Buscar

PROVA FINAL OFICINA CONTABIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA FINAL OFICINA CONTABIL I
Questão 1
O Sr. Rodrigo Mares, preocupado com o tempo com que os caminhões carregados ficavam parados nos clientes aguardando desembarque, resolveu criar um sistema para que o próprio caminhoneiro adicione dados sobre o tempo de espera e as condições encontradas para o desembarque das mercadorias. Sabendo que O'Brien (2004) definiu Sistema de Informações como "um conjunto de pessoas, hardware, redes de comunicação, exposto de maneira organizada, capaz de transformar em informações úteis os dados coletados, para diversos tipos de organização", sendo que essas informações úteis são classificadas com vários conceitos, de acordo com o uso, classifique o tipo de sistema que foi solicitado pelo Sr. Rodrigo.
· Sistema de apoio gerencial: informações executivas.
· Sistemas de apoio às operações: sistemas de processo de informações.
· Sistemas de apoio às operações: sistemas de controle de processos.
· Sistema de apoio gerencial: sistemas de apoio à decisão.
· Sistema de apoio gerencial: sistemas de informações gerenciais.
Reposta Correta: Sistemas de apoio às operações: sistemas de processo de informações.
Questão 2
Joaquim Cruz é contador e comentou com a Dra. Eleonora, que é advogada, que em um lançamento contábil o débito sempre é posicionado antes que o crédito. A advogada comentou, então, que isso seria um mero detalhe, porque não havia na legislação nenhuma lei ou norma dizendo para que contadores tenham essa atitude. No caso, quem está com a razão, o Sr. Joaquim Cruz ou a Dra. Eleonora?
· Nenhum dos dois, pois os lançamentos contábeis não demonstram débitos e créditos.
· Dra. Eleonora, pois o correto é sempre posicionar o crédito antes dos débitos.
· Sr. Joaquim Cruz, os débitos sempre são posicionados antes dos créditos.
· A Dra. Eleonora, pois tanto faz posicionar débitos antes dos créditos.
· Ambos estão errados, não faz diferença lançar os valores a débito ou a crédito, desde que observe as contas corretas.
Reposta Correta:Sr. Joaquim Cruz, os débitos sempre são posicionados antes dos créditos.
Questão 3
Adriana, controller da Cabos Piratini S.A., recebeu a seguine mensagem de um de seus vendedores técnicos, o engenheiro Amaro Dias: "Acabo de fazer uma venda para a Cia Elétrica Vale do Lençois Maranhenses, que distribuiu energia elétrica no Nordeste brasileiro. 500 toneladas de cabos serão entregues nos primeiros dias do mês que vem. Sei que não é um prolbema seu, mas já há mais de seis meses eu não coseguia fazer uma venda em razão da crise no setor e estou realmente precisando muito de dinheiro, preciso comprar equipamentos médicos para meu filho porque ele está em tratamento. Há como você considerar para que eu possa receber a minha comissão agora no começo do mês? Desde já, muito obrigado".
Considerando o apelo desesperado do engenheiro Amaro e os procedimentos contábeis, Adriana emitiu uma mensagem respondendo ao engenheiro. Dentre as seguintes alternativas, qual é a resposta adequada?
· Engenheiro Amaro Dias: você teve sorte, será possível, sim, antecipar o reconhecimento da receita em um mês. Porém, isso não será possível a partir já do próximo mês, o presidente da empresa não libera mais antecipações de receita. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
· Engenheiro Amaro Dias: infelizmente, não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
· Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
· Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não terei como antecipar essas receitas porque isso afeta o pagamento a ser efetuado pelo nosso cliente, que teria que, obrigatoriamente, antecipar o pagamento também para este mês. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
· Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Mario do Departamento de Recursos Humanos, que irá certamente te conceder um empréstimo da empresa para você poder comprar os equipamentos médicos de seu filho. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
Reposta Correta: Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Mario do De
Questão 4
Há empresas que mantém gigantescos parques de diversões, verdadeiros resorts ou grandes parques internacionais, como a Disney, o Beto Carrero World, o Hopi Hari, o Parque do Asterix, do Harry Potter, da Ferrari e tantos outros. É de praxe nesses empreendimentos a venda antecipada de "entradas", tickets, ingressos ou passaportes (os nomes variam de empreendimento para empreendimento), que são vendidos não raramente com meses ou anos de antecedência e que podem vir a não serem utilizados, ou serem utilizados muitos meses após a venda dos ingressos. O mesmo ocorre, também, de uma certa forma, com grandes empreendimentos artísticos, como shows de música ou teatro. Considerando os princípios e as convenções geralmente aceitos de Contabilidade e o conceito de "resultado" na Contabilidade, qual é o momento em que a receita deve ser vendida nos ingressos para parques de diversões e/ou outras atividades culturais? Importante: a citação a esses empreendimentos reais está sendo realizada para fins exclusivamente didáticos, em ambiente acadêmico. Não deve ser interpretada como sugestão para o consumo de produtos ou serviços ou mesmo para a realização de investimentos.
· O momento adequado para o reconhecimento da receita é quando o valor do ingresso é pago a qualquer agente turístico que faça parte da rede produtiva de relacionamentos do entretenimento.
· O momento adequado para o reconhecimento da receita é quando o valor do ingresso é depositado efetivamente na conta-corrente do empreendimento.
· O momento adequado para o reconhecimento da receita é quando o cliente já pagou pelo ingresso, visitou o empreendimento, voltou para o seu lar e responde a uma pesquisa de satisfação. Se nessa pesquisa o cliente relatar que gostou da experiência, será possível o reconhecimento da receita, porém, se não houver um relato positivo, o valor deverá ser devolvido ao cliente.
· O momento adequado para o reconhecimento da receita é quando o ingresso é entregue ao cliente, com ou sem pagamento, porque configura que esse cliente aceitou o serviço e dele irá usufruir.
· O momento adequado é quando o ingresso foi apresentado na portaria do empreendimento, o que mostra que uma pessoa efetivamente usufruiu dos serviços oferecidos e teve uma experiência artística.
RESPOSTA CORRETA: O momento adequado é quando o ingresso foi apresentado na portaria do empreendimento, o que mostra que uma pessoa efetivamente usufruiu dos serviços oferecidos e teve uma experiência artística.
Questão 5
Segundo os autores Laudon e Laudon (2004), um sistema é um fluxo onde há uma entrada, um processamento e uma saída. Nesse sentido, aponte qual alternativa a seguir traz um exemplo do cotidiano que não possa ser classificável como um sistema.
· Verificar a hora em um relógio.
· A elaboração de uma planilha de salários a pagar.
· Comprar matéria-prima em uma empresa industrial.
· Um chamado para a polícia agir em uma denúncia de suspeita de roubo.
· Atendimento de um médico a um paciente.
RESPOSTA CORRETA : Verificar a hora em um relógio.

Mais conteúdos dessa disciplina