Buscar

Prova I, II e III Sociedade e Meio Ambiente


Continue navegando


Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	 b)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 c)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 d)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	2.
	A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização do trabalho humano.
(    ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum.
(    ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações.
(    ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	No Egito Antigo, existia uma relação de sistema de escravidão conhecida como Corveia Real. Nesse sistema, apesar dos trabalhadores serem homens livres, de tempos em tempos eles deviam prestar trabalho gratuito nas obras estatais, como forma de tributo. A convocação a períodos de servidão durava até que a obra a ser realizada fosse concluída. Também era obrigação dos servos cultivar as terras do senhor feudal. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Qualquer pessoa estava sujeita a ser convocada, até mesmo sacerdotes poderiam ser convocados, exceto pessoas com nome em "decretos de isenção".
	 b)
	Muitas vezes, ocorria a prisão de mulher e filhos para obrigar as pessoas a se entregarem.
	 c)
	A punição para aqueles que não comparecessem ou fugissem, após seis meses da convocação, era a transformação em escravo, inclusive de seus descendentes.
	 d)
	Os convocados a servir a Corveia Real ficam presos por três meses, recebendo uma parca alimentação por dia.
	4.
	Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a prática dominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilização. Com relação a esta, analise as sentenças a seguir:
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura.
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas.
III- A troca da posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa.
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F  - V.
	7.
	Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	 a)
	Rotação de culturas e rodízio.
	 b)
	Regime intensivo e regime predatório.
	 c)
	Regime exaustivo e rotação de culturas.
	 d)
	Rodízio e regime intensivo.
	9.
	O Nordeste foi a primeira região do país a ser ocupada pelos portugueses. Para explorar os recursos naturais brasileiros, fizeram com que o território fosse dividido em capitanias. A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, espanhóis e ingleses. Qual foi o primeiro principal recurso explorado pelos portugueses nos primeiros anos da colônia?
	 a)
	Mão de obra indígena.
	 b)
	Pau-Brasil.
	 c)
	Ouro.
	 d)
	Prata.
	10.
	A fim de comprar especiarias para a comercialização na Europa, os portugueses realizavam expedições para a Índia. O descobrimento do Brasil ocorreu em uma época de grandes navegações. Logo após a descoberta, os portugueses, por décadas, não tiveram interesse na terra recém-descoberta. Sem interesse em colonizá-la, arrendaram-na à iniciativa privada para exploração do seu único bem, o pau-brasil. Com base nisso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os primeiros interessados em explorar o Brasil foram os espanhóis, ingleses e franceses, que logo descobriram a cooperação dos nativos selvagens, obtida a partir da troca por algumas quinquilharias de pouco valor. Surge o chamado escambo.
PORQUE
II- Os nativos, apesar de tentarem resistir bravamente através de luta ou da migração para áreas distantes da influência dos colonizadores, não conseguiram suportar o desgaste cultural, as epidemias e as mortes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção II é uma proposição verdadeira, e a asserção I é uma proposição falsa.
	1.
	Nos séculos XVII e XVIII surgem teorias relacionadas ao direito humano, em que todas as pessoas eram consideradas partes de uma mesma razão. Na modernidade, surge o Jusnaturalismo, que contempla a teoria do direito natural, prevendo a igualdade entre todos os seres humanos. Neste contexto, foi possível traçar uma linha cronológica, através da formulação de alguns documentos, como o Cilindro de Ciro, permitindo a compreensão da ideia de desenvolvimento do direito humano. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Este cilindro continha uma declaração do Rei Persa Ciro XX, com doutrinamentos sobre os direitos humanos.
II- Os documentos contidos no Cilindro continham a descrição da liberdade do credo religioso e abolição do trabalho escravo.
III- O Cilindro foi criado pelo Rei Persa Ciro II, na Mesopotâmia, atualmente, Iraque.
IV- O Cilindro de Ciro é considerado a primeira declaração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	Um documento escrito minuciosamente, os direitos da realeza e os limites impostos à autoridade real possibilitam a fixação de hábitos e costumes, evitando que, no futuro, soberanos arbitrários impunemente abusassem de seus poderes. A que documento se refere esse trecho?
	 a)
	Petition of Rights.
	 b)
	Cilindro de Ciro.
	 c)
	Código de Hamurabi.
	 d)
	Carta Magna.
	
