Buscar

AOL 5 bioquímica humana

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 AOL 5
/1
A obesidade se transformou em um grave problema de saúde pública, pois além de seu impacto sobre a qualidade de vida, se observa também comprometimentos das funções fisiológicas normais, por exemplo, a massa de gordura se torna uma barreira na expansão dos pulmões e o coração tem que trabalhar mais forte para o sangue circular através do corpo maior. Sobre a obesidade assinale a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A obesidade pode ser entendida como o resultado da ingestão de menos calorias na dieta do que as gastas pelas atividades corporais que utilizam como combustível.
Resposta correta
2. 
Um mecanismo para eliminar o excesso de calorias é a termogênese (produção de calor).
3. 
A obesidade frequentemente é acompanhada por outros quadros clínicos como a diabetes e doenças cardiovasculares.
4. 
A obesidade não tem um único fator para desencadear esse distúrbio metabólico. É um desajuste que envolve além do metabolismo a sensação de saciedade (apetite), estando vinculado a fatores ambientais assim como a predisposição genética.
5. 
O hormônio peptídico leptina atua no sistema nervoso central como um sinal de saciedade e suprime o apetite. Nos seres humanos obesos, o problema esta relacionado com a resistência a leptina, como esse hormônio não eficaz para inibir o apetite, os individuos ganham peso.
2. Pergunta 2
/1
Para manter os níveis de glicose sanguínea o mais próximo possível de 4,5 mM, são realizados ajustes constantes que envolvem as ações de alguns hormônios, principalmente, da insulina e do glucagon. Sobre a ação desses dois hormônios peptídicos marque a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está mais alta que o necessário, como resultado, as células captam o excesso de glicose do sangue e o convertem em glicogênio e triacilgliceróis.
Resposta correta
2. 
Tanto a insulina quanto o glucagon sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está muito elevada. Entretanto, o glucagon também indica níveis baixos de glicogênio e triacilglicerídeos.
3. 
O glucagon sinaliza que o nível de glicose está muito baixo, e os tecidos respondem armazenando a glicose na forma de glicogênio.
4. 
A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está alta, como resposta, as células descartam todo excesso de glicose do sangue através da urina.
5. 
A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está baixa, enquanto que o glucagon tem atuação contrária, sendo liberado quando o nível de glicose está elevado no sangue.
3. Pergunta 3
/1
A primeira etapa no catabolismo dos aminoácidos é segregar o grupo amino do arcabouço carbônico. Na maioria dos aminoácidos, o grupamento amino é transferido para o α-cetoglutarato formando o glutamato. Essa reação de transaminação é catalisada pelas aminotransferases (ou transaminases) e requer a coenzima piridoxal-fosfato. Caso não sejam reutilizados para a síntese de novos aminoácidos ou outros compostos nitrogenados, os grupos aminos são destinados para o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ciclo de Cori
2. 
Fosforilação Oxidativa
3. 
Ciclo da Ureia
Resposta correta
4. 
β-Oxidação
5. 
Ciclo de Krebs
4. Pergunta 4
/1
A glicose é a principal fonte de energia utilizada pelas células. O caminho realizado pela glicose, desde a sua entrada nas células até a produção de ATP, envolve uma série de reações químicas, que geram diferentes intermediários e diferentes produtos. Considerando a glicólise, a cadeia transportadora de elétrons e a fosforilação oxidativa, qual das alternativas a seguir descreve o local dentro da célula dos eucariontes que estão localizadas as enzimas ou complexos enzimáticos de cada via, respectivamente?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Citosol – matriz mitocondrial – membrana plasmática
2. 
Matriz mitocondrial – citosol – membrana mitocondrial externa
3. 
Membrana mitocôndria interna – citosol – membrana mitocondrial interna
4. 
Citosol – membrana mitocondrial interna – membrana mitocondrial externa
5. 
Citosol – membrana mitocondrial interna – membrana mitocondrial interna.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
A triagem neonatal, também conhecida como o “Teste do Pezinho” foi incorporada ao SUS como uma legislação que determina a obrigatoriedade do teste em todos recém-nascidos vivos e inclui a avaliação para fenilcetonúria (PKU). Em relação à PKU todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Níveis elevados de fenilpiruvato serão observados na urina dos pacientes, pois como a fenilalanina não pode ser transformada em tirosina, ela será metabolizada à fenilpiruvato, que é prejudicial ao desenvolvimento do cérebro.
