Buscar

AV2- INTRUDUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUISTICOS

Prévia do material em texto

1)
Considere o exemplo a seguir, retirado de Mioto, Silva e Lopes (2005, p.21):
a. O Paulo e a Maria vão sair.
b. O Paulo, a Maria e a Joana vão sair.
c. O Paulo, a Maria, a Joana e a Ana vão sair.
d. O Paulo, a Maria, a Joana, a Ana e o Pedro vão sair.(MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. O estudo da gramática. In:______. Novo manual de sintaxe. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005. Cap. 1. p. 11-40.)Assinale a alternativa com o nome da propriedade das línguas naturais relativa à possibilidade de aplicar o mesmo processo (a mesma regra) repetidas vezes, encaixando uma informação dentro de outra.
Alternativas:
· a)
Desempenho.
· b)
Mudança.
· c)
Recursividade.
Alternativa assinalada
· d)
Intuição.
· e)
Competência.
2)
"A primeira elaboração do modelo gerativista ficou conhecida como gramática transformacional e foi desenvolvida e reformulada diversas vezes durante as décadas de 1960 e 1970. Os objetivos dessa fase do gerativismo consistiam em descrever como os constituintes das sentenças eram formados e como tais constituintes transformavam-se em outros por meio da aplicação de regras. Por exemplo, a sentença ‘o estudante leu o livro’ possui cinco itens lexicais, que estão organizados entre si através de relações estruturais que chamamos de marcadores sintagmáticos, e tais marcadores poderiam sofrer regras de transformação de modo a formar outras sentenças, como ‘o livro foi lido pelo estudante’, ‘o que o estudante leu?’, ‘quem leu o livro?’, etc." 
(KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p.131.).
 
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A gramática transformacional seria a mais adequada para explicar as estruturas sintáticas da linguagem, sendo caracterizada por regras sintagmáticas (que geram estruturas abstratas) e regras de transformação (que convertem essas estruturas abstratas nas frases da língua).
PORQUE
II. os gerativistas perceberam que as infinitas sentenças de uma língua eram formadas a partir da aplicação de um finito sistema de regras (a gramática) que transformava uma estrutura em outra (sentença ativa em sentença passiva, declarativa em interrogativa, afirmativa em negativa, etc.).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta, com base em seus conhecimentos sobre o Gerativismo.
Alternativas:
· a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa assinalada
· b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
· c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
· d)
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
· e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
"O polo ____________ caracteriza-se pela concepção da língua como um instrumento de comunicação, que, como tal, não pode ser analisada como um objeto autônomo, mas como uma estrutura maleável, sujeita a pressões oriundas das diferentes situações comunicativas, que ajudam a determinar sua estrutura gramatical". 
(MARTELOTTA, Mário Eduardo; KENEDY, Eduardo. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; OLIVEIRA, Mariangela Rios de; MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Lingüística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 20.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna com relação à vertente linguística sobre a qual é o excerto:
Alternativas:
· a)
Saussuriano.
· b)
Semântico.
· c)
Fonológico.
· d)
Funcionalista.
Alternativa assinalada
· e)
Gerativista.
4)
O Funcionalismo é uma vertente da Linguística (derivada do Estruturalismo) que propõe o estudo da língua considerando o contexto em que ocorre a interação verbal. Por exemplo, passou-se a analisar, dentre outras questões antes deixadas de lado, a intenção do falante.
Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de proposta ou conceito funcionalista que é uma alternativa às teorias formalistas ao considerar o contexto comunicativo em sua análise:
Alternativas:
· a)
A segmentação de fonemas em traços distintivos.
· b)
A propriedade da recursividade na linguagem.
· c)
A análise de tema e rema dentro de um diálogo.
Alternativa assinalada
· d)
A arbitrariedade do signo linguístico de Saussure.
· e)
A análise distribucionalista em constituintes imediatos.
5)
Analise a situação-problema a seguir:
Aline tem 3 anos de idade e está brincando com suas bonecas, sozinha. Sua mãe observa a filha, que diz: "Cadê aquele vestidinho que estava aqui? Hmmm... já procurei nesta caixa... acho que vou olhar na gaveta...". Em seguida, Juliana vai até a gaveta de seu armário procurar o vestido de sua boneca.
A situação-problema do texto-base refere-se a qual conceito sociointeracionista presente no processo de internalização da linguagem, para Vygotsky?
Alternativas:
· a)
Discurso socializado.
· b)
Discurso interior.
· c)
Fala egocêntrica.
Alternativa assinalada
· d)
Mediação por signos.
· e)
Mediação por instrumentos.

Continue navegando