Buscar

ATIVIDADES DO LIVRO Avaliação na Educação seção 1.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO - ATIVIDADES DO LIVRO
1.1
1. De acordo com a pedagogia predominante em determinado momento histórico, a avaliação da aprendizagem cumpriu diferentes finalidades. Apesar de encontrarmos algumas finalidades da avaliação em diferentes pedagogias, alguns propósitos da avaliação são mais característicos de umas que de outras.
Escolha a alternativa na qual a avaliação não condiz com a pedagogia indicada. 
e) Na pedagogia tecnicista a avaliação fundamenta-se na autoavaliação e na aplicação de provas com questões abertas
2. Os modelos objetivista, subjetivista e socioconstrutivista possuem características que os definem e diferenciam. Considerando o modelo objetivista, podemos afirmar que: 
( ) O conhecimento é constituído basicamente pelos fatos, pelos dados empíricos, como algo alheio e externo ao sujeito. 
( ) O ato pedagógico fundamenta-se na atividade da criança, o ensino deve se adaptar ao educando e os métodos de ensino devem ser mais atrativos e com ênfase na prática. 
( ) O resultado da aprendizagem está centrado no aluno que é visto isoladamente, desconectado da sua realidade. 
( ) O ensino busca modificar a conduta do aluno, mas não sua forma de raciocinar, tampouco seus sentimentos e atitudes. 
( ) O indivíduo é sujeito e objeto do conhecimento e deve ser visto como parte integrante da sociedade e da sua dinâmica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro ou falso. 
a) V; F; V; V; F.
3. Uma estudante de pedagogia, durante a realização do seu estágio, entrevistou algumas professoras a respeito das suas práticas pedagógicas e avaliativas. Para organizar a análise das respostas, a estudante preparou a seguinte lista:
 I - Ao planejar procuro desenvolver atividades práticas que coloquem meus alunos diante de situações problemáticas que os levem a pensar em como solucioná-las. 
II - Planejo detalhadamente minhas aulas e me referencio basicamente no currículo. Para aperfeiçoar-me, fiz vários cursos que me permitiram ter um bom domínio das técnicas de planejamento e dos instrumentos de avaliação. 
III - Para mim, a avaliação serve para identificar os avanços na aprendizagem e para planejar novas atividades. 
IV - Elaboro instrumentos de avaliação que garantam captar realmente aquilo que o aluno havia aprendido e aplico provas com questões de múltipla escolha. 
V - Para avaliar adequadamente considero fundamental conhecer bem os alunos, sua condição de vida e estado emocional, pois esses fatores influenciam no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. 
Considerando os modelos epistemológicos estudados, assinale a alternativa que contém respostas que a estudante indicou como sendo características de um professor socioconstrutivista. 
 d) Apenas I, III, IV. e) 
1.2
1. Relacione as concepções e ideias sobre a avaliação educacional com os respectivos teóricos. 
 a) a3; b1; c5; d2; e4. 
2. Segundo Charles Hadji (2001, p. 19), uma das funções da avaliação é a de “contribuir para uma boa regulação da atividade de ensino (ou de formação no sentido amplo). 
Trata-se de levantar informações úteis à regulação do ensino/aprendizagem”. Essa função da avaliação expressa por Hadji indica a concepção de: 
e) Avaliação formativa.
3. Os teóricos da avaliação assinalam que uma das funções da avaliação na escola tem sido a decidir sobre a aprovação e a reprovação dos estudantes no final do ano letivo. A esse respeito, Vasconcellos (1998, p. 23) afirma que “esta função tem sido tão bem exercida que temos os famosos índices de 50% de reprovação já na 1ª série do ensino fundamental e mais de 60% de evasão até o término da 8ª série”. 
