Buscar

Alienação, Trabalho e Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL ABERTA DO BRASIL UFPB
FUNDAMENTOS ANTROPO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ANTONIO ALBERTO PEREIRA
ALUNA: LUÍSE DE FREITAS TAVARES
Polo: Camaçari – Bahia
O que é alienação? 
Alienação é a forma de tornar algo alheio, ou seja, é a situação de alheamento na qual o indivíduo não é capaz de aceitar outras opiniões diferentes das que tem em mente ou das que colocaram na sua mente. A alienação diminui a capacidade do sujeito em pensar em agir por si próprio, transferindo o domínio que tinha de algo para outra pessoa e não tem consciência de seu papel na sociedade.
O que é trabalho alienado? 
Trabalho alienado é quando o trabalhador fica alienado do produto final do seu trabalho. O indivíduo vende sua força de trabalho em troca de um salário para sua sobrevivência. Subordinando-se as decisões de carga horaria, ritmo de trabalho e remuneração, decididas pelo o empregador, desempenhando sua função sem ter direito de opinar ou executar de maneira diferente na qual foi repassada pelo empregador. 
Cite um exemplo de trabalho alienado? 
Um exemplo clássico de trabalho alienado é quando o colaborador trabalha na linha de produção de uma montadora de carros, ele executa sua função de montagem, em uma jornada de trabalho por um salário determinado pela empresa que o contratou, mas ele não tem acesso ao produto final, não usufrui dele, pois o consumidor é quem se apropria do produto final. 
O que é taylorismo? 
Taylorismo é um sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor(1856-1915), economista e engenheiro. O principal objetivo dessa modelo é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, aumentar a produtividade e economizar tempo, suprimindo gastos desnecessários, através da organização e divisão das funções dos trabalhadores. O método visa aumentar a eficiência da empresa já que permite melhor previsão e controle de todas as fases da produção. 
Quais as consequências de um trabalho repetitivo para o trabalhador?
O trabalho repetitivo pode trazer consequências físicas e psicológicas ao trabalhador pois movimentos repetitivo impedem o trabalhador de criar e de pensar, desestimulando sua iniciativa pessoal e resulta também no esgotamento físico, podendo surgir doenças relacionadas ao movimento repetitivo, como a LER – Lesões por Esforços Repetitivos, causando lesões por esforço repetitivo atingindo principalmente mãos, braços, rosto, tórax, dores, inchaços, irritabilidade e perda de movimentos das articulações. Consequentemente o indivíduo pode apresentar inquietação, agressividade e depressão, promovendo a saída precoce do trabalhador do mercado de trabalho.

Continue navegando