Buscar

trabalho adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alexandre Goinski
Carlos Henrique Gardin Corteze.
Diego Barreto Pedroso Simoes
Felipe Moreira dos Santos
Henrique Flomenbaum
Henrique Ravazzi Tavares
Marcelly Araujo Rotta
Thiago Aplevicz Sales
INTRODUÇÃO
	Segundo Bergamini (2012) “ a liderança é um dos assuntos mais discutidos dentro das empresas e o líder tem uma função muito importante na organização”, com isso neste trabalho serão estudados e descritos alguns dos principais tipos de liderança existentes listados por Boerner, Eisenbeiss e Griesser (2007); James (2005); Barbuto (2005); Maximiano (2010); Chiavenato (2009), que buscam de maneiras diferentes a eficácia e eficiência para atingir as metas e alcançar o sucesso. Também será descrito um profissional e ele será avaliado seguindo os critérios dos frameworks de liderança e com isso será classificado a sua liderança com base nas suas ações.
1 APRESENTAÇÃO DO FRAMEWORK 01
	
	A liderança transacional é caracterizada por ser centralizada, autoritária, com pagamentos fixos estabelecidos, não oferece plano de carreira, omite a situação financeira da organização, não assume riscos, não promove treinamentos e existe um chefe tradicional. Algumas características são: Laissez-faire em que o líder evita tomar decisões e não cumpre obrigações; gestão por exceção onde todos os dias é dado um feedback negativo pois contato com os subordinados é iniciado apenas a partir de falhas, não estimulando o crescimento da performance. A gestão por exceção pode ser ativa ou passiva. O líder passivo só se envolve na situação quando algo acontece, quando é notificado de falhas ou os padrões não são alcançados. O ativo, por sua vez, toma atitudes corretivas.
	A liderança transformacional tem como é descentralizada, motivacional, oferece benefícios diferenciados, oferece plano de carreira, informa a situação financeira da organização, assume riscos previamente calculados, promove treinamentos e tem um líder visionário. Entre suas particularidades, o carisma faz com que o líder seja admirado pois é um modelo de ética, princípio e valores já que compartilha os riscos. Outra característica é a motivação inspiracional onde há encorajamento a visualizar o futuro, utiliza da simplicidade para se comunicar. A partir do estímulo intelectual o líder analisa situações que já aconteceram de uma nova maneira, sem crítica pública dos erros. Por fim, a consideração individualizada faz com que a necessidade de desenvolvimento e crescimento de cada indivíduo seja atendida a fim do sucesso de cada um seja explorado.
2 APRESENTAÇÃO DO FRAMEWORK 02
	Para Maximiano (2010, p. 30), “a liderança é classificada em dois estilos podendo ser autocrático ou democrático, dependendo de o líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados”. A liderança autocrática se caracteriza pelo líder ser centralizador, apenas ele tomar as decisões sem dar espaço para opiniões, prega obediência cega, é egoísta, dominador, centralizam as conquistas de sucesso em apenas seus atos, nenhum funcionário é reconhecido pelo seu trabalho e em vez do gestor ser um líder ele acaba se tornando um chefe.
	De acordo com Chiavenato (2009, p. 23) “os estilos de liderança podem ser: Autoritário, paternalista, democrático e situacional”. O líder autoritário toma decisões sem consultar o grupo, não dando a oportunidade de iniciativa pessoa. O estilo paternalista de acordo com Lacombe (2003, p.89) “é uma liderança que visa o fim dos conflitos em grupos, que visa um relacionamento amável, onde o líder tem uma postura de representante paternal do grupo”. Na democrática, o líder supõe que o grupo por ser maduro não precisa de sua supervisão externa, ficando livres para colocar seus projetos em prática. Na situacional, para cada caso o líder age de uma maneira flexível para alcançar o melhor desempenho dos seus liderados.
3 DESCRIÇÃO DO PROFISSIONAL A SER ANALISADO E SUAS ATIVIDADES
	Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano e fundador da Apple. Esteve frente a empresas como a Atari, Pixar e Next. A Apple, seu projeto mais famoso e ambicioso, revolucionou o mundo tecnológico para o que existe e conhecemos atualmente. A Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da Apple é "Pense diferente". Várias frases suas ficaram famosas, entre elas "A jornada é a recompensa", "É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha”. Steve Jobs faleceu em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011. 
4 ANÁLISE DO PROFISSIONAL SEGUNDO OS CRITÉRIOS DOS FRAMEWORKS 01 E 02
4.1 Framework 01 
Diante do framework 01, Steve se encaixaria entre os carismáticos. Nesse caso, o líder inspira os liderados para o seguirem, visionário, se comunicava de um jeito simples e direto, não gostava de dar feedback, não costumava elogiar muito, oferecia benefícios diferenciados, muito centrado em si mesmo e focado em garantir total excelência nos produtos.
4.2 Framework 02
	
	No framework 02, o profissional mesclaria entre ambos os estilos de liderança, pois ele tinha como características ser dominador, centralizador, mas por outro lado ele também influenciava seus subordinados para conseguir excelência em seus produtos, tinha uma liderança participativa, era um visionário e assumia riscos previamente calculados.
5 CONCLUSÃO
Conclui-se, desse modo, que um profissional pode se encaixar em diversos estilos dependendo do estudo de referência utilizado. Suas características também fazem com que muitas vezes ele se encaixe em um ou mais estilos dentro do mesmo estudo.

Outros materiais