Os dados estatísticos mais atuais indicam uma melhora nos índices de reprovação e abandono (evasão) da escola brasileira, como podemos observar na tabela a seguir
Observando o quadro com dados do Censo Escolar de 2015 e considerando as afirmações feitas por Celso Vasconcellos em 1998, assinale a alternativa correta:
c) Quando analisamos os dados e vemos que nos anos iniciais os índices de reprovação e abandono são menores e que nos anos finais e no ensino médio as taxas aumentam, uma hipótese que poderia explicar esse aumento está relacionada à organização do ensino. A organização das escolas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio é mais fragmentada que das escolas dos anos iniciais. Os professores dos anos iniciais passam mais tempo com o mesmo grupo de alunos e têm menos alunos que os professores das outras etapas, o que favorece processos de avaliação mais formativos.
1.2
1. Althusser irá pensar a sociedade capitalista da sua época e dará contribuições muito relevantes para a Sociologia da Educação. Entre os conceitos desenvolvidos por Althusser encontram-se o de ideologia e o de aparelhos ideológicos de Estado. As afirmações a seguir dizem respeito a tais conceitos. 
Marque (V) verdadeiro ou (F) falso. 
( ) Para Althusser, a ideologia seria um conjunto de representações sobre a realidade, mas não é a realidade concreta, é uma falsa consciência. 
( ) O aparelho ideológico de Estado Escolar seria, na sociedade capitalista, o principal aparelho de persuasão utilizado pela classe dominante para a disseminação da sua ideologia. 
( ) Segundo Althusser, a ideologia não é um conjunto de ideias, mas um conjunto de práticas que se materializam no interior dos aparelhos ideológicos. 
( ) As seguintes instituições são as que Althusser considera como aparelhos ideológicos de Estado: igrejas, família, meios de comunicação, polícia, escola, sindicatos e imprensa. 
( ) Os aparelhos repressivos de Estado seriam as instituições que exercem a dominação ou o controle pela força, pela repressão, enquanto os aparelhos ideológicos de Estado exercem a dominação, o controle pela persuasão. 
Enunciado: Assinale a alternativa que contém a sequência correta de verdadeiro e/ou falso.
a) F; V; V; F; V
2. Pelas análises e teorias elaboradas por Althusser, Bourdieu e Foucault podemos afirmar que a avaliação cumpre um papel muito importante com relação à função ideológica que a instituição escolar pode desempenhar. Considerando essa função ideológica, podemos afirmar que: 
I – A escola não estaria cumprindo o papel de democratizar o conhecimento, porque ela está premiando um conhecimento e uma habilidade que não vem daquilo que ela oferece, mas do capital cultural adquirido de modo externo a ela. 
II – Para Foucault, a disciplina é algo que vem de fora do indivíduo, mas que se internaliza no indivíduo. O processo disciplinar é o processo por meio do qual o indivíduo aprende a controlar a si mesmo e, na sociedade capitalista, a instituição escolar contribui para esse disciplinamento. 
III- A chave para compreender o pensamento de Pierre Bourdieu e Michel Foucault está no conceito de ideologia e aparelhos Ideológicos de Estado de Althusser. 
IV- A ideia de capital cultural, fundamental no pensamento de Bourdieu, permite compreender a importância que a escola assume para que os desprovidos desse capital cultural possam adquiri-lo e ascender socialmente. 
V- A escola acaba contribuindo para que essa cultura dominante continue sendo transmitida como tal e, dessa forma, acaba favorecendo alguns alunos em detrimentos de outros. Esse é um dos pressupostos do pensamento de Bourdieu e do conceito de capital cultural. 
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas. 
c) Apenas I, II, V. 
3. A escola liberal compreende que a aprendizagem é determinada pela inteligência de cada um, pelo esforço individual e a vontade de progredir. 
Os alunos que têm vontade de aproveitar as oportunidades que o Estado oferece por meio da escola serão bem-sucedidos. Por detrás dessas ideias está a concepção de escola meritocrática, escola que premia as pessoas que têm inteligência suficiente para entender os conhecimentos que são transmitidos e se esforçam para aprender. 
A crítica feita por Pierre Bourdieu a essa escola liberal e meritocrática leva à formulação do conceito de: 
 e) Capital cultural.

Continue navegando