Buscar

Apol 5 novas tecnologiad

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

mbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma, para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro de pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes (Coord.) et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, as tecnologias podem ser classificadas, segundo Thiagarajam e Pasigna, em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de tecnologias dependentes.
Nota: 10.0
	A	Mural, álbum seriado e telefone.
	B	Flanelógrafo, quadro de giz e cartaz.
	C	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
“As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, pois são mais do que simples suporte de difusão de informações, mas também como transformadoras culturais. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos” (livro-base, p. 56).
	D	Quadro de giz, cartaz e computador.
	E	Cartaz, mural e álbum seriado.
Questão 2/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte excerto de texto:
“O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria ‘substituir o homem’, nem aproximar-se de uma hipotética ‘inteligência artificial’, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do séc. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVY, P. Inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o ciberespaço é:
Nota: 10.0
	A	
Um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço virtual.
	B	
Um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	C	
O local onde diferentes comunidades se encontram desde os primórdios da humanidade, ou seja, desde a pré-história já existia tal lugar.
	D	
Um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço e tempo.
Você acertou!
“[...] as tecnologias são produto de uma sociedade e de uma cultura que convivem no ciberespaço, lugar de comunicação, de sociabilidade, onde se cria uma nova modalidade de contato social que extrapola os limites naturais de espaço e tempo, aos quais a humanidade, até então, estava acostumada” (livro-base, p. 24).
	E	
Um espaço que provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez surgir uma nova forma de sociabilidade.
Questão 3/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte afirmativa:
“O grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79. 
Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando mais acessíveis à população. Dentre essas invenções, temos os microcomputadores. A esse respeito, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o que causou a popularidade do microcomputador foi:
Nota: 10.0
	A	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	B	O surgimento do transistor que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	C	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas e à comunicação.
Você acertou!
A popularidade veio com a criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação, além de muitas outras aplicaçoes desse instrumento (livro-base, p. 62-63).
	D	A válvula usada para seu funcionamento.
	E	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Questão 4/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar - juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Antonio Simão. As cinco ondas da informática educacional. Revista Educação em Movimento. Associação de Educação Católica do Paraná, Curitiba: Champagnat, v. 1, n. 2, maio/ago. 2002. p.14.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre softwares educativos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
Os softwares educativos semiabertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
	B	Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
	C	
Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação de ensino e aprendizagem.
	D	
Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
	E	
A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.
Você acertou!
“Outra política [...] foi o grande investimento de softwares chamados de educativos, cuja proposta era integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção do conhecimento” (livro-base, p. 69).
 
