Buscar

Sistema urinário

Prévia do material em texto

2º QUESTIONÁRIO ANATOMIA – ODONTOLOGIA – 1º PERÍODO
Sistema Urinário:
01) Citar os órgãos (e estruturas) que constituem o sistema urinário descrevendo a função de cada órgão ou estrutura.
Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação. 
Na tabela a seguir, temos os órgãos que compõem o sistema urinário e suas respectivas funções.
	Órgão
	Função
	Rim
	Órgão responsável pela produção da urina.
	Ureter
	Órgão que garante que a urina seja conduzida até a bexiga.
	Bexiga
	Órgão responsável pelo armazenamento da urina até sua eliminação.
	Uretra
	Órgão que garante a eliminação da urina para fora do corpo.
Rim é responsável pela produção e emissão da urina e funcionam também como glândulas endócrinas, pois produzem a renina que controla a secreção de aldosteron, sendo a principal fonte de produção de eritropoietina em adultos, que atua sobre as células da medula óssea para estimular a produção de hemácias. Nefrônios são as unidades estruturais e funcionais desse órgão.
Ureter é definido como um tudo muscular que une o rim à bexiga, com um comprimento aproximado de 25 cm. Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, acola-se à parede posterior de abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio ureteral. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se três partes do ureter: abdominal, pélvica e intramural.
Bexiga é uma bolsa situada posteriormente à síntese pública e que funciona como reservatório da urina. O fluxo contínuo de urina que chega pelos ureteres é transformado, graças a ela, em emissão intermitente. A bexiga possui um corpo, um fundo, e colo, e um ápice.
Uretra constitui segmento das vias urinárias e será descrita junto com o sistema genital. Aqui vale lembrar que ela difere nos dois sexos, mas em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem é uma via comum para a micção e a ejaculação, ao passo que na mulher serve apenas à excreção da urina.
2) Conceituar o sistema urinário em função do metabolismo.
Todas as células do corpo humano, em suas atividades metabólicas, produzem detritos, excretas, a sobra desse metabolismo é eliminada pelo sistema urinário.
A excreção é o processo de eliminação das substâncias produzidas pela atividade celular, ou seja, dos resíduos do metabolismo. Em excesso, essas substâncias podem ser prejudiciais ao organismo. O sistema urinário também participa da regulação do volume de água no corpo, da reabsorção de potássio e de outras substâncias importantes, como água, aminoácidos e glicose.
O sistema urinário está relacionado com a eliminação de substâncias nitrogenadas resultantes do processo de metabolismo celular e com o controle da quantidade de sais, água e outras substâncias. Um dos principais produtos excretados por esse sistema é a ureia, formada a partir do metabolismo de alguns compostos nitrogenados.
3) Citar as faces, bordas e extremidades dos rins.
Apresenta duas faces: anterior e posterior
Duas bordas: medial e lateral
Suas extremidades: superior e inferior, são comumente denominadas polos.
4) Descrever a localização anatômica dos rins.
Estão localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome, situando-se de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar.
5) Descrever sobre o ureter (partes, trajeto, origem e inserção).
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Descendo obliquamente e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
6) Descreva a localização anatômica da bexiga (diferenciando em ambos os sexos).
A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica). Nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.
7) Descreva as diferenças entre a uretra masculina e feminina (citando inclusive o trajeto, a função e as partes que constituem).
Tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra.
Feminina: Na mulher, a uretra localiza-se logo atrás da sínfise pubiana e anteriormente à vagina e mede, aproximadamente, 4 a 5 centímetros de comprimento e é revestida por epitélio plano estratificado. Esta estrutura passa no diafragma urogenital, composto por músculo esquelético sob a forma do esfíncter externo da uretra, que é voluntário.
Masculina: Porção prostática situa-se próximo a bexiga e no interior da próstata. Os ductos que transportam a secreção da próstata abrem-se na uretra prostática. Em sua parte dorsal, existe uma elevação que faz saliência para o interior da uretra, denominada verumontanum. No ápice desta saliência, abre-se um tubo cego, sem função conhecida, o utrículo prostático. Nos lados do verumontanum abrem-se dois ductos ejaculadores, pelos quais passa o esperma. Esta uretra é revestida por um epitélio de transição.
Uretra membranosa: possui apenas 1 centímetro de extensão e é revestida por epitélio pseudo-estratificado colunar. Nessa região da uretra, encontra-se um esfíncter de músculo estriado, denominado esfíncter externo da uretra. Lateralmente a esta porção, estão presentes as glândulas bulbouretrais, uma de cada lado.
Uretra esponjosa: encontra-se localizada no corpo cavernoso do pênis. Próximo à sua extremidade externa, a luz da uretra esponjosa dilata-se, dando origem à fossa navicular. Nessa porção são encontradas glândulas produtoras de muco, responsáveis pela lubrificação sexual. Nesta região também desembocam os ductos das glândulas bulbouretrais. O epitélio dessa uretra é do tipo pseudo-estratificado colunar, com áreas de epitélio estratificado pavimentoso.
8) Citar estruturas internas que constituem os rins.
Vasos sanguíneos corticais, vasos interlobares, hilo (veia renal, nervo renal, artéria renal), medula, cápsula fibrosa, vasos arqueados, cálice menor, cálice maior, pelve, pirâmide, seio renal, papila, coluna renal, córtex.
9) Descreva como ocorre a formação da urina.
O sangue chega pela artéria renal e segue para os rins, onde ele passa por um processo de filtração realizado pelos néfrons, o rim absorve parte do material que foi filtrado e elimina algumas substâncias. A urina produzida é transportada pelo ureter de gota a gota, até chegar na bexiga onde será expelida pela uretra por meio do óstio externo.
10) Descreva sobre os néfrons.
O néfron é a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de um milhão de néfrons. A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina.
Sistema Genital Masculino:
11) Citar os órgãos (e estruturas) que constituem o sistema genital masculino descrevendo a função de cada órgão ou estrutura. 
Testículos- São os órgãos produtores de espermatozoides, sendo que a partir da puberdade produzem também hormônios, que são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Em número de dois, ovóides, facilmente palpáveis dentro da bolsa que os aloja (escroto), onde o esquerdo está em geral em um nível inferior ao direito.
Epidídimo- local de armazenamento dos espermatozóides até o momento da ejaculação.
Ducto deferente- conduz os espermatozóides até o ducto ejaculatório.
Ducto ejaculatório- porção de menordimensão e de calibre mais reduzido para a liberação dos espermatozóides.
Uretra- canal comum para a micção e para a ejaculação.
Vesículas seminais- produz uma secreção para ativar os espermatozóides e facilitar a progressão dos mesmos através de suas vias de passagem.
Próstata- produz secreção que se junta à secreção das vesículas para constituir o volume do liquido seminal.
Glândulas bulbo-uretrais- secretam uma substância alcalina que protege os espermatozoides e também secretam muco, que lubrifica a extremidade do pênis e o revestimento da uretra, diminuindo a quantidade de espermatozoides danificados durante a ejaculação.
