotecaweb/docOriginal.aspx?tipo=1&codigo=24946. Acesso em: 29 maio 2020.
	
	a) III - I - II - I.
	
	b) II - III - I - I.
	
	c) II - I - I - III.
	
	d) I - II - I - III.
	 
	 
	4.
	Os seguros sociais são os que se destinam, prioritariamente, a proteger as classes economicamente mais fracas e, normalmente, são obrigatórios. No Brasil, esses seguros são operados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Sobre os seguros fornecidos pelo INSS, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Acidente de trabalho.
	
	b) Assistência médica.
	
	c) Aposentadoria.
	
	d) Cirurgias estéticas.
	 
	 
	5.
	Nos sinistros de bens, geralmente o processo abrange três etapas de operações interdependentes: a apuração de danos, a regulação e a liquidação. A apuração de danos consiste no levantamento da causa, natureza e extensão do sinistro. Sobre a regulação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Tem por objetivo verificar se o sinistro está ou não coberto e definir, em caso de indenização, quem será o beneficiário e qual o valor.
	
	b) É a operação em que duas ou mais sociedades seguradoras distribuem, entre si e percentualmente, os riscos de determinada apólice.
	
	c) Permite que as seguradoras assumam riscos ou responsabilidades acima da sua capacidade financeira e, ao mesmo tempo, não precisem responder sozinhas pelas indenizações que venham a ser devidas.
	
	d) Regulamenta os Limites Técnicos ou Limites de Retenção que correspondem aos valores máximos de responsabilidade que as seguradoras podem reter em cada risco isolado.
	 
	 
	6.
	Com o estudo de estatísticas e do cálculo de probabilidades, desenvolveu-se a ciência atuarial, tornando possível a divisão de perdas antes da ocorrência dos sinistros. Nesse sentido, pode-se dizer que a atuária permite prever que tipo de situação?
	
	a) Qual será a frequência relativa e o custo médio de sinistros futuros.
	
	b) O impacto dos sinistros nos custos do orçamento público.
	
	c) Os principais danos aos envolvidos nos sinistros.
	
	d) Quando acontecerão os sinistros e quais os envolvidos.
	 
	 
	7.
	A atividade seguradora tem lugar de destaque no desenvolvimento das nações, não apenas pela proteção às pessoas (físicas e jurídicas), mas também pelas suas características de poupança e de geração de investimentos na economia, em virtude das reservas técnicas que são administradas pelas companhias de seguros. Sobre a estrutura do sistema nacional de seguros, ordene os itens a seguir:
I- SUSEP - Superintendência de Seguros Privados.
II- Ministério da Fazenda.
III- CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados.
IV- Demais órgãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I - III.
	
	b) I - IV - III - II.
	
	c) II - III - I - IV.
	
	d) III - I - II - IV.
	 
	 
	8.
	Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma técnica de gerenciamento de risco que consiste em identificar os eventos perigosos, suas causas e suas consequências. Descreve-se como preliminar porque ela é utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo em questão. Um dos parâmetros utilizados nesta técnica é a frequência ou probabilidade de ocorrência dos acidentes, que possuem uma categoria. Com relação às categorias e sua descrição, analise as sentenças a seguir:
I- Improvável: conceitualmente possível, mas extremamente improvável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
II- Provável: pouco provável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
III- Frequente: esperado ocorrer várias vezes durante a vida útil do processo ou instalação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	Tratar os riscos significa prevenir perdas ou reduzir as consequências financeiras quando elas ocorrerem. O processo de gerenciamento ou de tratamento de riscos é baseado em método científico similar ao processo de tomada de decisões gerais em negócios, e comporta cinco etapas lógicas, sistemáticas e contínuas. Sobre as cinco etapas, analise as sentenças a seguir:
I- Selecionar a combinação que mais se adequa à região geográfica. 
II- Implementar as técnicas escolhidas.
III- Verificar a viabilidade das várias técnicas disponíveis para tratamento dessas exposições.
IV- Monitorar os resultados e analisar a necessidade de troca de pessoal.
V- Identificar e analisar as exposições a risco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e V estão corretas.
	
	b) Somente a sentença V está correta.
	
	c)As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	Dentre as principais técnicas de identificação, análise e avaliação de riscos, a Análise Preliminar se destaca pela amplitude de sua utilização e aplicabilidade. Ela não exige os conhecimentos técnicos de grande profundidade que normalmente acompanham as avaliações mais complexas que são exigidas, destacadamente, no estudo e análise dos riscos industriais. Quando associada com a construção de uma Matriz de Risco, nos permite estabelecer as situações mais críticas e definir prioridades de tratamento. Sobre a Análise Preliminar, analise as sentenças a seguir:
I- É uma técnica de gerenciamento.
II- Normalmente é utilizada antes de outros tipos de análise.
III- Um dos parâmetros utilizados é a frequência ou probabilidade de ocorrência dos acidentes.
IV- Entre as principais vantagens está a identificação com antecedência e a conscientização acerca dos perigos em potencial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença IV está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
Parte inferior do formulário