Buscar

revisão glândulas

Prévia do material em texto

Bases Morfofuncionais do Corpo Humano
Sistema Endócrino e Exócrino
Prof. Giselle Maia
Questão 1: Identifique as glândulas endócrinas representadas na figura abaixo
1- Hipófise
2- Glãndulas parótidas
3- Glãndulas parótidas
4- Glânduas suprarenais 
5- Pâncreas 
6- Ovário 
7- Testículo 
Questão 2: Diferencie glândulas exócrinas e endócrinas. ok
As Glândulas Endócrinas fazem a eliminação da sua secreção diretamente na corrente sanguínea, pois não possuem ductos glandulares. Além disso, o produto dessas glândulas é o hormônio. Já as Glândulas Exócrinas, lançam a secreção na superfície do corpo, neste caso, em outros órgãos, ou até mesmo para fora do corpo (através por exemplo do suor, da saliva etc) e essas glândulas apresentam ductos, que é por onde sai a secreção até atingir o local por onde vai ser eliminada.
Questão 3: Cite três glândulas exócrinas e as substâncias que elas produzem. ok
Glândulas mamárias – produzem o leite 
Glândulas salivares – produzem a saliva 
Glândulas sudoríparas – produzem o suor 
Questão 4: Como se dá a associação do Sistema Nervoso e Endócrino? ok
Os sistemas nervoso e endócrino trabalham conjuntamente. Muitas das respostas dependem das cadeias de reações envolvendo ambos os sistemas. O Sistema Endócrino exerce um papel particularmente fundamental na emoção, vitalidade, sexualidade, metabolismo, crescimento e desenvolvimento. Dispõe de dois meios principais para exercer influência. Primeiro, os níveis de hormônio desempenham uma função ativadora pela alteração da forma e ou intensidade das respostas. Alguns trabalham na mudança geral do organismo. Os hormônios da tireoide, por exemplo, afetam a digestão de carboidratos. Outros hormônios provocam respostas pela intervenção na condição dos sistemas sensitivos. Alguns hormônios ativam o comportamento, atuando diretamente no SNC, o que modela a interpretação de eventos e a organização de comportamentos. Durante o início do desenvolvimento os hormônios organizam ou preestabelecem os sistemas metabólico, endócrino e/ou nervoso de modo que mais tarde influam significativamente em nossa vida. 
Questão 5: Cite três glândulas endócrinas e as substâncias que elas produzem. ok
Glândulas paratireoides – produzem os paratormônios 
Neuro-hipófise – produz a oxitocina e hormônio antidiurético 
Adeno-hipófise – produz a somatotrofina, prolactina, hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante, hormônio adrenocorticotrófico e hormônio tireotrófico.
Questão 6: Por que a hipófise é chamada de glândula mestra (pituitária)? ok
A hipófise é considerada uma "glândula mestra", pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo
Questão 7: Qual região do cérebro comanda a hipófise? x- HIPOTÁLAMO 
A hipófise é uma pequena glândula, que se localiza junto ao cérebro em uma região posterior à cavidade nasal chamada sela túrcica. A hipófise está ligada ao cérebro por um pedículo, por onde ela recebe comandos, que por sua vez são repassados a diversos outros órgãos através de hormônios.
Questão 8: Cite dois hormônios produzidos pela hipófise e como eles agem sobre o organismo. ok
LH (hormônio luteinizante): hormônio que regula as atividades das gônadas masculinas e femininas, como a produção de testosterona nos testículos, indução da ovulação e formação do corpo lúteo.
Ocitocina: hormônio que atua nas contrações do útero durante o parto, estimulando a expulsão do bebê. Em alguns casos, os médicos aplicam esse soro contendo ocitocina na mãe para estimular o parto. Esse hormônio também promove a liberação de leite durante a amamentação.
Questão 9: Quais são os hormônios produzidos pelas suprarrenais? ok
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona.
Questão 10: De que forma as suprarrenais atuam na manutenção da homeostase do organismo? ok
Os hormônios possuem funções diversas, que vão desde o desenvolvimento de características sexuais secundárias até o controle da glicemia no organismo. Podemos dizer, portanto, que os hormônios garantem o equilíbrio de nosso organismo, ou seja, promovem a homeostase.
Questão 11: Como o TSH (hormônio tireoestimulante) atua no funcionamento da tireoide? ok
O TSH é um hormônio que atua na tireoide, fazendo com que ela produza os hormônios tireoidianos, chamados de T3 e T4. A dosagem do TSH é um reflexo do funcionamento da tireoide. Se tem um aumento dos hormônios – diminui o tsh. Se tem uma diminuição dos hormônios – aumenta o tsh 
Questão 12: Quais as funções dos hormônios tireoidianos? ok
Os hormônios tireoidianos T4 e T3 têm papel importante no desenvolvimento humano ao longo de diferentes etapas da vida. Na infância, esses hormônios promovem o crescimento e a maturação do sistema nervoso central. Já na fase adulta, são responsáveis por regular o metabolismo de todos os órgãos e sistemas. Eles se encarregam, por exemplo, de controlar a frequência cardíaca, a pressão arterial, a quantidade de cálcio no sangue, as concentrações de colesterol e a transpiração. Além disso, eles intervêm na síntese de glicogênio e no uso da glicose, nos processos de contração muscular, no trânsito intestinal e sobre a fertilidade. Também mantêm a temperatura corporal, o trato gastrointestinal, a memória, o metabolismo energético, a digestão e são necessários para a formação da vitamina A a partir dos carotenos. Por fim, os dois hormônios da tireoide atuam na síntese e degradação das gorduras e influem no peso corporal do indivíduo.
Questão 13: Quais as características do hipotireoidismo? ok
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão. Coração bate mais lentamente, menos gasto de energia.
Questão 14: Quantas são e onde se localizam as paratireoides? ok
 As paratireoides são quatro glândulas endócrinas presentes, normalmente, nos polos superior e inferior da parte dorsal da glândula tireoide.
Questão 15: Qual a função das paratireoides?
ok
As paratireoides são glândulas endócrinas que sintetizam o hormônio paratireoidiano, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue em equilíbrio.
Questão 16: Quais são as funções do pâncreas? Detalhar mais 
O pâncreas tem duas funções principais: produzir enzimas (função exócrina) e produzir hormônios (função endócrina). 
Questão 17: Qual a ação da insulina e do glucagon sobre a glicose sanguínea? ok
A insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética).
Questão 18: Qual a causa do diabetes? ok
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Questão 19: Qual a ação da testosterona? ok
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e um esteroide anabolizante. Em humanos e animais do sexo masculino, a testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos, como testículos e próstata, bem como a promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento do cabelo corporal. 
Questão 20: Qual a ação do estrogênio e da progesterona? ok
É o estrogênio que confere todas as características femininas das mulheres, como tamanho dos seios, textura e brilho da pele, além de ser o responsável pelo controle da ovulação e preparo do útero para a reprodução. A partir da puberdade, o estrogêniodesempenha importante função no ciclo menstrual. Durante a gravidez, a progesterona é produzida inicialmente pelo corpo lúteo, uma estrutura que se forma depois que o óvulo é liberado no ovário, sendo posteriormente mantida pela placenta. A progesterona ajuda a manter a gravidez, relaxa a musculatura do útero e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.
6
4
3
1
5
7
2

Continue navegando