Questão 5/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Considere o texto a seguir:
“A cibercultura é a expressão da aspiração de construção de um laço social, que não seria fundado nem sobre links territoriais, nem sobre relações institucionais, nem sobre as relações de poder, mas sobre a reunião em torno de centros de interesses comuns, sobre o jogo, sobre o compartilhamento do saber, sobre a aprendizagem cooperativa, sobre processos abertos de colaboração.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lévy, P. Cibercultura. Editora 34. São Paulo, 1999. p. 130 Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/882/160 Acesso em: 11 set. 19.
De acordo com a aula 1 da disciplina Novas tecnologias para o ensino de língua portuguesa quais são as três leis da cibercultura?
Nota: 10.0
	A	Reconfiguração, liberação do polo de emissão, conectividade.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a Rota de aprendizagem, aula 1, tema 2 (As leis da cibercultura– 2’16 a 8’08) as três leis da cibercultura são: reconfiguração, liberação do polo de emissão e conectividade. Na reconfiguração,
de acordo com Lemos (2003) há uma reconfiguração de práticas, espaços, etc., mas não substituição. A mudança do polo de emissão está relacionada ao fato de que a informação não está centralizada nas mídias de massa, a comunicação deixou de ser de um para todos e passou a ser de todos para todos. A lei da conectividade trata do fato de estar só sem estarmos isolados, atualmente, você pode estar conectado todo o tempo, existe uma conexão generalizada.
	B	
Substituição, redes sociais, bluetooth.
	C	
Mídias sociais, interação, smartphone.
	D	
Surgimento das redes de comunicação de massa, celular, surgimento da internet.
	E	
Comunicação centralizada na mídia de massa, utilização da internet, uso da nuvem.
Questão 6/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular tem sua origem perdida nos tempos. [...] capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros e que provavelmente já existia na Babilônia por volta do ano 3000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizações egípcia, grega e romana, tendo sido encontrado no Japão ao término da segunda guerra mundial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação: O caminho do pensamento e da tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 85. 
Ao longo da história do computador, notamos uma significativa evolução dessa tecnologia. Tendo isso em vista, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, assinale a alternativa que apresenta o nome do instrumento que é considerado o primeiro dos computadores:
Nota: 10.0
	A	ENIAC
	B	Ábaco
Você acertou!
"Uma das ferramentas criadas pelo homem para auxiliá-lo no processo de contagem foi o ábaco. Esse instrumento se destaca pela sua simplicidade e eficiência. Trata-se de uma invenção tão simples e eficaz que passou inalterada de civilização para civilização. Esse instrumento consiste numa caixa na qual há contas móveis, transfixadas por hastes. No Japão, ele é denominado de soroban e, na China, de suànpan, o que significa 'bandeja de calcular'. O ábaco é considerado o primeiro dos computadores" (livro-base, p. 61).
	C	Relés
	D	Babbage
	E	Microcomputador
Questão 7/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“Educação e tecnologia não são termos teóricos e abstratos, mas dimensões com conteúdos de práticas e de existência vivenciados através da história e retomados hoje em novas perspectivas face aos desafios impostos pelos padrões valorativos do homem moderno e pelas transformações tecnológicas que o envolvem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, J. A. O diálogo da educação com a tecnologia.<http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1985/1392>. Acesso em 26 abr. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre educação e tecnologia, selecione as alternativas corretas:
Nota: 10.0
	A	
A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
Você acertou!
Comentário: Esta alternativa está correta pois “concordamos com Bastos [...] quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos” (livro-base, p. 22).
	B	
A escola poderá manter-se, dessa forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
	C	
A inclusão digital do professor se dá quando ele domina as ferramentas do computador, como saber ligar e desligar o computador.
	D	
Há uma tendência de distanciar a educação e as tecnologias, essa é uma responsabilidade dos mantenedores, seja de instituições públicas ou privadas.
	E	Espera-se que ao longo dos anos os professores sejam substituídos pelas tecnologias digitais.
Questão 8/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituem que a educação para este século alicerça-se em quatro pilares. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que os quatro pilares da educação são:
Nota: 10.0
	A	
Aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	B	
Aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser.
	C	
Aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter.
	D	
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter.
	E	
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
Você acertou!
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998) estabelecem que a educação para este século se sustenta em quatro pilares, que são: 1) aprender a conhecer: pressupõe combinar uma cultura geral suficientemente extensa e a possibilidade de trabalhar alguns assuntos em profundidade; 2) aprender a fazer: em que cada pessoa deve adquirir competência que a torne apta para enfrentar diferentes situações; 3) aprender a viver com os outros: implica trabalhar em equipe, compreender o outro, perceber a interdependência, realizar projetos comuns e se preparar para gerir conflitos; 4) aprender a ser: pretende que cada pessoa possa desenvolver melhor sua personalidade, suas capacidades e sua autonomia” (livro-base, p. 25).
Questão 9/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Não basta ter apenas um ensino informático e mesmo a informática como ferramenta de ensino. Ao nosso ver, para se ter um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a história da informática na educação brasileira, percebe-se a utilização da informática em duas perspectivas: institucional e construcionista. A perspectiva construcionista é baseada na teoria de qual autor?
Nota: 10.0
	A	
Vygotski.
	B	
Paulo Freire.
	C	
Wallon.
	D	
Piaget.
Você acertou!
“O termo CONSTRUCIONISTA está diretamente relacionado à denominação CONSTRUTIVISTA. Papert [...], que trabalhou com Jean Piaget, denominou de CONSTRUCIONISTA a utilização da informática embasada na teoria piagetiana de construção do conhecimento” (livro-base, p. 79,80).
	E	
Skinner.
Questão 10/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum), são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum”.
Após essa avaliação, caso queira ler
o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCELIN, M. M. Ciência: Senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3.pdf>. Acesso em 5 jan. 2015.
O conhecimento humano se apresenta em diferentes formas e o senso comum é uma delas. De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o senso comum se baseia:
Nota: 10.0
	A	
Nos estudos científicos que têm como finalidade propor uma explicação racional da realidade.
	B	
Nos conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite de nossas crenças.
Você acertou!
O conhecimento em nível do senso comum “se baseia em conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite das nossas crenças, nossas experiências de vida, ou seja, do nosso dia a dia” (livro-base, p. 21).
	C	
No saber metódico e rigoroso que é sistematicamente organizado.
	D	
Nas verdades absolutas que estão diretamente ligadas à ciência.
	E	
No desenvolvimento de teorias e nas suas aplicações às necessidades humanas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando