Buscar

ATIVIDADE 1 (A1) Criatividade, Ideação e Resolução de Problemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 (A1)
Os valores
O Design Thinking propõe uma nova maneira de pensar, baseado em 3 grandes valores: empatia, colaboração e experimentação.
Transformações culturais, demográficas, financeiras e tecnológicas acontecem cada vez mais rápidas e tudo isso se reflete no mercado.
Para gerir um negócio nos dias de hoje, é necessário ter uma grande capacidade de adaptação e saber inovar. É muito difícil encontrar um segmento no qual não exista grande concorrência.
Não há como fazer isso sem inovação, e o Design Thinking é uma metodologia que contribui de modo decisivo nesse processo. Porque não é possível inovar sem colocar a cabeça para funcionar. Esse conceito de multidisciplinaridade, assim como empatia e criatividade, trazem grandes benefícios quando aplicadas diariamente em diversos seguimentos. 
Passos e ferramentas
Trata-se de uma metodologia multidisciplinar, portanto, colaboradores de todas as áreas devem ser ouvidos. Quanto mais multidisciplinares as equipes, maior a possibilidade de gerar ideias que se complementam e criam algo novo. 
Uma das premissas do Design Thinking é que as ideias sejam colocadas em prática primeiramente em protótipos de baixa fidelidade a fim de serem testadas com os usuários para refiná-las e chegar mais próximo do ideal. Isso permite que não sejam investidos altos recursos em ideias que não sabemos que dará certo; A prática combina o pensamento divergente e o convergente sistematicamente, o que ajuda na busca de soluções mais criativas. Incentivo à colocar ideias em prática e aprender com os erros.
Para maximizar os resultados dessa abordagem, porém, o ideal é buscar uma formação que apresente um bom repertório de métodos e ferramentas para implementar o modelo.
Diferenças entre o Design Thinking em relação à administração científica
O Design Thinking, ao contrário da administração científica centrada na racionalidade, é um processo que percorre um caminho com maior liberdade. Aqueles que o defendem, percebe que se trata de uma abordagem inovadora, um sistema aberto com ordenamento e colaboração entre os envolvidos. Por esse motivo, ocorre a geração de múltiplas soluções para atingir os resultados esperados. As oportunidades e os problemas motivam a busca por soluções. Projetos podem caminhar e obter sucesso, principalmente se ideias forem lapidadas, novas direções forem tomadas e pensamentos tradicionais saírem de cena e houver espaço ao novo.

Continue navegando