Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A habilidade de refletir sobre [...] unidades de significado [os morfemas] é chamada consciência morfológica e pode ajudar o aprendiz a entender o princípio semiográfico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; ANIBAL, Luciana; LIMA, Simone. A morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita no português? <http://www.redalyc.org/html/188/18821217/>. Acesso em 23 abr. 2018.
De acordo como fragmento de texto citado e com os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre a morfologia, é correto afirmar que morfema:
Nota: 10.0
	A	é a maior unidade da língua escrita sem significado.
	B	é a unidade mínima significativa da língua.
Você acertou!
Comentário: “O morfema é a menor unidade portadora de significado dentro da língua” (rota 1 de aprendizagem, p. 5).
	C	é a maior unidade linguística sem significado.
	D	é a menor unidade linguística sem significado.
	E	é qualquer unidade linguística sem significado.
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A formação de verbos pode ser feita por sufixação e por derivação parassintética. As estruturas mais produtivas de formação de verbos por sufixação são as correspondentes à adição de –izar, -ar e –ear a substantivos e adjetivos […]. As formações em –ar […] concentram-se na denotação de ações definidas pelo substantivo-base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 35.
Considerando essas informações e os conteúdos da rota 5 de aprendizagem, assinale a alternativa em que o verbo representa um exemplo de processo de derivação sufixal:
Nota: 10.0
	A	folhear
Você acertou!
Comentário: a) é a alternativa correta, pois é a única em que o verbo foi formado por sufixação: folha + ear = folhear. Nas demais, os verbos são formas primitivas. “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical […]. Os sufixos modificam o sentido do radical e altera a classe gramatical as quais pertencem. Os sufixos nominais formam substantivos e adjetivos […]. Os sufixos verbais, como o próprio nome traduz, formam verbo […] -ear” (rota 5 de aprendizagem, p. 8,9).
	B	dar
	C	ver
	D	ter
	E	ler
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a tirinha abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/7d/85/34/7d8534d68418204718a25ffe4167c01f.jpg Acesso em 26 jan. 2016.
Considerando os conteúdos da rota 2 de aprendizagem sobre a relação entre as palavras, a comicidade da tirinha quanto ao uso do termo vendo se dá pelo fato de:
Nota: 10.0
	A	
a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da homonímia existente entre vendo, do verbo vender, e vendo, do verbo ver.
Você acertou!
A alternativa correta é a a). O menino usa vendo no sentido de ver. Já, o homem interpreta vendo no sentido de vender. Isso ocorre, pois as duas palavras são homônimas perfeitas, apresentando o mesmo som e grafia. A “homonímia estuda termos com escrita ou sons iguais, mas com significados diferentes” (rota 2 de aprendizagem, p. 29).
	B	
a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da parônima existente na forma verbal.
	C	o menino ter utilizado incorretamente a forma verbal de vender.
	D	
a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da flexão ocorrida entre as formas verbais dos dois verbos em questão.
	E	
o menino usar uma forma verbal desconhecida pelo homem.
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A formação de verbos pode ser feita por sufixação e por derivação parassintética. As estruturas mais produtivas de formação de verbos por sufixação são as correspondentes à adição de -izar, -ar e -ear a substantivos e adjetivos […]. As formações em -ar […] concentram-se na denotação de ações definidas pelo substantivo base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 35.
Considerando os conteúdos da rota 5 de aprendizagem, assinale a alternativa cujo verbo representa um exemplo de processo de derivação sufixal:
Nota: 10.0
	A	
folhear
Você acertou!
A alternativa a) é a alternativa correta, pois é a única em que o verbo foi formado por sufixação: folha + ear = folhear. Nas demais, os verbos são formas primitivas. “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical […]. Os sufixos modificam o sentido do radical e altera a classe gramatical as quais pertencem. Os sufixos nominais formam substantivos e adjetivos […]. Os sufixos verbais, como o próprio nome traduz, formam verbo […] -ear” (rota 5 de aprendizagem, p.14-15).
	B	
dar
	C	
ver
	D	
ter
	E	
ler
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a afirmação a seguir:
“Existem vários tipos de morfemas na língua portuguesa, e um deles é a desinência. Este morfema é responsável por designar algumas características na palavra e, quando é adicionado a ela, ao contrário do afixo, não forma uma nova palavra, mas apenas faz a flexão da palavra de origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Ana Paula de. Desinências verbais e nominais. <http://www.infoescola.com/portugues/desinencias-verbais-e-nominais/>. Acesso em 12 ago. 2016.
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por morfemas de desinência pelo processo de flexão:
Nota: 10.0
	A	vela – velejador – velório
	B	menino – menina – crianças
	C	feliz – infeliz – infelizmente
	D	corre – correm – correram
Você acertou!
Comentário: É correto afirmar que “corre” recebe desinência de 3ª pessoa do singular e presente do modo indicativo (ele corre); “correm” de 3ª pessoa do plural e presente modo indicativo (eles correm); “correram” de 3ª pessoa do plural e pretérito perfeito modo indicativo (eles correram). As demais opções tratam de substantivos que recebem apenas desinência de gênero e número. Como se pode constatar na rota 1 de aprendizagem: “Desinências verbais são morfemas que indicam a flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) em verbos” (rota 1 de aprendizagem, p. 15).