	Observe a figura anexa. Sobre a poluição e os direitos humanos, analise as sentenças a seguir:
I- A poluição atmosférica fere o direito humano que garante que todo cidadão tem direito a respirar ar puro.
II- A causa de mortalidade por poluição atmosférica ultrapassa 700 mil mortes por ano.
III- A Constituição Brasileira prevê que todos os cidadãos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
IV- O protocolo de Kyoto levou em consideração a mortalidade de pessoas pela poluição atmosférica, criando créditos de carbono para os países poderem emitir gases na atmosfera sem agredir o meio ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA.
FONTE DA IMAGEM: http://www.chrismadden.co.uk/cartoon-gallery/45/. Acesso em: 20 maio 2018.
	
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	É dever do estado prever condições para uma vida digna, como prevê a Constituição Federal Brasileira de 1988. A condição para a dignidade humana não permite discriminação entre cor, classe social, sexo e crenças. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir com relação umas às outras com espírito de igualdade.
PORQUE
II- Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança das pessoas. Com capacidade de gozar os direitos e as liberdades estabelecidos sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	5.
	A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	A segurança pública é considerada um dos grandes desafios no Brasil. Os problemas de segurança pública alertam para a necessidade de qualificação do debate sobre segurança e para a incorporação de novos paradigmas às políticas públicas. Sobre a segurança pública, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A segurançada sociedade surge como o principal requisito à garantia de direitos e ao cumprimento de deveres, estabelecidos nos ordenamentos jurídicos.
PORQUE
II- A segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	7.
	Muito já se conquistou com relação ao estabelecimento e respeito aos direitos humanos. No entanto, esses esforços não foram obtidos em um único momento, mas foram o resultado de diferentes ações que, conforme classificação, podem ser divididas em três gerações. Com relação às gerações dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A segunda geração dos direitos humanos tem como base a busca por questões que envolvem o princípio da fraternidade, sendo um exemplo dessa geração a Carta de Paris para uma Nova Europa.
II- Os direitos sociais, econômicos e culturais são conquistas obtidas na primeira geração dos direitos humanos.
III- As três gerações de direitos humanos diferem em alguns aspectos, como a natureza da sua iniciativa, evoluindo de uma visão mais individual, observada na primeira geração, até a coletividade (terceira geração).
IV- A Carta Magna, documento importantíssimo devido ao seu pioneirismo, é um das ações desenvolvidas durante a primeira geração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	8.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Revolução Mexicana.
	 b)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 c)
	Carta Magna.
	 d)
	Revolução Russa.
	10.
	A classificação dos Direitos Humanos em gerações obedeceu à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o escopo atual. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São apresentados como Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Liberdade, em consonância com o que propunham documentos como a Carta Magna, a Revolução norte-americana, a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	 b)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Liberdade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
	 c)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Fraternidade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948.
	 d)
	São apresentados como Direitos Humanos Terceira Geração aqueles relativos à Igualdade, em conformidade com a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Carta de Paris para uma Nova Europa.
	1.
	No contexto histórico, houve diferentes revoluções e documentos que tentavam trazer alguns princípios humanísticos, desde a Carta Magna até a Carta de Paris, para uma nova Europa. Todos esses eventos e documentos marcaram a história e tiveram grande participação para a geração de direitos humanos e elaboração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Com relação à geração desses direitos e seus principais eventos e/ou documentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira Geração dos Direitos Humanos.
II- Segunda Geração dos Direitos Humanos.
III- Terceira Geração dos Direitos Humanos.
(    ) Carta Magna.
(    ) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
(    ) Revolução Industrial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	2.
	Os ciclos econômicos brasileiros, como o do café, soja, mineração, borracha, pecuária extensiva, afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e continuam causando problemas ambientais. Com relação aos principais problemas ambientais e suas causas, analise as sentenças a seguir:
I- O crescimento populacional é uma das principais causas dos problemas ambientais.
II- A utilização não sustentável dos recursos naturais associados à pobreza desencadeiam problemas ambientais.
III- A falta de responsabilidade ambiental e a ignorância ecológica contribuem para o desequilíbrio ambiental.
IV- O desenvolvimento tecnológico e biotecnológico polui e degrada o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que firma compromissos para a redução de gases que provocam o efeito estufa. Quais são os gases monitorados pelo Protocolo de Kyoto?
