Buscar

Atividade Prática - EBGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental – MEA/GUI
Data: 12/08/2020
Aluno (a): 
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 10 (dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)	Quais as principais características geográficas da floresta amazônica?
R: A Floresta Amazônica, é o maior dos 6 biomas terrestres brasileiros e também considerada a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme biodiversidade. A Amazônia ocupa cerca de 600 milhões de hectares, cobrindo nove países, sendo mais da metade no território brasileiro. Em território nacional constitui a Amazônia Legal, que inclui os estados do Pará, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e parte dos estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. É na região amazônica que se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo. Ela caracteriza-se por ser heterogênea, tendo um elevado quantitativo de espécies, permanece verde durante todo o ano, apresenta densidade elevada, a floresta é classificada de acordo com a proximidade dos cursos d’água. Há três subtipos: Mata de igapó, Mata de várzea e Mata de terra firme.
2)	Justifique o fato do bioma amazônico apresentar tanta disponibilidade de água.
R:  Os remanescentes regulam a vazão dos rios, atenuando as enchentes, e após as chuvas permitem que a água escoe gradativamente.
Também filtram sedimentos, retidos na chamada mata ciliar, e melhoram a qualidade da água. O armazenamento da água da chuva, em mananciais de superfície ou reservatórios subterrâneos, ocorre ainda pela infiltração paulatina no solo, garantida pela folhagem, pelo tronco das árvores e suas raízes. E muitos dos processos erosivos são evitados por ação da cobertura florestal.
3)	A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que são encontradas na Amazônia.
R: Sapo-pingo-de-ouro, porco-do-mato, macaco-guicó, pintor-verdadeiro, macuco, onça-pintada, harpia, tucano, papagaio-de-cara-roxa, muriqui, e sabiá-laranjeira. O mico-leão-dourado é uma espécie símbolo da Mata Atlântica.
4)	Cite duas atividades econômicas exploradas na Floresta Amazônica.
R: A extração de madeira está entre as principais atividades econômicas da Amazônica Legal, ao lado da mineração e da agricultura. Por isso, as soluções de manejo florestal fazem parte das discussões para viabilizar um modelo de desenvolvimento adequado à região que abrange, geograficamente, 60% do território brasileiro.
5)	A área da Mata Atlântica correspondia a 15% do território nacional, no entanto, os constantes desmatamentos reduziram esse bioma a 7% da sua área original. Aponte os principais responsáveis pela destruição da Mata Atlântica.
R: O fenômeno do desmatamento é antigo, sendo assim ainda uma das causas que aceleram este processo. A perda da cobertura vegetal está ligada a exploração de terras. A queimada é a prática mais comum utilizada com o objetivo de liberação de uma fração do território para a atividade agropecuária, de fundamental importância para o PIB do Brasil. 
6)	Na região do Pantanal são desenvolvidas algumas atividades econômicas importantes para a população local. Aponte os principais elementos da economia pantaneira.
R: A principal atividade econômica da região pantaneira é a pecuária, contudo o turismo também configura uma importante atividade econômica da região. Seja pelo fluxo constante de pescadores amadores atraídos pelas belezas naturais da região, ou pelo considerável número de visitantes do cenário contemplativo pantaneiro.
7)	 Cite três características do meio físico do ecossistema das caatingas do Nordeste brasileiro.
R: Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão. A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas, a fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.
8)	O cerrado possui grande biodiversidade, cite alguns dos animais e plantas contidos no mesmo.
R: Fauna: Lobo-guará, veado campeiro, tamanduá-mirim, suçuarana, siriema, queixada, ema, cachorro-do-mato-vinagre.
Flora: Araticum, baru, buriti, cajuzinho-do-cerrado,ipê-amarelo-do-cerrado, jatobá, lobeira, mangabeira, pequizeiro.
9)	Comente as principais características dos organismos formadores do plâncton.
R: O plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes e pequenos animais.  Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: o fitoplâncton e o zooplâncton. O primeiro grupo é formado por pequenas algas e plantas, já o zooplâncton é formado por pequenos organismos que não realizam fotossíntese, tais como microcrustáceos.
10)	Qual a importância do manguezal?
R: Ele é importante para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental – MEA/GUI
Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental – MEA/GUI

Continue navegando