2. 
Uma deficiência associada à enzima fenilalanina hidroxilase.
3. 
É um dos erros inatos do metabolismo dos aminoácidos mais comum, causada por uma mutação em uma enzima envolvida no catabolismo da fenilalanina.
4. 
Os portadores da doença são incapazes de converter fenilalanina oriunda da dieta em tirosina. Logo, o sangue dos pacientes tem altos níveis de fenilalanina.
5. 
Uma deficiência metabólica envolvendo a biossíntese de fenilalanina.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
É um quadro clínico que se desenvolve lentamente (geralmente pessoas mais velhas e obesas). É caracterizada pelo desenvolvimento de resistência à insulina. Entretanto os estudos mostram que três fatores aumentam a saúde dos indivíduos portadores da doença: Restrição alimentar, exercícios regulares e fármaco que aumentam a produção de insulina ou a sensibilidade ao hormônio. O texto se refere à:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Diabetes tipo II
Resposta correta
2. 
Diabetes tipo I
3. 
Pancreatite
4. 
Síndrome metabólica
5. 
Obesidade
7. Pergunta 7
/1
O ciclo da ureia foi descoberta por Hans Krebs e Kurt Henseleit em 1932 sendo caracterizado por conjunto de reações catalisadas por enzimas, que tem por finalidade a biossíntese da ureia. A respeito desse ciclo e da eliminação de nitrogênio em nosso metabolismo, são feitas as seguintes afirmações:
I.Altas concentrações de amônia são tóxicas para as células, logo nos seres humanos a amônia é convertida predominantemente em ácido úrico, que é menos tóxico, além de ser altamente hidrossolúvel, o que favorece sua eliminação pelos rins. 
II.Parte das enzimas do ciclo da ureia está localizada na mitocôndria e parte no citosol, podendo ser produzida em todas as células do nosso organismo.
III.Os aminoácidos que não são incorporados à biossíntese proteica são catabolizados e os grupamentos α-amino são transformados em amônia, esta posteriormente será transformado em ureia.
Estão corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a III.
Resposta correta
2. 
Apenas a II e III.
3. 
Apenas I e III.
4. 
Apenas I e II.
5. 
Apenas I.
8. Pergunta 8
/1
A alanina funciona como transportadora de amônia (tóxica) e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético para o fígado. No fígado, o piruvato é produzido pela desaminação da alanina, é convertido em glicose através da gliconeogênese, disponibilizando a glicose novamente para o fígado. Essa via metabólica é conhecida como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Via das Pentoses Fosfato
2. 
Ciclo da Glicose-Alanina.
Resposta correta
3. 
Ciclo da ureia
4. 
Ciclo de Cori
5. 
Ciclo de Krebs
9. Pergunta 9
/1
As vias catabólicas dos 20 aminoácidos representam apenas 10 a 15% da produção de energia no organismo humano, sendo menos ativas que a glicólise e a β-oxidação. As 20 vias metabólicas convergem para formar apenas seis produtos principais que podem entrar no ciclo de Krebs. Dependendo do intermediário formado no catabolismo, os aminoácidos são classificados em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas Glicogênicos.
2. 
Essenciais e não essenciais.
3. 
Essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais.
4. 
Cetogênicos, Glicogênicos e Glicocetogênicos.
Resposta correta
5. 
Exclusivamente Cetogênicos.
10. Pergunta 10
/1
Após uma refeição rica em calorias, a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos são direcionados para o fígado.Todas as alternativas abaixo são respostas bioquímicas ao estado alimentado, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A insulina, embora seja liberada em resposta a elevada quantidade de glicose no sangue, não tem impacto no metabolismo energético, visto que não faz mecanismo de regulação por retroalimentação.
Resposta correta
2. 
As gorduras da dieta são direcionadas como quilomícrons do intestino para o músculo e o tecido adiposo.
3. 
A insulina, liberada em resposta à alta concentração de glicose no sangue, estimula a captação do carboidrato pelos tecidos.
4. 
O excesso de aminoácidos é convertido em piruvato e acetil-CoA, que também pode ser empregados para a síntese de lipídeos.
5. 
No fígado, o excesso de glicose é oxidado a acetil-CoA, que é usada na síntese de ácidos graxos.
Ajuda para a página atual

Continue navegando