Buscar

Avaliação Metodologia da Pesquisa Científica

Prévia do material em texto

Metodologia da Pesquisa Científica
O ser humano, desejoso de saber mais, passou a desenvolver um conhecimento mais confiável por meio da racionalidade, conhecido como:
Alternativas:
· Senso comum.
· Conhecimento Científico.
checkCORRETO
· Conhecimento Religioso.
· Conhecimento Filosófico.
· Conhecimento Artístico.
Resolução comentada: 
O ser humano, desejoso de saber mais, passou a desenvolver um conhecimento mais confiável por meio da racionalidade, conhecido como saber científico ou conhecimento científico.
Código da questão: 47276
2)
Foi o criador do positivismo, doutrina segundo a qual somente o conhecimento científico é válido e genuíno. Assinalou quatro acepções para a palavra “positivo”: real (em oposição a fantasioso), útil (em oposição a ocioso), certo (em oposição a indeciso) e preciso (em oposição a vago). 
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· Weber.
· Popper.
· Habermas.
· Comte.
checkCORRETO
· Sócrates.
Resolução comentada: 
Auguste Comte foi o criador do positivismo, doutrina segundo a qual somente o conhecimento científico é válido e genuíno. Assinalou quatro acepções para a palavra “positivo”: real (em oposição a fantasioso), útil (em oposição a ocioso), certo (em oposição a indeciso) e preciso (em oposição a vago).
Código da questão: 47286
3)
Sobre o surgimento do pensamento científico, considere as seguintes afirmações:
I. Os filósofos desempenharam um papel de primeiro plano nessa trajetória. 
II. É na Grécia antiga que os instrumentos da lógica são desenvolvidos pelos filósofos Platão e Aristóteles.
III. Por meio de Galileu Galilei os pilares da razão e da experiência não se fundem.
IV. A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade entre os gregos, que foram os povos mais evoluídos nessa época. 
V. No positivismo, o pesquisador deve influenciar o objeto do qual trata o estudo, buscando intervir.
São verdadeiras:
Alternativas:
· III - IV - V.
· IV - V.
· I - II - V.
· I - II - IV.
checkCORRETO
· I - II - III.
Resolução comentada: 
O intuito de descrever a obra e as referências de alguns atores que contribuíram para o surgimento do pensamento científico é demonstrar como o conceito e o universo da ciência eram historicamente percebidos pelos seus expoentes, em suas diversas acepções. “Os filósofos desempenharam um papel de primeiro plano nessa trajetória, a tal ponto que, durante muito tempo, o saber científico no Ocidente pareceu se confundir com o filosófico” (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 22). 
É na Grécia antiga que os instrumentos da lógica são desenvolvidos pelos filósofos Platão e Aristóteles como forma de contrapor as explicações atribuídas aos deuses e à magia (LAVILLE; DIONNE, 1999). 
“Platão e Aristóteles dedicaram-se a compreender o espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008, p. 33). 
A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade entre os gregos, que foram os povos mais evoluídos nessa época. Eles construíram as primeiras cidades, conquistaram novos territórios e geraram riquezas. As riquezas provocaram crescimento que exigiu soluções práticas para a arquitetura, a agricultura e para a organização social. “Isso explica os avanços na Física, na Geometria, na teoria política (inclusive com a criação do conceito de democracia)” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008, p. 33).
Por meio de Galileu Galilei os dois pilares se fundem: o da razão e o da experiência, ambos como fontes de conhecimento, ou seja, o Racionalismo e o Empirismo. Galileu foi o primeiro cientista moderno que realizou as primeiras experiências da Física moderna (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).
Depois de tantas contribuições de muitos outros expoentes dentro da história do pensamento científico, que não foram contemplados nesta unidade e nem no quadro cronológico apresentado, ressalta-se, nesta mesma linha de pensamento, já no século XIX, a contribuição de Auguste Comte com uma forma de fazer ciência, chamada por ele de Positivismo. 
Considerado o pai da Sociologia, Comte postulou que o conhecimento científico é “válido e genuíno, opondo-se ao conhecimento metafísico, mítico e teológico. [...] A realidade só é aceita se for advinda dos fatos” (APPOLINÁRIO, 2004, p. 158). 
Por esta concepção, o pesquisador não deve influenciar o objeto do qual trata o estudo, buscando cuidar para intervir o mínimo possível, e a experimentação deve ser rigorosamente controlada para que seus resultados possam ser generalizados (LAVILLE; DIONNE, 1999).
Código da questão: 47288
4)
Uma boa atitude diante do cronograma preestabelecido no projeto é a de tentar, de fato, cumprir as datas instituídas.
POIS
Mesmos que surjam novas necessidades da pesquisa, não existe a possibilidade de alterações de prazo no decorrer do trabalho.
Assinale a alternativa acerca das asserções supracitadas, bem como a relação entre elas:
Alternativas:
· A primeira asserção está incorreta, e a segunda está correta.
· A primeira asserção está correta, e a segunda justifica a primeira.
· A primeira asserção está correta, e a segunda está incorreta.
checkCORRETO
· Ambas as asserções estão incorretas.
· Somente a segunda asserção está correta, e a primeira não justifica a segunda.
Resolução comentada: 
Uma boa atitude diante do cronograma preestabelecido no projeto é a de tentar, de fato, cumprir as datas instituídas, mas sempre com a possibilidade de alterações no decorrer do trabalho, conforme as novas necessidades da pesquisa.
Código da questão: 47302
5)
Qual o tipo de pesquisa quanto aos procedimentos de coleta de dados que é caracterizada pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento?
