Buscar

Considerações anatômicas do nervo trigêmeo

Prévia do material em texto

Considerações anatômicas do nervo trigêmeo 
O nervo trigêmeo é o quinto par e é o maior dos doze nervos cranianos. Ele é constituído de uma pequena raiz motora e de uma raiz sensorial (tripartida) consideravelmente maior. A raiz motora supre os músculos da mastigação e outros músculos da região. Já a raiz sensorial é dividida em três ramos: ramo oftálmico, maxilar e mandibular.
O ramo oftálmico é o primeiro ramo do nervo trigêmeo, sendo responsável pela inervação da porção superior da face. Ele é puramente sensorial e é a menor das três divisões. Ele sai do crânio e penetra na órbita pela fissura orbital superior e antes de passar pela fissura orbital superior o nervo oftálmico se divide em três ramos principais: os nervos nasociliar, frontal e lacrimal.
O ramo maxilar é o segundo ramo do nervo trigêmeo, e é responsável pela inervação do terço médio da face, é de tamanho intermediário e tem a função puramente sensorial. O nervo maxilar sai do crânio pelo forame redondo e cruza a parte mais superior da fossa pterigopalatina. Chegando a essa estrutura ele emite o nervo zigomático, o ramo alveolar superior posterior e o nervo pterigopalatina e continua o seu trajeto na órbita como nervo infra orbital. Para ser mais específica, o ramo maxilar divide os nervos da seguinte forma: nervo infra orbital; nervo zigomático; nervo alveolar superior posterior; nervo alveolar superior médio; nervo alveolar superior anterior; nervo nasopalatino; nervo palatino maior e menor.
O ramo mandibular é o maior ramo do nervo trigêmeo, e é responsável pela inervação do terço inferior da face. Ela constitui um nervo misto com duas raízes: uma grande raiz sensorial e uma raiz motora menor. A raiz sensorial é responsável pela a inervação da pele da região temporal, lábio inferior, além da mucosa da bochecha, língua, os dentes inferiores, a própria mandíbula e a articulação temporomandibular (ATM). Já a raiz motora é responsável pelos os músculos da mastigação, tais como os músculos: masseter, temporal, pterigoide medial, pterigoide lateral e digástrico. Os nervos foram divididos em ramos anteriores (motora) e posteriores (sensitivos). Na divisão anterior os nervos são: nervo bucal, nervo do músculo pterigoide lateral, nervo do músculo masseter, nervo do músculo temporal. E a divisão posterior: nervo lingual, nervo auriculotemporal, nervo milo-hióideo, nervo alveolar inferior ( ramos dentários) e o nervo mentoniano. 
Ramos anteriores: responsáveis pela inervação motora dos músculos da mastigação e sensitiva das mucosas da bochecha e da gengiva.
Ramos posteriores: responsáveis pela inervação sensitiva, possuindo um pequeno componente motor, abrangendo áreas como a língua, os dentes inferiores e a pele do mento.

Continue navegando