Buscar

PRODUCAO DE CAPRINOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental tem como uma das principais finalidades recuperar o comportamento que o animal demonstra na natureza, propiciando, na medida do possível, seu bem-estar.
Na socialização com tratadores, quando positiva, diminui-se consideravelmente o estresse dos animais. Para enriquecer o abrigo do animal, pode-se utilizar de tapetes de borracha, além de aparas de madeiras, para que tenham uma superfície além do concreto para descansarem, e brinquedos como pneus.
Fornecer feno de capim nas alimentações pela manhã e tarde estimularia a mastigação e o comportamento natural de forrageamento.
Como são capazes de escalar, se possível, na propriedade, fornecer algum tipo de estrutura vertical para que expressem esse comportamento natural, cabendo ao técnico e ao produtor averiguar as possibilidades de enriquecimento ambiental.
	
	Durante a produção de caprinos deve se levar em conta os indicadores de bem-estar animal, onde se busca uma maior produtividade sem afetar a qualidade de vida desses animas, além disso, auxiliar em garantir conforto, segurança, sanidade e uma melhor relação entre o humano, o animal e o meio ambiente aplicado.
	
	 Produção de Caprinos
 7ª OLIMPÍADA DE BEM-ESTAR ANIMAL (BEA) ZAZ 1341/ ZAZ 0047
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Referencias:
RUFINO, L.A.L et al., Indicadores de bem estar em ovinos e caprinos. Uma Revisão, Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.9, n.2), 2015, p. 294-298.
ARAUJO, Gherman Garcia Leal de; TURCO, Silvia Helena Nogueira. Instalações
SOUZA, V.; BENEVIDES, S.D.; OLIVEIRA, L. S.. Boas Práticas Agropecuárias na ordenha de cabras leiteiras. Anais do IX Workshop sobre Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica
	
	
	
	 Discentes: 
 Amanda Tenorio; Ana Bastazin
 Giulliana Oliveira; Joao Gomes
 Isadora Silveira; Paulo Vouvouloudas
	
	
	
	
Abate
Independente da idade, raça ou localização física, a carne caprina constitui uma fonte proteica de alto valor. Vários fatores podem influenciar na qualidade da carcaça como idade, castração, alimentação, sistema de criação ou manejo, época de abate, peso, sexo, genética. 
O abate de animais deve ser realizado sem sofrimentos desnecessário. Isso inclui transporte, métodos de captura e contenção, abrigo nos currais de espera, a condução dos animais pelo abatedouro, operações de atordoamento e a sangria. 
 
 
 
Produção
Para uma produção de caprinos com elevado bem-estar, é importante que a criação seja o mais próximo da vida natural desse animal, analisando fatores como: redução na taxa de crescimento, doenças, reprodução, taxa de crescimento e conversão, densidade, agressividade, isolamento, perda de peso e postura. Esses comportamentos podem ser observados em situações de estresse por fatores sociais e ambientais.
Os principais produtos comercializados desses animais são o leite e a carne, podendo ter essa produção afetada se os animais não estiverem confortáveis e saudáveis, além disso pode variar de acordo com a raça
Ordenha 
A fim de garantir melhores condições de higiene, maior conforto para as cabras e melhores condições de trabalho para o ordenhador é preciso ter uma sala de ordenha bem feita. Para isso as cabras devem ficar em uma plataforma, de madeira ou alvenaria, a 95 cm de altura do chão e com largura de 40cm. Nas pontas devem ficar as rampas de subida e de descida, com ranhuras no concreto ou ripas de madeira, para os animais não escorregarem. O comprimento deve ser o número de cabras a serem ordenhadas por vez, vezes 97cm. Ela deverá ser coberta com material impermeável e de fácil limpeza, podendo ser as paredes de azulejo. Para a proteção, usar alambrado de 95cm, e entre os animais, portões (com comedouro ou não). 
A sala de ordenha é onde o úbere fica mais exposto, pela manipulação e proximidade do contato entre os animais. Por isso deve ser feita a desinfecção do teto (solução antisséptica de iodo 0,5% com glicerina) pós-ordenha para evitar mastite
	
Instalações
As instalações são de grande importância na produção animal e devem facilitar o manejo dos animais, oferecer abrigo, condições de conforto térmico, social, alimentar, higiênico. No caso dos caprinos a instalação mais utilizadas é o aprisco que pode ser construído de forma suspensa em piso ripado facilitando a higiene do local, principalmente em regiões de alto índice pluviométrico. Também podem ser construídos de chão batido ou cimentado, devendo respeitar um declive de 2 a 5% do local, facilitando a drenagem do terreno. Para evitar a umidade e facilitar a limpeza do local pode ser utilizado camas ou estrados. Além disso, devem ser usados materiais que permitam a troca de calor rápida com o ambiente, diminuindo o estresse térmico.