	E	humano – humana – humanidade
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Analise a citação:
“Cada povo tem seu modo especial de formar os nomes completos das pessoas. Nos primórdios, o povo português, do qual descendemos, distinguia na classe média e na fidalga os indivíduos juntando um sobrenome derivado do nome do pai, o patronímico. Assim, Afonso, filho de Henrique, chamava-se Afonso Henriques; Álvaro, filho de Rodrigo, chamava-se Álvaro Rodrigues. Com o tempo, o patronímico foi perdendo o valor, de modo que, hoje, só´ excepcionalmente e por acaso se aplicara´ com o rigor primitivo. Os Rodrigues não são filhos de nenhum Rodrigo nem os Fernandes de nenhum Fernando”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. 2. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1948. p. 108.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 3 de aprendizagem sobre a classe dos substantivos, assinale a alternativa que contém apenas substantivos próprios:
Nota: 10.0
	A	Maria, amor, mesa, São Paulo.
	B	Pensamento, anjo, João, Pedro.
	C	São Paulo, França, Maria, Gabriel.
Você acertou!
Comentário: c) é a alternativa correta, pois apresenta apenas substantivos próprios. Amor, mesa, pensamento, anjo, carinho, medo e cadeira são substantivos comuns. “[...] os substantivos comuns são aqueles que
dão nomes às coisas corriqueiras, que são habituais […]. Os substantivos próprios nomeiam os seres que são particulares, únicos […]. Cadeira, mesa, rua, cidade, estrela são seres numerosos, há vários. Dessa forma, são substantivos comuns. Já, Maria, São Paulo, Tietê, Brasil são seres únicos, não há dois ‘brasiles’ no universo, daí são nomes próprios, substantivos próprios” (rota 3 de aprendizagem, p. 10).
	D	João, carinho, medo, Clara.
	E	Mesa, cadeira, amor, pensamento.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
Podemos afirmar que a flexão é um processo sistemático de formação de palavras onde o falante não tem opcionalidade em fazer essa concordância. Em outras palavras, a flexão é obrigatória, pois não existe outra opção no sistema da língua. Já a derivação faz o oposto e é assistemática, dando possibilidades criativas ao falante.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre a formação de palavras, o tipo de processo morfológico encontrado nas palavras aluno e aluna ocorre também em:
Nota: 10.0
	A	
jacaré-macho e jacaré-fêmea
	B	
limo e lima
	C	
menino e menina
Você acertou!
c) é a alternativa correta, pois, para o substantivo mudar de gênero (menino-masculino/menina-feminino), ele passa por um processo conhecido como “flexão” (rota 5 de aprendizagem, p. 36).
	D	cigarro e cigarra
	E	
oco e oca
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os adjetivos compostos são aqueles formados por mais um de um radical. […] Morfologicamente, os adjetivos não têm um gênero definido. Eles assumem o gênero dos substantivos que modificam. […] Os adjetivos devem concordar em número com o substantivo que modificam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Grama´tica-Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 201.
Considerando essas informações e os conteúdos da rota de aprendizagem 4 sobre os adjetivos compostos, assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas adjetivos compostos com flexão de gênero e número:
Nota: 10.0
	A	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas
	B	norte-americanas; azul-petróleos; inda-europeia; surda-mudas
	C	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surda-mudas
	D	nortes-americana; azul-petróleo; inda-europeia; surdas-muda
	E	norte-americanas; azul-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas
Você acertou!
Comentário: Em adjetivos compostos, somente o último elemento vai para o plural e para o feminino (norte-americanas, indo-europeia), com exceção de cores, que são invariáveis (azul-petróleo), e de alguns outros casos de adjetivos, como é o caso do adjetivo composto surdo-mudo que foge à regra de flexão, pois ambos vão para o plural e também podem ser flexionados para o feminino, portanto, “as surdas-mudas” (rota 4 de aprendizagem, p. 6).
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte afirmação:
“[Locução] maneira de articular ou pronunciar sílabas, palavras; conjunto de palavras que equivalem a um só vocábulo, por terem significado, conjunto próprio e função gramatical única. Pode der verbal, pronominal, adverbial, prepositiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOUASIS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houasis da Língua Portuguesa. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. s. p.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre locuções, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “locuções pronominais”:
Nota: 0.0
	A	São grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos.
Comentário: “Locuções pronominais: são grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos. Ex.: cada um, seja quem for, cada qual, seja qual for, quem quer que...” (rota 4 de aprendizagem, p. 13).
	B	São pronomes que equivalem a locuções verbais.
	C	São grupos de palavras que exercem a função de preposição.
	D	
São pronomes que exercem a função de artigos.
	E	São grupos de palavras que equivalem a verbos.
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
“São chamados substantivos coletivos aqueles que, no singular, fazem referência a um conjunto de seres de uma mesma espécie, ou a corporações sociais e religiosas agrupadas para determinado fim […]. Eles constituem uma categoria específica, porque se apresentam no singular, mas sempre fazem referência a uma ideia plural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Grama´tica-Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 174.
Considerando essas informações e os conteúdos da rota 3 de aprendizagem, sobre a classificação dos substantivos, assinale a alternativa que contém apenas substantivo coletivo:
Nota: 10.0
	A	acervo.
Você acertou!
Comentário: a) é a alternativa correta. “Coletivo significa aquilo que abrange ou pertence a várias pessoas ou coisas. [Substantivos coletivos] São termos que, escritos no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie”. Exemplo:  Acervo de livros (rota 3 de aprendizagem, p. 11).
	B	frutífera.
	C	soldado.
	D	abelhas.
	E	bois.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?