Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que assegura aos alunos com necessidades especiais currículos, métodos, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades específicas assim:
Alunos portadores de necessidades especiais devem ser dispensados das aulas de Educação Física
PORQUE
é mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com cada tipo de deficiência.
A esse respeito, pode-se concluir que:
e )as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 2
Com frequência, há prejuízo na comunicação dos sujeitos em consequência de alterações do tônus muscular. Nesses casos, a fala se apresenta de forma alterada ou até mesmo ausente. Para que o aluno possa participar das atividades escolares, acessar o conhecimento e interagir no ambiente que frequenta, é importante que
c )a escola crie condições adequadas para a sua locomoção, comunicação, conforto e segurança, bem como implemente a Comunicação Aumentativa Alternativa.
QUESTÃO 3
No Brasil, o trabalho com os recursos da tecnologia assistiva, especialmente com a comunicação aumentativa alternativa, é ainda pouco divulgado. A comunicação aumentativa alternativa - também encontrada na literatura com os termos comunicação ampliada e alternativa, comunicação suplementar e alternativa - pode ser definida como:
c ) uma das áreas da tecnologia assistiva que atende pessoas sem fala ou escrita funcional, ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade para falar e/ou escrever.
QUESTÃO 4
No processo de construção do aprendizado das crianças com baixa visão e cegueira, os professores devem trabalhar com objetos que tenham algum significado para eles, os quais contribuam para que determinadas situações sejam lembradas. Lembrando também que estes sujeitos necessitam de materiais específicos que auxiliem no seu desenvolvimento durante este processo, o qual cabe à escola organizar as formas de oferecer acessibilidade a estes educandos. Marque a alternativa que traz a afirmação correta.
a )até mesmo os pais da criança, por não terem conhecimento da deficiência e não terem clareza de como esta percebe o mundo, consideram que a criança não aprende por falta de interesse.
QUESTÃO 5
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são cada vez mais conhecidos e presentes no contexto da educação inclusiva. Por tratar-se de um tema que cada vez mais é apresentado na realidade escolar, são necessários estudos e informação sobre suas especificidades. Analise as asserções a seguir:
I. O conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento surge no final dos anos 60, derivado especialmente dos trabalhos de M. Rutter e D. Cohen. Ele traduz a compreensão do autismo como um transtorno do desenvolvimento.
porque
II. O autismo é explicado e descrito como um conjunto de transtornos qualitativos de funções envolvidas no desenvolvimento humano. Esse modelo explicativo permitiu que o autismo não fosse mais classificado como psicose infantil, termo que acarretava um estigma para as famílias e para as próprias crianças com autismo.
e )A asserção I e II estão corretas e a II justifica a primeira.
QUESTÃO 6
O Autismo é um transtorno que afeta o sistema nervoso do indivíduo. São muitos os graus da patologia e a gravidade com que ela aflige quem a possui, por isso é bastante importante conhecer de perto a pessoa que faz parte desse espectro. Como outras patologias dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, o Autismo é mais característico por:
c )problemas na comunicação e interação social.
QUESTÃO 7
A avaliação pedagógica em educação especial, embora deva caminhar em parceria com a educação comum, possui determinadas especificidades, próprias das condições dos alunos pelos quais se responsabiliza, que nos obriga a um olhar mais apurado para também, mas não exclusivamente, identificar as necessidades específicas do aluno com deficiência proporcionando-lhes os recursos dos quais dependem para acessar o currículo. Considerando o processo de avaliação na educação inclusiva, é CORRETO afirmar que:
b )a avaliação de todos os alunos deve ser processual.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase abaixo. Nos documentos nacionais de diretrizes para a educação especial está previsto que os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de _______________ desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.
d )enriquecimento curricular.
QUESTÃO 9
Sabatella (2005) destaca que indivíduos superdotados estão em toda parte e que não são melhores nem piores que outras pessoas, mas diferentes, porque agem, aprendem, raciocinam e reagem de maneira diferente. Essas diferenças por si só justificam suas necessidades educacionais especiais. Essa autora, em sua prática com crianças com altas habilidades/superdotação, encontrou traços comuns e recorrentes que considera indicativos de alto potencial. São eles:
e )capacidade intelectual, alto nível de pensamento, vocabulário.
QUESTÃO 10
O objetivo do Atendimento Educacional Especializado é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência mental possa construir a sua inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado/conhecimento. Para tal deve-se:
I. Oportunizar o contato direto com os objetos a serem conhecidos, ou seja, com a sua "concretude" não pode ser descartada.
II. Intervir no sentido de fazer com que esses alunos percebam a capacidade que têm de pensar, de realizar ações em pensamento, de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência de que dispõem e de ampliá-la, pelo seu esforço de compreensão, ao resolver uma situação problema qualquer.
III. Agir sem autonomia para escolher o caminho da solução e a sua maneira de atuar inteligentemente.
Assinale a alternativa correta.
d )Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Continue navegando