Buscar

I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito 12 08 a 09 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito
Leia o texto a seguir:
 
"Aliando a ótica racial às referências antigas do crescimento e domínio da sociedade faraônica em relação às áreas sudanesas, logo reforçou-se o discurso de avanços egípcios de superioridade à Núbia, cuja subordinação refletia-se na sua civilidade ainda em processo".
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Fábio Amorim. Os filhos da Núbia: cultura e deslocamentos na África antiga sob a XVIII dinastia egípcia (1550-1307 a.C.). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 39, 2017.
A partir da leitura do trecho acima e dos debates promovidos na mesa-redonda O Egito e suas conexões africanas, marque a única alternativa correta sobre as discussões referentes às relações entre o Egito e o continente africano.
	
	A
	As origens excepcionais da civilização egípcia dotaram-na de um caráter superior em relação às demais civilizações africanas, como aquelas localizadas na região da Núbia e que, durante a Antiguidade, foram subjugadas pelo império faraônico.
	
	B
	A centralidade do Antigo Egito nos estudos sobre a África Antiga é fruto tanto de uma leitura dos egípcios antigos que colocava povos como os núbios como inferiores, quanto de um debate racializado, produto da escrita egiptológica europeia.
	
	C
	Na historiografia sobre a África Antiga, predominam as interpretações sobre a Antiga Núbia, um poderoso reino que subjugou os egípcios e, por isso, ganhou centralidade nos debates.
	
	D
	Pensar uma África Antiga, atualmente, é dar conta de perceber as diferentes civilizações que se estabeleceram neste continente e que permaneceram, até o século XIX, isoladas umas das outras.
	
	E
	O projeto pan-africanista foi usado para legitimar a experiência colonial europeia e reforçar a centralidade egípcia nos debates acadêmicos a partir de um olhar que separava a história do Egito da história do continente africano.
Questão 2/5 - I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito
Leia o texto a seguir:
“O usual, na Egiptologia, a respeito da interpretação dos textos literários, é que esteve distante da Socologia da Literatura e da crítica literária, tendo fortemente à tradução e comentários dos textos em diversos idiomas”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZINGARELLI, Andrea P. Introducción. Trabajos y Comunicaciones, 2010, Nº 36, p. 210.
A partir da leitura do trecho acima e dos debates promovidos na mesa-redonda A literatura no Egito Antigo e a zona de convergência cultural do Mediterrâneo Oriental, marque a única alternativa correta sobre literatura no Antigo Egito:
	
	A
	Embora seja possível afirmar a presença de elementos comuns na literatura produzida no Mediterrâneo Oriental, a produção egípcia é marcada pelo isolamento cultural em relação aos seus vizinhos.
	
	B
	A noção contemporânea sobre literatura pode ser aplicada sem maiores problemas à realidade egípcia, tendo em vista a atemporalidade do conceito.
	
	C
	Os primeiros usos da escrita, no Antigo Egito, foram em textos literários e, mais tarde, passou-se a utilizá-la também em contexto administrativos, privados e religiosos.
	
	D
	A literatura do Antigo Egito é marcada por uma íntima relação com a mitologia e frequentemente aborda a dicotomia ordem versus caos como elemento estruturante das narrativas.
	
	E
	Havia, no Egito, um campo literário autônomo, ao contrário do que ocorria em outras sociedades do Antigo Oriente Próximo, no qual a literatura servia como propaganda régia.
Questão 3/5 - I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito
Leia o texto a seguir:
 
“O Egito antigo lida com o mesmo problema de outras sociedades antigas: a documentação remanescente foi majoritariamente produzida por homens e a categoria “mulheres” não forma um grupo coeso e uniforme”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Thaís Rocha da. A senhora da casa ou a dona da casa? Construções sobre gênero e alimentação no Egito Antigo. Cad. Pagu, no.39 Campinas July/Dec. 2012, p. 66.
A partir da leitura do trecho acima e dos debates promovidos na mesa-redonda Sob o olhar do faraó: gênero e vida cotidiana no Antigo Egito, marque a única alternativa correta sobre gênero e vida cotidiana no Antigo Egito:
	
	A
	No antigo Egito, o espaço doméstico era separado entre homens e mulheres, conforme comprovam os achados arqueológicos em casas na vila de trabalhadores de Deir el-Medina.
	
	B
	O tema “gênero” foi, desde o início, um tema que gerou bastante interesse dentre os egiptólogos, que aliavam seus estudos a contribuições da Antropologia e outras Ciências Sociais.
	
	C
	A associação das mulheres ao espaço doméstico e, sobretudo, à produção de alimentos, parte de uma construção externa a essa sociedade a respeito da divisão social do trabalho.
	
	D
	As interpretações da Egiptologia clássica a respeito da história das mulheres e dos estudos de gênero sofreu forte influência dos movimentos feministas da década de 60.
	
	E
	Tendo em vista a imutabilidade da sociedade egípcia ao longo de seus mais de três mil anos de história, é possível fazer uma história da vida cotidiana que seja generalizante para todo esse período.
Questão 4/5 - I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito
Leia o texto a seguir:
“Relacionada aos ciclos da natureza - solar, agrícola e cheias do Nilo -, a morte se apresenta como inserida no grande esquema da criação e é vista como cíclica, sem ser uma mudança brusca. A morte não era vista como um fim, mas sim como uma etapa, um estado de transição que possibilita a entrada na outra vida, a vida eterna”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROLLAND, Cintia Alfieri Gama. Evitando a “Segunda Morte”: a necessidade alimentar do morto para manter-se vivo no Egito Antigo. Rever, v. 15, n.1, 2015, p. 12.
A partir da leitura do trecho acima e dos debates promovidos na mesa-redonda “Para sair à luz do dia”: a morte e o outro mundo entre os egípcios antigos, marque a única alternativa correta sobre a religião funerária no Antigo Egito:
	
	A
	Os egípcios era um povo obcecado com a morte. Prova disso são os incontáveis monumentos funerários legados por esta civilização e que expressam a centralidade da preocupação com a morte e os ritos funerários.
	
	B
	A literatura funerária egípcia tinha como objetivo evocar a presença dos mortos entre os vivos. Recitando os encantamentos presentes nestes textos, seria ao morto intervir em assuntos terrenos.
	
	C
	A visão de mundo egípcia era marcada por uma perspectiva monista, ou seja, uma visão unificadora da realidade em que vivos, deuses e mortos faziam parte de uma mesma realidade.
	
	D
	No Antigo Egito, acreditava-se que o ser era composto por uma dualidade entre corpo e alma. No momento da morte, a alma se separava do corpo e iria viver sua existência nos paraísos agrários de Osíris.
	
	E
	As representações egípcias sobre o pós-morte retratavam o outro mundo como um local repleto de perigos e, por isso, os egípcios temiam a morte e a sorte à qual estavam predestinados.
Questão 5/5 - I Seminário Virtual de Estudos sobre o Antigo Egito
Leia o texto a seguir:
“Ao longo de todo período faraônico, a figura do rei do Egito foi retratada na iconografia de forma destacada dentre as demais figuras humanas no intuito de refletir a natureza divina daquele que descendia diretamente do demiurgo criador do universo (...)”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAPOT, Gisela. Arte e simbolismo: uma análise da iconografia das filhas de Akhenaton durante o período amarniano. In.:  (Jr.) BRANCAGLION, Antonio; GAMA-ROLLANDA, Cintia Alfieri (orgs.). Semna – Estudos de Egiptologia III. Rio de Janeiro: Seshat – Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional, 2016. p. 23.
A partir da leitura do trechoacima e dos debates promovidos na mesa-redonda A arte egípcia e sua leitura em tumbas privadas do Reino Novo, marque a única alternativa correta sobre a arte no Antigo Egito:
	
	A
	Segundo os cânones da arte egípcia, o faraó e seu entorno eram os únicos autorizados a terem representações em tumbas, em virtude da posição que ocupavam nesta sociedade
	
	B
	A arte egípcia era uma arte realista, destinada a representar da forma mas fidedigna possível o entorno nilótico e, por isso, a estética era a principal funcionalidade desse tipo de manifestação.
	
	C
	No contexto privado, a arte egípcia destinava-se a promover o culto faraônico e são raras as cenas que mostram indivíduos específicos de isolados de uma inserção em um contexto régio.
	
	D
	Em determinados períodos da história egípcia, a família real é quem aparece no centro das representações, a exemplo do caso de Amarna, em que abundam imagens de Akhenaton, Nefertiti e suas filhas.
	
	E
	No período do Reino Novo é marcado pelo declínio da arte egípcia como um todo. Os grandes monumentos de outrora deixaram de ser construídos e as representações tornam-se cada vez mais escassas.

Outros materiais