Pênis- órgão masculino de cópula que aumenta de tamanho e fica rígido para a relação sexual e, também, é através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido.
Escroto- bolsa que propicia uma temperatura favorável para a produção dos espermatozóides nos testículos.
12) Definir funículo espermático e citar seus componentes.
Funículo espermático é o nome dado ao conjunto de estruturas como artérias, veias, linfáticos e nervos, que passam pelo canal inguinal.
Artérias: artéria testicular, artéria do ducto deferente, artéria cremastérica;
Nervos: ramo genital do nervo genitofemoral, nervo para o músculo cremaster, nervos do sistema nervoso simpático;
Ducto deferente;
Plexo pampiniforme;
Vasos linfáticos.
13) Descreva sobre ducto ejaculatório.
É formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. Das vias condutoras dos espermatozoides, é a porção de menor dimensão e de menor calibre. Em quase todo seu trajeto esta situado na próstata e vai desembocar na parte prostática da uretra, junto de uma saliência denominada colículo seminal.
14) Descreva sobre vesícula seminal (localização e função).
As vesículas seminais são duas bolsas membranosas lobuladas, colocadas entre o fundo da bexiga e o reto, obliquamente acima da próstata, que elaboram um líquido para ser adicionado na secreção dos testículos. Tem cerca de 7,5 cm de comprimento. A face ventral está em contato com o fundo da bexiga, estendendo-se do ureter à base da próstata.
As vesículas seminais secretam um líquido que contém frutose (açúcar monossacarídeo), prostaglandinas e proteínas de coagulação (vitamina C). A natureza alcalina do líquido ajuda a neutralizar o ambiente ácido da uretra masculina e trato genital feminino, que, de outra maneira, tornaria inativos e mataria os espermatozoides. O líquido secretado pelas vesículas seminais normalmente constitui 60% do volume de sêmen.
15) Descreva tudo sobre a próstata (aconselho a buscar informações mais aprofundadas em outros livros e sites confiáveis na internet).
A próstata é mais uma glândula, cuja secreção é acrescentada ao líquido seminal. Sua base está encostada no colo da bexiga e a primeira porção da uretra perfura-a longitudinalmente pelo seu centro, da base ao ápice. Sendo ligeiramente achatada no sentido antero-posterior, ela apresenta uma face anterior e outra posterior, e de cada lado, faces inferolaterais.
Estruturalmente, a próstata é envolta por uma cápsula constituída por tecido conjuntivo e fibras musculares lisas e da qual partem finas trabéculas que se dirigem para a profundidade do parênquima.
Participando de seu arcabouço, encontramos fibras musculares estriadas que parecem derivar do músculo esfíncter da uretra.
O restante do parênquima é ocupado por células glandulares distribuídas em tubos ramificados, cuja secreção é drenada pelos ductos prostáticos, os quais em número que gira em torno de vinte, se abrem na superfície posterior do interior da uretra, de cada lado do colículo seminal.
16) Descreva sobre as glândulas bulbouretrais.
As glândulas bulbouretrais são duas formações pequenas, arredondadas e algo lobuladas, de coloração amarela e tamanho de uma ervilha. Estão próximas do bulbo e envolvidas por fibras transversas do esfíncter uretral. Localizam-se inferiormente a próstata e drenam suas secreções (Mucosa) para a parte esponjosa da uretra. Sua secreção é semelhante ao muco, entra na uretra durante a excitação sexual. Constituem 5% do líquido seminal.
Durante a excitação sexual, as glândulas bulbouretrais secretam uma substância alcalina que protege os espermatozoides e também secretam muco, que lubrifica a extremidade do pênis e o revestimento da uretra, diminuindo a quantidade de espermatozoides danificados durante a ejaculação.