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· Survey.
· Participante.
· Experimental.
· Estudo de caso.
checkCORRETO
· Documental.
Resolução comentada: 
O estudo de caso é caracterizado pelo “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento” (GIL, 2008, p. 58).
Código da questão: 47295
6)
O enfoque quantitativo se fundamenta em um esquema dedutivo e lógico, busca formular questões de pesquisa e hipóteses para posteriormente testá-las, confia na medição padronizada e numérica. 
PORQUE 
Utiliza a análise estatística, que é reducionista e pretende generalizar os resultados de seus estudos mediante amostras representativas.
Fonte: Sampieri; Collado; Lucio (2006, p. 19). 
Assinale a alternativa acerca das asserções supracitadas, bem como a relação entre elas:
Alternativas:
· A primeira asserção está correta, e a segunda não justifica a primeira.
· Somente a primeira asserção está correta.
· A primeira asserção está correta, e a segunda justifica a primeira.
checkCORRETO
· Somente a segunda asserção está correta.
· A primeira asserção está incorreta, e a segunda está correta.
Resolução comentada: 
O enfoque quantitativo se fundamenta em um esquema dedutivo e lógico, busca formular questões de pesquisa e hipóteses para posteriormente testá-las, confia na medição padronizada e numérica, utiliza a análise estatística, é reducionista e pretende generalizar os resultados de seus estudos mediante amostras representativas (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006, p. 19).
Código da questão: 47294
7)
Em relação à estrutura do relatório da pesquisa acadêmica, o _______________________ é formado pela capa, folha de rosto, ficha catalográfica, dedicatória, agradecimentos, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, sumário, lista de figuras, lista de tabelas, lista de abreviações e apresentação. 
Assinale a alternativa que melhor corresponde à lacuna: 
Alternativas:
· Texto.
· Pré-texto.
checkCORRETO
· Pós-texto.
· Objetivo.
· Corpo do trabalho.
Resolução comentada: 
Cada instituição oferece orientações de como o relatório final deve ser apresentado. Em geral, a estrutura do trabalho científico tem três grandes seções: o pré-texto, o texto e o pós-texto. Dependendo da forma que o trabalho assumir,alguns dos itens observados podem ou não estar presentes (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006; BELL, 2008; APPOLINÁRIO, 2012). Pré-texto: Capa, Folha de rosto, Ficha catalográfica, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Sumário, Lista de figuras, Lista de tabelas, Lista de abreviações, Apresentação. Texto: Introdução, Objetivos, Justificativa, Corpo do trabalho (ou Desenvolvimento), Método, Cronograma, Orçamento, Resultados, Conclusões. Pós-texto: Referências, Anexos, Índice remissivo, Glossário (APPOLINÁRIO, 2012, p. 84).
Código da questão: 47303
8)
A _______________ apresenta um movimento oposto ao da dedução em relação à apreensão da realidade, e é parte intrínseca da nova ciência, em sintonia com a proposta humanista do mergulho no real sensível. 
Assinale a alternativa que melhor corresponde à lacuna:
Alternativas:
· Proposição.
· Indução.
checkCORRETO
· Corroboração.
· Inferência.
· Indagação.
Resolução comentada: 
A indução apresenta um movimento oposto ao da dedução em relação à apreensão da realidade, e é parte intrínseca da nova ciência, em sintonia com a proposta humanista do mergulho no real sensível.
Código da questão: 47281
9)
Em relação aos tipos e modalidades de apresentação de textos científicos, a ____________________________________ significa simplesmente um texto que versa sobre um único tema. 
Assinale a alternativa que melhor corresponde à lacuna:
Alternativas:
· Indicação do objeto de estudo.
· Apresentação dos objetivos.
· Delimitação do tema.
· Monografia.
checkCORRETO
· Indicação do problema.
Resolução comentada: 
Monografias: a maioria dos trabalhos científicos pode ser denominada genericamente de monografia, na medida em que esse termo significa simplesmente um texto que versa sobre um único tema. Porém, normalmente nos referimos apenas às teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso como monografias. (APPOLINÁRIO, 2012, p. 86)
Código da questão: 47304
10)
Quanto à fonte de informação das pesquisas: 
( ) A fonte de informação não pode ser compreendida como local de coleta.
( ) Fontes de informação são os lugares de onde se extraem os dados de que se precisa. 
( ) O campo é o lugar natural onde acontecem os fatos e fenômenos. 
( ) O laboratório é o local onde os fatos e os fenômenos são reproduzidos de forma artificial.
( ) Uma coleta realizada pelo telefone ou pela internet não pode ser considerada uma pesquisa de campo.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· F – V – F – V – F.
· F – F –V – V – F.
· V – F – F – V – V.
· V – F – V – V – V.
· F – V – V – V – F.
checkCORRETO
Resolução comentada: 
Fontes de informação são “os lugares/situações de onde se extraem os dados de que se precisa”. As fontes são três: 1) o campo é o lugar natural onde acontecem os fatos e fenômenos; 2) o laboratório, onde os fatos e os fenômenos são reproduzidos de forma artificial e controlada; e 3) a bibliografia, que contém dados, raciocínios e conclusões escritos na forma de livros, periódicos e outros (SANTOS, 2000, p. 30-31). É importante destacar que a fonte de informação também pode ser compreendida como “local de coleta, que designa o local onde o sujeito participante da pesquisa se encontra (e não o pesquisador)”. Logo, uma coleta realizada pelo telefone ou pela internet, por exemplo, pode ser considerada uma pesquisa de campo (APPOLINÁRIO, 2012, p. 65).
Código da questão: 47298

Continue navegando