Buscar

avaliação 1,2,3,4

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:447153) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10225746
	Nota da Prova:
	9,00
	1.
	Na Antiguidade, surgem grupamentos humanos bastante densos. Alexandria, séc. I a.C., por exemplo, teve 700.000 habitantes, enquanto Roma, no séc. II d.C., chegou a ter mais de um milhão. Esse fenômeno se deu em função das cidades em formação, passaram a significar maiores oportunidades. Propiciaram assim um aumento significativo no êxodo rural, pois muitos habitantes da zona rural passaram a deixar o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades europeias. Esse aumento tão rápido dos aglomerados humanos em restrito espaço físico teve seu preço. Entre eles, elencamos os altos registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. A imagem anexa ilustra essa época com a epidemia da peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: OS IMPACTOS AMBIENTAIS CONSEQUENTES DO RÁPIDO CRESCIMENTO POPULACIONAL NESSE PERÍODO DIANTE DA FALTA DE INFRAESTRUTURA MÍNIMA NECESSÁRIA.
FONTE: Disponível em: <goo.gl/pCXKRJcontent_copyCopy short URL>. Acesso em: 17 out. 2016.
	
	Resposta Esperada:
O rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras.
O alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. 
O saneamento básico tornou-se um sério problema, pois os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. 
Na maioria das cidades, a água potável era armazenada em reservatórios públicos. 
Os períodos de alta pluviosidade agravavam ainda mais a situação, quando se dispersava a contaminação.
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447154) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10116400
	Nota da Prova:
	7,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie. Sobre o que é viver em sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária.
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditam ser adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si.
IV- Competir com a própria espécie pelos recursos e condições que necessitar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos teve origem após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1948, após várias lutas históricas, momento em que a soberania absoluta perde espaço para o direito internacional (MACIEL, 2012). Foi a indignação da sociedade com relação às atrocidades da guerra provocadas por Hitler e Mussolini que gerou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948, devido à necessidade de se banir a intolerância étnica e racial da humanidade. Sobre este importante marco histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A dignidade da pessoa humana é um aspecto fundamental da Declaração.
( ) A igualdade, a liberdade e a fraternidade são preceitos pouco importantes para a Declaração.
( ) Os Direitos Humanos são classificação em gerações, obedecendo à ordem cronológica
dos acontecimentos históricos.
( ) Os Direitos difusos e coletivos são classificados como Direitos de Terceira Geração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MACIEL, Marluse Castro. Direitos humanos e cidadania. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	A relação entre paz e Direitos Humanos foi reconhecida pela Carta das Nações Unidas, pois as situações de guerra nos ensinaram que o respeito aos direitos humanos é a base para a paz e que os princípios da igualdade e da dignidade humana são fundamentais (MACIEL, 2012). Os Direitos Humanos garantem aos seres humanos condições ?saudáveis? de conviver coletivamente, podendo explorar suas qualidades. A partir deste contexto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os Direitos Humanos foram classificados em gerações.
( ) Direitos de Primeira Geração ? Liberdade.
( ) Direitos de Segunda Geração ? Fraternidade.
( ) Direitos de Terceira Geração ? Igualdade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MACIEL, Marluse Castro. Direitos humanos e cidadania. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
	 a)
	O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
	 b)
	O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.
	 c)O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
	 d)
	O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
	7.
	A Constituição mexicana teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira Constituição a tratar da reforma agrária. Foi promulgada em 1917 e é considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, pois proclamou, com pioneirismo, os direitos do trabalhador, precedendo até mesmo a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Com relação aos avanços obtidos por esse documento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A livre comunicação dos pensamentos e opiniões, pois todo o cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente.
( ) A expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e dos ejidos.
( ) A fixação das relações entre capital e trabalho, como a jornada de 8 horas, regulamentação do trabalho do menor e da mulher, salários iguais para tarefas iguais.
( ) A liberdade para expor suas opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
( ) O direito de greve, organização sindical, justiça do trabalho para arbitrar os conflitos entre o capital e o trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	8.
