Buscar

Cópia de geografia

Prévia do material em texto

Atividade de geografia
Página 107
Raizlya da Costa Araújo. 3enf 
1- A União Europeia, e o Mercosul tem grande influência no processo de relação entre os países e na economia, e como o processo de globalização é dinâmico e constante, a união desses países promove uma certa estabilidade no que tange o desenvolvimento econômico de cada um, e, assim, uma maior segurança nas conexões feitas com os outros grupos, promovendo assim um equilíbrio, ou pelo menos tentando balancear essa noção através de medidas que contribuam para esse processo.
2- Um dos perigos está relacionado às diferenças existentes entre as economias dos participantes. Isso porque de um lado temos grandes potências econômicas mundiais, como por exemplo, a Alemanha.
E de outro, podemos observar os PIIGs, que, foram denominados assim para tratar dos países que se apresentam diante de uma crise evidente, como por exemplo, a Grécia. Outra grande dificuldade é 
 a imigração, pois a Europa é o continente que mais recebe imigrantes na atualidade. Como também podemos citar a possível saída do Reino Unido e um provável efeito manada.Visto que o parlamento europeu por vezes toma decisões que membros de países consideram negativas, isto é, fora de seus interesses nacionais, o que causa ressentimento a tais líderes, como no caso do Reino Unido.
3- A Zona do Euro abrange todos os países europeus que usam o euro como moeda oficial, já a União Europeia abrange um pouco mais, ela é uma união política e econômica constituída por 27 países onde parte deles adotaram o euro como moeda já outros possuem suas próprias moedas. Eles também possuem um mercado comum, e livre circulação de bens.
4- Alguns países não se encaixam na exigência do mesmo, além disso os fatores políticos são levados em conta. A zona do euro a princípio permitia somente a participação dos países europeus que fizeram parte da bloco capitalista durante a guerra, com o tempo esses fatores foram deixados de lado e outros foram implicados. 
Agora para participar dessa zona é necessário que cumpra diversos requisitos para que dessa maneira possam se encaixar e assim conseguir estar diante desse elemento.
5- O mercosul ainda é uma união aduaneira, isso quer dizer que existe uma livre circulação de mercadorias entre os países que fazem parte do tratado. E a utilização de uma TEC, o que significa que todos os países precisam adotar os mesmos valores para importar, quando compram produtos fora do Mercosul. Para que fosse realmente um mercado comum precisaria que todas as pessoas nascidas nos países membros dosem trabalhar em qualquer um dos países membros do Mercosul. E isto não é permitido, para trabalhar em determinado país, é preciso adquirir cidadania de determinado local, ou seja o Mercosul não tem circulação de mão de obra livre, capital os serviços e isso era o que tornaria um mercado comum.
6- O processo de educação aos indígenas, proteção de suas terras e etc.
7- A crise do euro baseia-se em uma dívida fiscal porque alguns desses países possuem contas públicas deficitárias, isto é, gastam mais dinheiro que arrecadam, e essa dividia fiscal acontece exatamente por isso o país gasta mais que arrecada, gerando assim a necessidade de empréstimos consecutivos, uma ferramenta que quando mal usada só piora a situação. E o fenômeno da crise da zona do euro se deu porque alguns países passaram a aumentar seus gastos sem realizar as devidas reformas fiscais, tributárias e previdenciárias para equilibrar as contas públicas.

Continue navegando

Outros materiais