	 a)
	Metano, Nitrogênio, Óxido Nítrico, Carbono, Hidrofluorocarbono e Fósforo.
	 b)
	Dióxido de Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Óxido Sulfídrico, Hexafluoreto de Enxofre.
	 c)
	Dióxido de Carbono, Metano, Óxido Nitroso, Hidrofluorocarbonos, Perfluorocarbonos e Hexafluoreto de Enxofre.
	 d)
	Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio, Carbono, Metano e Perfluorocarbono.
	4.
	A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à ONU, com o intuito de atender às questões relativas ao trabalho em todos os continentes. Com relação à OIT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui ações em prol do processo de globalização de forma justa e eficiente.
(    ) Possui ações em processo do progresso a todo custo, porém de forma eficiente.
(    ) Possui ações em prol das reflexões éticas e econômicas sobre ocusto humano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à Revolução Neolítica. Enquanto nômade, o homem não dispunha de habitações fixas e mantinha-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência. Com relação à cultura nômade, avalie as asserções a seguir:
I- Com economia coletora, motivada pelo deslocamento das populações, estavam à procura constante de alimentos, acompanhando as movimentações dos animais que pretendiam caçar.
PORQUE
II- Só depois da Revolução Neolítica, com o surgimento do fogo, é que as comunidades nômades passaram a se fixar em locais estabelecidos, dedicando-se à prática da agricultura e da pecuária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	6.
	O direito ambiental é o conjunto de normas e princípios que visam à preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à qualidade de vida. Mesmo com suas normas ditas recentes, no início do século XX, a conscientização pela preocupação com o meio ambiente é antiga. Nesse sentido, documentos datados há mais de três mil anos foram encontrados. Sobre esses documentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Código Hamurabi, Código de Justiniano e Código Medieval.
	 b)
	Código Justiniano, Livros dos Mortos e Código Medieval.
	 c)
	Código Hamurabi, Livro dos Mortos e hino persa de Zaratustra.
	 d)
	Livro dos Mortos, Evangelho e Código Florestal.
	7.
	O desenvolvimento sustentável leva em consideração três pilares fundamentais, que são o social, o econômico e a proteção dos recursos naturais. Engana-se quem pensa que sustentabilidade está relacionada à ausência de exploração da natureza. Todavia, a utilização desses recursos deve ser feita de maneira harmoniosa, dentro dos aspectos supracitados. Analisando esta contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo de exploração atual não se enquadra nos princípios de sustentabilidade.
(    ) A exploração de um determinado recurso natural beneficia as populações locais, por provocar evasão de divisas.
(    ) A participação comunitária em órgãos de classe, ONGs e conselhos de meio ambiente ajuda na tomada de decisão, visando à sustentabilidade.
(    ) O desenvolvimento de políticas públicas que consideram os aspectos sociais e ambientais não são práticas comuns em nossos estados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	No período Neolítico, ocorreram mudanças significativas no modo do ser humano viver e se organizar. Entre estas mudanças e transformações, podemos citar a Revolução Urbana. Sobre a Revolução Urbana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A metalurgia, a roda, o carro de bois e o barco a vela parecem ter sido invenções devidas ao homem e, certamente, fortaleceram a sua posição econômica.
PORQUE
II- As invenções tecnológicas da época contribuíram para a criação de cidades, que surgiram em regiões distantes das margens de grandes rios, favorecendo práticas agrícolas. A água próxima à cidade se tornou um grande problema devido às inundações em épocas de cheias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	9.
	O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) atua em mais de 170 países, contribuindo há mais de cinquenta anos para o crescimento inclusivo e sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado. Sobre os objetivos da PNUD, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo.
	 b)
	Fornecer assistência e assessoramento a trabalhadores em risco.
	 c)
	Desenvolver projetos nas áreas da educação, cultura e comunicação.
	 d)
	Auxiliar no desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.
	10.
	A Constituição de 1988 foi um grande marco, não só por contemplar os direitos humanos, antes não contemplados nas Constituições, mas também por contemplar os grupos sociais considerados distintos dos grupos dominantes, como os idosos, as crianças, os negros, as mulheres, os deficientes físicos, entre outros. As leis que protegem esses grupos foram promulgadas a partir de 1988. De acordo com a lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1989, entrou em vigor uma lei que tornou o racismo crime inafiançável.
(    ) No final da década de 1980, ficou assegurado, através de uma lei, o direito de ir e vir dos deficientes físicos.
(    ) Em 2000, foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho do Idoso.
(    ) Em 2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) instituiu a obrigatoriedade da inserção da história afro-brasileira e indígena nos currículos escolares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 b)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.