17) Defina pênis e cite suas partes.
O pênis é o órgão erétil e copulador masculino, normalmente flácido, mas quando seus tecidos lacunares se enchem de sangue, apresenta-se túrgido, com sensível aumento de volume e torna-se rígido, ao que se da denominação de ereção.
Anatomicamente, o pênis é dividido em três partes: cabeça, corpo e raiz. A glande e o prepúcio fazem parte da cabeça; o corpo é o prolongamento fálico; a raiz é a parte do pênis que está inserida dentro do corpo do homem.
Ele é formado por três cilindros de tecido erétil - os corpos cavernosos e corpo esponjoso envolvido por fáscias, túnicas fibrosas e externamente por pele fina e externamente distensível. Os corpos cavernosos fixam-se por sua extremidade posterior e ossos da bacia (ísquio e pube). O corpo esponjoso apresenta duas dilatações, uma anterior (glande do pênis) e outra superior (bulbo do pênis) sendo que esta se prende a estruturas do assoalho da pelve.
18) Descreva sobre o prepúcio e frênulo do prepúcio.
O prepúcio é uma pequena dobra cutânea e uma membrana mucosa com duas camadas que reveste a extremidade do pénis.
O prepúcio tem inúmeras funções importantes no organismo de um homem, nas quais se centraliza em dar prazer à própria pessoa e ao seu parceiro durante a prática sexual, ele também protege o frénulo e a glande do pénis do homem, deixando os tecidos genitais sempre húmidos e devidamente protegidos do frio ou de possíveis feridas, uma vez que esta zona é muito sensível.
O frênulo do prepúcio é uma prega mediana e inferior que passa de sua camada profunda para as adjacências do óstio externo da uretra.
19) Descreva sobre fimose.
Fimose é uma condição em que ocorre um estreitamento em graus variáveis do prepúcio. Quando o estreitamento é acentuado, a glande fica permanentemente recoberta, condição esta que dificulta os cuidados higiênicos e pode causar desconforto durante as relações sexuais. A fimose é facilmente corrigida através de intervenção cirúrgica com anestesia local.
Sistema Genital Feminino:
20) Citar os órgãos (e estruturas) que constituem o sistema genital feminino (interno e externo).
O aparelho genital feminino é formado pelos órgãos genitais internos e externos. Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.
21) Descreva sobre o útero (localização anatômica, partes, camadas, meios de fixação...).
O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino, responsável pela menstruação, gravidez e parto.
O útero é um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida. É no útero que o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.
O útero localiza-se na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto. A porção superior lateral liga-se com as tubas uterinas, uma em cada lado. A porção inferior liga-se com a vagina.
O tamanho do útero varia de acordo com a idade, número de filhos e condições fisiológicas e hormonais da mulher.
Partes e Camadas do Útero:
Anatomicamente, no útero podem ser identificadas quatro partes: corpo, Fundo, istmo e colo.
Corpo do útero é a porção principal, a sua região superior é chamada de fundo do útero. O corpo comunica-se de cada lado com as tubas uterinas e a porção que fica acima delas é o fundo.
Istmo é um pequeno segmento estreito situado entre o colo e o corpo do útero.
Colo do útero ou cérvix é a porção mais estreita que faz ligação com a vagina.
Ou seja: 
