Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os indicadores, em termos, gerais são avaliações realizadas do estado de saúde de uma área geográfica, bem como do desempenho do sistema de saúde da população. A elaboração de um indicador é um processo que pode ser feito através da contagem direta de casos de determinada doença, utilizando cálculos. Diante dessa afirmativa, disserte sobre os indicadores de saúde.
	Resposta Esperada:
A intenção de criar indicadores foi para determinar a quantidade e a qualidade de saúde de uma população, entretanto não foi encontrada nenhuma fórmula de aplicação que chegasse num denominador comum. Assim, o consenso foi de utilizar a taxa de mortalidade como o indicador epidemiológico mais importante. De maneira geral, os indicadores refletem a situação sanitária de uma população e servem para a vigilância das condições de saúde.
	2.
	Embora a mortalidade total através da individualização de doenças tenha diminuído significativamente, se comparada com décadas passadas, é importante continuar sempre com o trabalho da vigilância nacional e internacional acionadas. Apesar do bom prognóstico, muitas doenças ainda representam um grande problema de saúde pública para o Brasil, com gastos em tratamentos, exames, consultas e medicamentos. Diante dessa afirmativa, disserte sobre as doenças transmissíveis com tendência declinante.
	Resposta Esperada:
Depois de esforços quanto à erradicação de doenças no Brasil, temos notícias de que a varíola foi erradicada desde 1973 e a poliomielite desde 1989. Já o sarampo se encontra com redução quanto ao seu aparecimento, pois essa doença, que causava óbitos, teve a sua transmissão endêmica encerrada desde 2000. Embora tenham surgido surtos isolados nos anos de 2006 e 2014, isso significa declínio da doença.

Continue navegando