Buscar

Habilidades Sociais e o Homeschooling- mitos e fatos

Prévia do material em texto

Habilidades Sociais e o Homeschooling: Mitos e Fatos
Pensando em homeschooling para seus filhos e preocupado com a socialização?
Aqui está a prova que você pode colocar seus medos para descansar.
Isabel Shaw
O debate
Eu já ouvi umas cem vezes. Se você está pensando sobre homeschooling, provavelmente isso te incomoda. “E quanto a socialização?” é a maior questão que as pessoas tem sobre um estilo de vida com o homeschooling. Profissionais da educação que entendem completamente os muitos estilos de homeschooling, muitas vezes levantam essa questão. Eles acreditam que a escola é o único lugar que as crianças aprendem habilidades de socialização. Mas isso não é verdade!
O mito da socialização nasceu de um equívoco de sobre o que é e como fazer a educação domiciliar. Muitos educadores e críticos do homeschooling ainda acreditam que os homeschoolers tomam os livros às 9 da manhã, trabalham o dia inteiro na mesa da cozinha até às 3 horas da tarde ou até mais tarde, e perdem seu dia isolados e sozinhos. Isso, é claro, é ridículo!
Os homeschoolers que eu conheço saem todos os dias, curtem museus, praias, parques, e apresentações sem os grupos. Eles viajam muitas vezes. As crianças participam de grupos de escoteiros, 4 – H, e esportes. Eles têm aulas de artes, dança, teatro, idioma, e música, entre outros.
Dr. Raymond Moore, autor de mais de 60 livros e artigos do densenvolvimento humano, tem feito muitas pesquisas sobre homeschooling e desenvolvimento. Seu livro A criança preocupada, deve estar em toda biblioteca de homeschooler. “A ideia que a criança precisa estar rodeada de muitas outras crianças para serem ‘socializadas’”, Dr. Moore escreve, “é possivelmente o mito mais perigoso e extravagante na educação e criação da criança hoje em dia.”
Crianças muitas vezes não respondem bem a grandes grupos. Elas ficam nervosas e hiperativas pelo barulho e também por muitas pessoas. Aprender se torna difícil. Problemas comportamentais desenvolvem-se. Depois de analisar mais de 8000 crianças da educação infantil, Dr. Moore conclui que, ao contrário da crença popular, crianças são melhor socializadas por pais e não por outras crianças.
Que tipo de socialização ocorre quando 20 ou 30 crianças da mesma idade estão juntos na mesma sala de aula dia após dia? A pressão dos colegas é enorme. Crianças sentem como se elas precisassem olhar, soar e ser como todos os outros, sob o risco de esquecerem ou nunca descobrirem quem eles realmente são. Isso resulta em rivalidade e competição ridícula, dificilmente um ambiente saudável para a socialização.
Um homeschooler que interage com seus pais e seus irmãos mais que com seus colegas apresentam autoconfiança, auto respeito e auto estima. A criança sabe que é parte de uma família unida que precisa, quer, e depende dela. O resultado é um pensador independente que não é influenciado por colegas e tem auto controle em suas ações e pensamentos.
A Pesquisa
Em julho de 2000, O Instituto Discovery, um think-tank baseado em Seattle, publicou um extenso relatório sobre homeschooling escrito por Senior Fellow Dr. Patricia Lines. Ela descreve vários estudos controlados comparando as habilidades sociais de crianças educadas em casa e crianças educadas na escola.
Os homeschoolers mostraram-se mais “bem ajustados”. Em um estudo, conselheiros treinados observaram gravações de grupos crianças educadas em casa e crianças educadas na escola enquanto brincavam. Os conselheiros não sabiam o nível escolar de nenhuma criança. Os resultados? As crianças educadas em casa demonstraram pouquíssimos problemas de comportamento. A conclusão do Dr. Lines? “Não há base para questionar o desenvolvimento social de crianças educadas em casa.”
Pais de homeschoolers sabem que as crianças precisam de períodos de tempo quietos e sozinhos. Tempo para sonhar, crescer e encontrar o que eles gostam de fazer. Isso é algo que poucas crianças desfrutam hoje em dia. Eles nunca estão sozinhos na escola, e sua vida após a escola também está lotada de atividades.
Se você está gostando do homeschooling e ainda está preocupado com a socialização, eu sugiro o seguinte:
1. Encontre outros homeschoolers e faça amizade. Isso pode ser feito via Internet, na igreja, numa lanchonete, ou biblioteca. Coloque avisos pelas redondezas de sua comunidade.
2. Junte-se a um grupo como 4-H. O 4-H é uma organização de desenvolvimento juvenil. Sua criança pode escolher um de seus muitos clubes, de acordo com seus interesses (foguetes, artesanato, meio ambiente, animais, dança e muito mais coisa). Todos são bem-vindos, e é de graça.
3. Quando você encontrar famílias com crianças durante horário escolar, pergunte a eles se fazem educação domiciliar. Eu conheço muitas amizades que começaram desse jeito!
4. Descubra programas esportivos disponíveis em parques locais e departamentos recreativos. Esportes de equipe dão às crianças a oportunidade de conhecer colegas com interesses em comum.
5. Faça serviços voluntários. Visite lares de idosos, abrigos, etc. Um jovem homeschooler regularmente visita um asilo com sua mãe cuidam de idosas. Ações altruístas à comunidade são um bom exemplo e desenvolvem verdadeiras habilidades de socialização.
Socialização, como aprender e viver, tomam lugares todos os dias. Como você interage com seus filhos – e como eles veem sua interação com o fundo à fora – os ensina todas as habilidades sociais que eles precisam sabem. Pare de se preocupar com a socialização. É um “problema” que nunca existiu!

Continue navegando