Buscar

Abordagem sistêmica na administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

5)
(BACEN/2010) Tina é coordenadora da unidade responsável pela elaboração e implementação de normas técnicas de uma organização financeira. Apesar de gerenciar apenas uma unidade, ela tem uma visão holística da organização. Ela enxerga a sua unidade como um dos muitos elementos da organização, e esta, como integrante de sistemas maiores, como o sistema financeiro brasileiro. Tina reconhece a interdependência das partes e defende que a realidade, devido à sua complexidade, deve ser vista de forma integrada. Conclui-se que a Tina enxerga a organização de uma forma:
d)
sistêmica.
4)
(TRF - 2ª Região/2012 - Adaptada) Em contraposição à abordagem clássica, a abordagem sistêmica da administração foi responsável por uma visão mais holística das organizações, percebendo-as em aspectos mais amplos que suas próprias estruturas. A Teoria Geral dos Sistemas, em grande parte, revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e:
d)
o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.
3)
(CHESF/2012) A abordagem sistêmica da Administração estabeleceu um contraponto à abordagem clássica. Pensando na organização como um todo de várias relações e interações e em constante troca com o ambiente externo, a moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a):
b)
sistema adaptativo, que traz como consequência uma focalização nos seus resultados, em vez da ênfase sobre o processo
2)
(FGV/MA - 2013) Leia o fragmento a seguir:
“A organização não é um sistema mecânico no qual uma das partes pode ser mudada sem um efeito concomitante sobre as outras partes. Devido à diferenciação provocada pela divisão do trabalho, as partes precisam ser coordenadas através de meios de integração e de controle”. Assinale a alternativa que define a característica das organizações descrita no fragmento acima.
b)
Interdependência das partes.
1)
(UFT/2014) As organizações são sistemas abertos, pois exercem e recebem influência do ambiente externo. Nesse contexto, há variáveis do ambiente externo que interferem nas tarefas organizacionais de forma direta e indireta e de maneira incontrolável. Assinale a alternativa que apresenta somente as variáveis de ação direta nas organizações.
d)
Fornecedores, clientes, concorrentes.

Outros materiais