O corpo, comunica-se de cada lado com as tubas uterinas e a porção que fica acimadelas é o fundo. O corpo é a porção principal e estende-se até uma região estreita inferior que é o istmo. Este é muito curto ( 1 cm ou menos ) e a ele segue-se o cérvix ( ou colo do útero ) que faz projeção na vagina e com ela se comunica pelo óstio do útero. O útero varia de forma, tamanho, posição e estrutura. Estas variações dependem da idade, do estado de plenitude ou vacuidade da bexiga e do reto e sobretudo, do estado de gestação. O cérvix tem sua extremidade voltada para trás e para baixo, de forma que existe uma discreta angulação ao nível do istmo. Com relação ao eixo da vagina, o útero faz um ângulo de cerca de 90°. 
Na sua estrutura, o útero apresenta três camadas:
a) Interna ou endométrio, que sofre modificações com a fase do ciclo menstrual, uterino ou na gravidez;
b) Média ou miométrio, de fibras musculares lisas e constituindo a maior parte da parede uterina;
c) Externa ou perimétrio, representada pelo peritônio. 
As paredes do útero são espessas em razão da musculatura, mas a cavidade uterina é relativamente estreita no útero não grávido. Mensalmente, o endométrio se prepara para receber o óvulo fecundado, ou seja, o futuro embrião. Para tanto, há um aumento de volume do endométrio com formação de abundantes redes capilares, além de outras modificações. Não ocorrendo a fecundação; isto é, na ausência de embrião, toda esta camada do endométrio que se preparou sofre descamação, com hemorragia, e consequente eliminação sanguínea através da vagina e vulva, fenômeno conhecido com o nome de menstruação.
22) Descreva sobre o colo do útero.
O colo do útero apresenta forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm, sua extremidade superior tem continuidade com o útero, já a extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).
As características anatômicas, funcionais, histológicas e patológicas tornam o colo do útero de grande importância para a saúde da mulher, assim como o corpo do útero, acha-se tunelizado no centro, formando o canal do colo do útero (canal cervical), que tem forma cilíndrica e comunica a cavidade endometrial com a vaginal.
Os dois tipos principais de células que cobrem o colo do útero são as células escamosas (no exocervice) e as células glandulares (no endocervice), que se encontram na zona de transformação, e onde a maioria dos cânceres de colo de útero se inicia.
O colo do útero é uma importante parte do útero e, caracteriza-se por ser a parte mais baixa desse órgão. Essa região, diferentemente do restante do órgão, apresenta uma menor quantidade de tecido muscular liso, sendo formada, principalmente, por tecido conjuntivo.
Essa parte do útero é muito importante para o processo de fecundação, uma vez que as secreções cervicais são importantes para garantir a penetração do esperma no útero. No período de ovulação, as secreções tendem a ser mais fluidas, o que facilita do deslocamento do espermatozoide.
Outro ponto importante, e que deve ser frisado a respeito do colo do útero, é o desenvolvimento do câncer cervical, também chamado de câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer apresenta relação direta com a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), sendo a transmissão geralmente por via sexual. A prevenção desse câncer pode ser feita com vacinação, diminuição do número de parceiros sexuais e uso de preservativos.
23) Descreva sobre os ovários (localização, fixação e outros...).
O ovário é um órgão que produz os gametas femininos ou óvulos ao final da puberdade. Além desta função gametogênica, produzem hormônios os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e atuam sobre o útero no mecanismos de implantação ovulo fecundado e inicio do desenvolvimento do embrião . Os ovários estão fixados pelo mesovário á face posterior do ligamento largo do útero, mas não são revestidos pelo peritônio. Antes da primeira ovulação o ovário é liso e rosado no vivente, mas depois torna-se branco-acinzentado e rugoso devido as cicatrizes deixadas pelas subsequentes ovulações . Na velhice, diminuem de tamanho.
 
O que é 
 
O ovário é um órgão, pertencente ao sistema reprodutor feminino, presente somente nas fêmeas, incluindo os seres humanos. É neste órgão que são produzidas as células reprodutivas ou óvulos.
 
Normalmente a mulher possui dois ovários, um de cada lado do útero, e estes, são ligados pelas trompas de Falópio.
 
Anatomia do ovário 
 
Com relação a sua anatomia, eles possuem uma forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa. Cada ovário apresenta duas partes: uma interna e outra externa.
 
Na mulher adulta, a parte externa abriga uma grande quantidade de folículos de tamanhos diferentes, onde se encontram os óvulos.
 
A cada ciclo menstrual, um folículo é desenvolvido e uma grande quantidade de estrógeno começa a ser secretada. Neste momento o folículo passa a ser chamado de folículo de Graaf. 
 
Produção de hormônios
 
Os ovários produzem hormônios (hormônios sexuais), que, junto com a hipófise, contribuem com o desenvolvimento das características específicas do sexo feminino, além disso, também possui a função de regular a menstruação.
 
Fecundação
 
A fecundação ocorre através da união do espermatozoide com o óvulo, geralmente, ainda na trompa de Falópio. Após isso, é formado o zigoto ou ovo.
24) Descreva sobre as tubas uterinas (localização, partes, comunicações...).
Tuba Uterina é um tubo par que transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário para a cavidade do útero, por elas passam em direção oposta os espermatozoides e a fecundação ocorre habitualmente dentro da tuba, se implanta de cada lado no respectivo ângulo latero-superior do útero, e se projeta lateralmente, representando os ramos horizontais do tubo. Esse tubo é irregular quanto ao calibre, apresentando aproximadamente 10 cm de comprimento, ele vai se dilatando á medida que se afasta do útero, abrindo-se distalmente por um verdadeiro funil de borda franjada.
A tuba uterina divide-se em 4 regiões, que no sentido médio-lateral são: Parte Uterina, Istmo, Ampola e Infundíbulo.
A Parte Uterina: é a porção intramural, isto é, constitui o segmento do tubo que se situa na parede do útero. No início desta porção da tuba, encontramos um orifício denominado óstio uterino da tuba, que estabelece sua comunicação com a cavidade uterina.
A Istmo é a porção menos calibrosa, situada junto ao útero, enquanto a ampola é a dilatação que se segue ao istmo.
A Ampola é considerada o local onde normalmente se processa a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
A porção mais distal da tuba é o Infundíbulo, que pode ser comparado a um funil cuja boca apresenta um rebordo muito irregular, tomando o aspecto de franjas, essas franjas têm o nome de fímbrias da tuba e das quais uma se destaca por ser mais longa, denominada fimbria ovárica.
25) Descreva os fatores que determinam as variações de forma, tamanho e posição do útero.
Esta variação vai depender da idade, da plenitude ou vacuidade da bexiga, do reto e da gestação.
26) Defina vagina e cite suas comunicações.
A vagina é o órgão copulador da mulher, sendo um tubo músculo-membranáceo mediano , cujas paredes normalmente se tocam e no exame clinico o médico coloca um aparelho para afasta-la, comunica-se superiormente com a cavidade uterina através do óstio do útero e inferiormente abre-se no vestíbulo da vagina através do óstio da vagina. A cavidade uterina e a vagina constituem no conjunto o canal do parto, através do qual o feto passa no momento do nascimento. Além de ser o órgão de cópula, a vagina da passagem ao feto no parto e mensalmente aos produtos da menstruação.
27) Descreva (anatomicamente) sobre o clitóris.
O clitóris é formado por um tecido esponjoso denominado corpo cavernoso, passível de se encher de sangue. O corpo cavernoso do clitóris origina-se por dois ramos (direito e esquerdo) bastante longos, que se acolam medial e depois inferiormente aos ramos (direito e esquerdo) inferiores da pube, indo se unir ao níveldo centro da sínfise da pube, constituindo o corpo do clitóris, o qual se dirige obliquamente para frente e para baixo, terminando numa dilatação que é a glande do clitóris.
Cada ramo do corpo cavernoso é envolto por um músculo isquiocavernoso. A prega cutânea que envolve o corpo do clitóris denomina-se prepúcio do clitóris.
28) Descreva sobre as mamas (aconselho a buscar informações mais aprofundadas em outros livros e sites confiáveis na internet).
A glândula mamária, é um órgão par que são anexos da pele, pois seu parênquima é formado de glândulas cutâneas modificadas que se especializam na produção de leite após a gestação , que se situa na parede anterior do tórax, na parte superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.
A mama feminina é composta por lobos (glândulas produtoras de leite), por ductos (pequenos tubos que transportam o leite dos lobos ao mamilo) e por estroma (tecido adiposo e tecido conjuntivo que envolve os ductos e lobos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos).
A maioria dos cânceres de mama começam nas células que revestem os ductos. Alguns começam nas células que revestem os lobos, enquanto um pequeno número se inicia em outros tecidos.
Cada mama é revestida por uma pele lisa e na região central é possível observar a aréola e a papila. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama. Essa coloração pode variar durante alguns momentos da vida da mulher, sendo mais escura durante a gravidez, por exemplo. No centro da aréola é possível observar uma protuberância que recebe o nome de papila. São nas papilas que desembocam os ductos lactíferos.
Referências Bibliográficas:
DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 5ed. São Paulo: Atheneu, 2002.
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm
https://www.auladeanatomia.com
https://brainly.com.br
http://www.oncoguia.org.br
https://www.todabiologia.com
https://planetabiologia.com

Continue navegando