	Nos séculos XVII e XVIII surgem teorias relacionadas ao direito humano, em que todas as pessoas eram consideradas partes de uma mesma razão. Na modernidade, surge o Jusnaturalismo, que contempla a teoria do direito natural, prevendo a igualdade entre todos os seres humanos. Neste contexto, foi possível traçar uma linha cronológica, através da formulação de alguns documentos, como o Cilindro de Ciro, permitindo a compreensão da ideia de desenvolvimento do direito humano. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Este cilindro continha uma declaração do Rei Persa Ciro XX, com doutrinamentos sobre os direitos humanos.
II- Os documentos contidos no Cilindro continham a descrição da liberdade do credo religioso e abolição do trabalho escravo.
III- O Cilindro foi criado pelo Rei Persa Ciro II, na Mesopotâmia, atualmente, Iraque.
IV- O Cilindro de Ciro é considerado a primeira declaração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O histórico dos Direitos Humanos no Brasil é longo e remonta a um período bastante complicado no que diz respeito à formulação da Constituição propriamente dita. Quando promulgada, a Constituição de 1988 trouxe como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Com referência à atual Constituição brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A atual Constituição institui instrumentos jurídicos, que podem ser acessados por qualquer cidadão na defesa de seus direitos.
( ) A atual Constituição, que foi promulgada em 1988, partiu exclusivamente das autoridades e não teve participação popular.
( ) A atual Constituição assiste o Direito das minorias e de grupos vulneráveis, a qual serviu de base para todas as leis destinadas à proteção desses grupos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	Depois do surgimento da primeira Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, vários países passavam por diversos conflitos e guerras. Foi a partir deste momento que se pensou em uma convenção que tratasse de melhores condições e dos direitos das pessoas durante os períodos de guerra. Esta convenção ficou conhecida como Convenção de Genebra, local onde ela aconteceu e que, posteriormente, agregou diversas questões relacionadas às condições humanitárias de pessoas que estavam submetidas a situações como as de guerra. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A terceira Convenção de Genebra trouxe as questões dos direitos e tratamento humanitário com os prisioneiros de guerra. 
II- A quarta Convenção de Genebra ocorreu no período pós-guerra, sob a coordenação da ONU (Organização das Nações Unidas).
III- Verificou-se que atualmente poucos países são signatários das Convenções de Genebra.
IV- A segunda Convenção de Genebra tratou das questões envolvidas com os conflitos marítimos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447151) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10455902
	Nota da Prova:
	5,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	A relação entre paz e Direitos Humanos foi reconhecida pela Carta das Nações Unidas, pois as situações de guerra nos ensinaram que o respeito aos direitos humanos é a base para a paz e que os princípios da igualdade e da dignidade humana são fundamentais (MACIEL, 2012). Os Direitos Humanos garantem aos seres humanos condições ?saudáveis? de conviver coletivamente, podendo explorar suas qualidades. A partir deste contexto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os Direitos Humanos foram classificados em gerações.
( ) Direitos de Primeira Geração ? Liberdade.
( ) Direitos de Segunda Geração ? Fraternidade.
( ) Direitos de Terceira Geração ? Igualdade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MACIEL, Marluse Castro. Direitos humanos e cidadania. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 b)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	 c)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 d)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	3.
	A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condiçãode dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	À medida que a população das sociedades aumenta, também cresce sua capacidade de intervir na natureza na busca de satisfazer suas necessidades e desejos crescentes. Além disso, surgem conflitos e tensões quanto ao uso do espaço e dos recursos disponíveis no ambiente, gerando, assim, vários problemas ambientais. Com relação às maiores causas dos problemas ambientais, analise as sentenças a seguir: 
I- Crescimento populacional.
II- Uso sustentável e pouco eficiente de recursos.
III- Na pobreza e na falta de inclusão dos custos ambientais do uso dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilização. Com relação a esta, analise as sentenças a seguir:
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura.
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas.
III- A troca da posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa.
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	A produção e o consumo sustentáveis são conceitos que procuram expressar compromissos e estratégias de desenvolvimento econômico nos marcos da sustentabilidade socioambiental, são elementos fundamentais e necessários ao enfrentamento das grandes questões ambientais do nosso tempo. O que é uma produção sustentável?
	 a)
	A exploração desenfreada dos recursos naturais, sem se preocupar com a disponibilidade futura desses recursos.
	 b)
	A utilização indefinida de um recurso renovável, sem prejudicar sua disponibilidade futura.
	 c)
	A sustentabilidade da indústria, perante a utilização de recursos não renováveis.
	 d)
	A disponibilidade de um recurso não renovável, preocupando-se apenas com o lucro gerado.
