Buscar

Ecologia, Biodiversidade e Áreas Protegidas Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Novo Código Florestal (12.651/12) revogou o antigo (Lei 4.771/1965), porém manteve algumas determinações e, em alguns casos, alterou o referencial de medição de parâmetros. Esse é o caso da medição da extensão de área às margens dos cursos d'água que deve ser considerada Áreas de Preservação Permanente. Qual foi essa alteração e no que ela influencia?
FONTE: BRASIL. Lei nº 12.651/2012, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 28 maio 2012, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em: 4 maio 2017.
	Resposta Esperada:
De acordo com o antigo Código Florestal, a medição deveria ser feita a partir do leito maior do rio, considerando, portanto, o maior nível alcançado por ocasião da cheia sazonal. Já a partir da nova publicação, essa medição deve ser feita a partir da calha regular do rio. Isso acaba por reduzir os limites dessa APP, e pode, inclusive, inviabilizar a sua função em épocas de cheia.
	2.
	No ambiente natural, os fatores ambientais podem limitar indivíduos e populações, influenciando no seu crescimento, distribuição e diversidade. Os fatores limitantes são definidos como qualquer condição que se aproxime ou exceda os limites de tolerância de um indivíduo, população ou comunidade. Podemos classificar os fatores limitantes em abióticos (físicos) e bióticos. Disserte sobre três dos principais fatores limitantes físicos e sua importância no ecossistema.
	Resposta Esperada:
Luz: energia indispensável para o processo de fotossíntese, e consequentemente desenvolvimento das plantas. É necessária à maioria dos seres vivos. 
Água: fator indispensável para a sobrevivência dos organismos. É essencial tanto nas atividades celulares e fisiológicas, como também no ponto de vista ecológico. A chuva, a umidade, a evaporação e o suprimento disponível de água superficial são os principais fatores medidos.
Temperatura: existe uma faixa de temperatura que a maioria dos organismos é capaz de sobreviver. A variabilidade da temperatura é extremamente importante do ponto de vista ecológico, sendo que para as atividades vitais serem desenvolvidas ao máximo, os organismos deverão se encontrar dentro da faixa de temperatura ótima, que varia para cada organismo. 
Gases atmosféricos: O2 e CO2 são também essenciais para a vida no planeta nos processos de respiração e fotossíntese, assim como na concentração de íons de hidrogênio, diretamente relacionado ao pH do meio. 
Vento e enchentes: são fatores que contribuem para o aumento ou diminuição da produção no nível de espécies em um ecossistema, uma vez que os meios atmosférico e hidrosférico não são estáveis. 
Disponibilidade de nutrientes: são essenciais à vida dos animais e vegetais, por serem elementos e compostos fundamentais ao funcionamento das atividades vitais dos organismos.

Mais conteúdos dessa disciplina