Buscar

Arte romana

Prévia do material em texto

A arte romana
O império romano foi um dos maiores impérios já existentes, os romanos eram conquistadores e ao conquistar um povo eles absorviam valores e costumes, isso ocorreu com os etruscos que serão citados mais à frente.
A arte romana foi muito influenciada pela arte grega, mas ao contrário dela, que tinha caráter idealista, a arte romana tinha era fiel a realidade. Os romanos investiram em copias de esculturas gregas e isso nos ajudou a saber como era a arte grega, cujo a qual não sobraram tantos vestígios. 
As esculturas romanas eram usadas não apenas como decoração, mas também, como propaganda política que é o caso da escultura de Augusto.
Eles por buscarem representar a realidade de forma fiel utilizavam a pintura nas esculturas. As pinturas geralmente eram ligadas a arquitetura e entre as técnicas utilizadas estava a pintura em afresco que dependendo da situação era melhorada com ceras.
O desastre de Pompeia e com a erupção do Vesúvio nos ajudou a compreender melhor a pintura, pois muita coisa foi preservada nas cinzas do vulcão. Com isso pode-se observar a evolução da pintura que passou a ter caráter decorativo e a ser utilizada em retratos
Os romanos também utilizavam o baixo relevo como uma forma de arte, ele era utilizado para representar histórias, lutas e conquistas romanas. O baixo relevo era usado em colunas e sarcófagos. 
Outra forma de arte utilizada era o mosaico que consistia na formação de uma imagem com a junção de pequenos pedaços de porcelana etc. Eles tinham caráter decorativo e podiam representar tanto a realidade como também narrativas mitológicas 
Os etruscos eram grandes arquitetos e construtores e tinham o hábito de representar o cotidiano e suas cidades nos túmulos e cemitérios. A arquitetura por muito tempo era limitada a prédios com uma grande quantidade de colunas e espaços internos muito pequenos, mas, os etruscos desenvolveram o arco que auxiliou no aumento do espaço nas construções.
Roma conquistou o povo etrusco, absorveu seu conhecimento arquitetônico e o aprimorou, conseguindo criar cúpulas, que por muito tempo foi a principal referência em construção para as demais civilizações.

Continue navegando