	7.
	A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, que veio depois de diversas tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Este documento elaborado é detalhado e tem como princípio o valor da dignidade humana, inovou com relação às garantias individuais, instituindo instrumentos. Com relação aos instrumentos individuais que esta Constituição de 1988 proporcionou ao cidadão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Habeas data.
( ) Abolição das penas de galés.
( ) Ação civil pública.
( ) Ação direta de inconstitucionalidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, ficou conhecida como Cúpula da Terra ou popularmente chamada de Rio-92. Como principais resultados, podemos elencar a introdução do assunto da sustentabilidade diretamente na agenda pública e a adoção da Carta do Rio de Janeiro e da Agenda 21. Essa é considerada uma das principais convenções e/ou protocolos que subsidiam ações de responsabilidade socioambiental. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Conhecida como a Cúpula da Terra, organizada pela ONU em 1992, é utilizada no mundo todo para nortear discussões de políticas públicas e também para ser um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade, conforme relatado pela ONU.
II- A Cúpula da Terra, em 1992, adotou a Convenção sobre a economia verde no contexto do desenvolvimento econômico sustentável e da erradicação da pobreza, além da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
III- A Agenda 21 inclui outros importantes assuntos, tais como: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento; padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A responsabilidade socioambiental envolve não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. A responsabilidade socioambiental das organizações levou à criação de documentos para direcionar as empresas. Com relação a estes documentos internacionais para a prática da responsabilidade socioambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
( ) Declaração Nacional do Meio Ambiente.
( ) Declaração do Rio-92 e Agenda 21.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C.
II- O saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas.
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 b)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de culturaautoritária.
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447152) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10455904
	Nota da Prova:
	7,00
	1.
	O tema sustentabilidade foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Várias são as dimensões que alicerçam o desenvolvimento sustentável, sendo empregadas por vários profissionais, das mais diversas áreas, desde ecólogos, biólogos, engenheiros ambientais a economistas, empresários, sindicalistas, publicitários, políticos, entre tantos outros. As mídias a utilizam com muita frequência e os discursos políticos atuais não seriam os mesmos se não tivessem como pano de fundo a palavra sustentabilidade. Diante do enunciado, defina a sustentabilidade de acordo com a dimensão social e a dimensão política.
	Resposta Esperada:
Sustentabilidade social: 
- conhecida pelo dito popular socialmente justo;
- consiste em um desenvolvimento que reduza as desigualdades sociais e promova a igualdade; 
- as ações devem abranger não só as necessidades materiais das pessoas, mas também não materiais.
Sustentabilidade política:
- tem por base a democracia e a apropriação universal dos direitos humanos e está ancorada no desenvolvimento da competência do Estado para implementar os projetos em parceria com empreendedores; 
- no aspecto internacional, tem sua eficácia na prevenção de guerras, garantia da paz, aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente, recursos naturais e preservação da biodiversidade e da diversidade cultural; 
- gestão do patrimônio global como herança da humanidade.
	2.
	Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, além da agricultura, outras atividades passam a ter grande importância econômica e social para o desenvolvimento das cidades e respectiva economia. Desta forma, surgem os metalúrgicos, ourives e também os mercadores, pessoas responsáveis pela troca de mercadorias e figuras importantes para o desenvolvimento da época, conhecida como Idade do Bronze. Assim sendo, qual o nome da revolução que surge neste período? Explique como ocorreu esse processo nas comunidades.
	Resposta Esperada:
O nome da revolução que surge nesse período é a Revolução Urbana. Nestas comunidades agrícolas, que eram autossuficientes, a agricultura ainda é a principal atividade, mas divide agora com o comércio e artesanato especializado. As atividades econômicas, antes agrícola e pastoril, foram diversificadas e tornaram-se mais complexas com a multiplicação dos ofícios ou profissões. Um sistema regular de trocas também impulsiona as atividades comerciais da época.

Continue navegando