Buscar

Av2 - Introdução aos Estudos Linguísticos

2)

“A primeira elaboração do modelo gerativista ficou conhecida como gramática transformacional e foi desenvolvida e reformulada diversas vezes durante as décadas de 1960 e 1970. Os objetivos dessa fase do gerativismo consistiam em descrever como os constituintes das sentenças eram formados e como tais constituintes transformavam-se em outros por meio da aplicação de regras. Por exemplo, a sentença ‘o estudante leu o livro’ possui cinco itens lexicais, que estão organizados entre si através de relações estruturais que chamamos de marcadores sintagmáticos, e tais marcadores poderiam sofrer regras de transformação de modo a formar outras sentenças, como ‘o livro foi lido pelo estudante’, ‘o que o estudante leu?’, ‘quem leu o livro?’, etc.” (KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p.131.).

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A gramática transformacional seria a mais adequada para explicar as estruturas sintáticas da linguagem, sendo caracterizada por regras sintagmáticas (que geram estruturas abstratas) e regras de transformação (que convertem essas estruturas abstratas nas frases da língua).

PORQUE

II. Os gerativistas perceberam que as infinitas sentenças de uma língua eram formadas a partir da aplicação de um finito sistema de regras (a gramática) que transformava uma estrutura em outra (sentença ativa em sentença passiva, declarativa em interrogativa, afirmativa em negativa, etc.).A respeito dessas asserções, assinale a opção correta, com base em seus conhecimentos sobre o Gerativismo.

Selecione uma alternativa:

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais