Buscar

Adg3 economia politica

Prévia do material em texto

Adg3 - Economia Política
1)
Um dos maiores economistas de seu tempo, David Ricardo foi considerado ainda em vida o legítimo sucessor de Adam Smith no papel de difusor da jovem ciência conhecida como Economia Política. Nascido em Londres em 1772, época em que a Inglaterra acabava de completar a que ficaria conhecida a Primeira Revolução Industrial, vivenciou ainda a Revolução Francesa em 1789.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Revolução Francesa marcou a vida de Ricardo por ser caracterizada pela combinação do avanço tecnológico e de transformações sociais.
II - A miséria e o aumento da mortalidade da classe trabalhadora inglesa foram temas abordados e debatidos na época por David Ricardo.
III - O desenvolvimento das ideias clássicas, utilizando-se do método abstrato de raciocínio, foram fundamentais no processo de formulação das teorias econômicas.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
Alternativas:
· a)
Somente a afirmativa I está correta.
· b)
Somente a afirmativa II está correta.
· c)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
· d)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
· e)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
2)
Ricardo contribui com vários temas em sua obra conhecida como Princípios da Economia Política e Tributação nos quais se destacam a política monetária, teoria dos lucros, da renda fundiária e da distribuição, teoria do valor e do comércio internacional, tendo muitas de suas contribuições estabelecido as bases de um debate que se prolonga até os dias atuais.
  
De acordo com as teorias, princípios e leis elaboradoras por Ricardo e suas características, relacione uma coluna à outra:
 
	Teorias, princípios e leis de Ricardo
	Características
	I - Teoria do valor de troca e os preços relativos.
	A - Cada país deve se especializar na produção do bem em que é relativamente mais eficiente (ou que o custo de oportunidade seja menor) e exportá-la.
	II - Princípio (ou teoria) das Vantagens Comparativas.
	B - só acontece no curto prazo, isto é, quando a quantidade de pelo menos um dos fatores de produção (normalmente o fator de produção “capital”, ou fator de produção “terra”) não pode ser ampliada 
	III - Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes
	C - Para Ricardo (1996), as mercadorias derivam seu valor de troca de duas fontes: de sua escassez e da quantidade de trabalho necessária para obtê-las. 
Assinale a alternativa que contém a sequência que associa corretamente as colunas.
Alternativas:
· a)
I - C; II - A; III - B.
Alternativa assinalada
· b)
I - A; II - C; III - B.
· c)
I - B; II - C; III - A.
· d)
I - A; II - B; III - C.
· e)
I - B; II - A; III - C.
3)
Em meados de 1815, quando a Inglaterra estava se recuperando de uma forte crise, na qual a importação estava proibida, foram abertos os caminhos comerciais internacionais, visando ampliar o fornecimento agrícola para o país. No intuito de evitar que a livre concorrência acabasse com a agricultura nacional, criou-se a Lei dos cereais, por meio da qual se tornava proibida a importação de grãos se esses chegassem a um determinado limite de valor.
 
De acordo com a lei dos cereais, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
(    ) O real objetivo da lei dos cereais era sobretaxar os cereais que eram importados, não obstante do preço,  a fim de proteger os produtores domésticos de cereais da concorrência externa.
(     ) Esta lei proporcionou, na prática, uma classificação entre os produtores agrícolas e proprietários de terras das indústrias e das populações urbanas.
(    ) Devido a proteção dos  produtores nacionais de cereais menos eficientes com a Corn Laws, Ricardo passou a criticá-la, uma vez que aumentava a proporção da renda da terra e dos salários em relação aos lucros.
(   ) O crescimento da economia foi um dos resultados identificados com a Lei dos cereais porque houve uma transferência de renda dos setores dinâmicos para os menos eficientes fazendo com que houvesse um aumento na intensidade da acumulação de renda.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas:
· a)
V - V - F - F.
· b)
F - V - V - F.
Alternativa assinalada
· c)
V - F - F - V.
· d)
F - F - V - V.
· e)
V - F - V - F.
4)
No mundo, existem dois tipos de sistema político-econômico: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista vigora desde o século XVIII. No entanto, no século XIX, o capitalismo não estava agradando aos trabalhadores europeus, em razão da condição de exploração em que viviam. Tal fato fez surgir no continente um sentimento de mudança.
A classe proletária pôde enxergar uma solução no socialismo, que figurava como um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantação de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classes, na qual os capitalistas exploram os trabalhadores.
 
Considerando os tipos de socialismo listados a seguir e suas características, relacione uma coluna à outra:
 
	Tipos de Socialismo
	Características
	I - Socialismo do Estado
	A - foi desenvolvido na Inglaterra e na Alemanha, após 1848, com Charles Kingsles, após o fracasso dos movimentos radicais nestes países pois, a religião era o consolo dos trabalhadores, que a procuravam para amenizarem o sofrimento e dar esperança aos trabalhadores.
	II - Socialismo cristão
	B - a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, que pode ser considerado dispensável e até mesmo nocivo para ela.
	III - Anarquismo
	C - que envolve a posse do governo e a operação de todos os setores da economia com o objetivo principal de atingir mais objetivos sociais gerais do que lucro.
Assinale a alternativa que contém a sequência que relacione corretamente as colunas:
Alternativas:
· a)
I - A; II - C; III - B.
· b)
I - B; II - C; III - A.
· c)
I - A; II - B; III - C.
· d)
I - B; II - A; III - C.
· e)
I - C; II - A; III - B.
Alternativa assinalada

Continue navegando