Buscar

propriedades morfológicas do solo

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO
ATIVIDADE DE REVISÃO
Conteúdo: Revisão do conteúdo sobre introdução à classificação do solo e constituição do Solo e propriedades morfológicas (cor, textura e estrutura).
Nome: Juliana Fernandes Da Silva	
Turma: EFL 191	Data: 	
1 – Discorra sobre como, na sua opinião, o propósito da classificação: “identificar melhores usos”, poderia ser aplicado dentro pelo Engenheiro Florestal.
R: Dentro da engenharia florestal a classificação e importante para saber como vai ser trabalhado aquele solo, o melhor uso para ele, estimar a produtividade e examinar as propriedades morfológicas daquele solo como estrutura, profundidade efetiva e determina os factores que tem maior influência no solo e verificação das limitações físicas e químicas do solo,
2 – Argumente sobre a seguinte afirmativa: A matéria orgânica do solo faz parte da fase sólida e apesar de representar uma pequena proporção desta fase, apresenta grande importância como constituinte do solo.
R: A matéria orgânica tem grande importância como constituinte do solo pois tem grande influenciando nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Influenciará em diversos processos importantes para o desenvolvimento de um solo rico e altamente produtivo. Ela influencia de forma direta e indireta em mais de 10 processos relacionados à eficiência produtiva do solo como a estruturação do solo, como aumentar a capacidade de troca de cátions, ajuda na mineralização de nutrientes e micronutrientes e evita mudança de PH, auxilia na complexação de metais pesados, proporciona maior agregação das partículas do solo, melhor infiltração de água e maior retenção de água no solo, reduzindo assim o processo de erosão e consequentemente perdas das camadas superficiais do solo
3 – Faça uma breve comparação entre a atmosfera do solo e a atmosfera terrestre, comentando as principais diferenças entre as duas.
R: A atmosfera do solo é composta principalmente de N2, O2, vapor de água, e CO2 com traços de outros gases, a atmosfera do solo pode variar em composição e concentração, dependendo da presença de matéria orgânica, das atividades microbianas, da concentração de raízes, da aeração do solo e das reações químicas
 A atmosfera terrestre corresponde há uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. E composta por gases que não se dissipam mantendo-se por meio da gravidade.
A atmosfera terrestre proteja a vida na terra absorvendo a radiação ultravioleta solar aquecimento da superfície por meio da retenção de calor e o reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
Principais diferenças:
 
Atmosfera do solo;
· Aeração do solo a troca de gases entre o solo e atmosfera.
· A fase gasosa representa maior concentração de CO2 e umidade relativa do que o ar atmosférico.
· Na ausência da aeração a redução química toma um lugar produzido gases como metano,
gás sulfídrico, óxido nitroso e outros.
· 	Com ausência na profundidade do solo a concentração de CO2 aumenta e de O2 decrescem devido atividades biológicas.
· 	Importante para a respiração das raízes das plantas, respiração de microrganismos do solo, intemperismo e génese do solo e ciclagem de elementos voláteis.
Atmosfera terrestre;
· Funciona como filtro impedindo que os raios ultravioletas provenientes do Sol cheguem até a superfície da terra.
· Que meteoritos ou fragmentos rochosos que orbitam no espaço chega até a terra.
· A atmosfera terrestre divide-se em camadas de acordo com a variação da temperatura.

Continue navegando